A Copel e a Itaipu Binacional implantaram mais um dos eletropostos que compõem a primeira eletrovia do Paraná - rede de postos de recarga de carros elétricos que vai ligar o Litoral até Foz do Iguaçu, no extremo Oeste. A nova estação de recarga fica no km 452 da BR-277, no pátio do Posto Palmeiras, em Laranjeiras do Sul.
O primeiro inaugurado fica no polo da Copel localizado no Km 3 da BR-277, em Curitiba. O segundo, em Paranaguá, também na agência da Copel. O terceiro entrou em funcionamento no final de agosto de 2018, instalado em frente ao Centro de Recepção de Visitantes da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Os demais estão entrando em funcionamento em breve fechando com a BR-277 100% preparada para uma viagem de carro elétrico, cortando o Estado de ponta a ponta.
700 QUILÔMETROS - Na primeira eletrovia paranaense são mais de 700 quilômetros que poderão ser percorridos por veículos elétricos, uma vez que as unidades de recarga estarão todas posicionadas em pontos determinados conforme a autonomia dos automóveis deste tipo disponíveis no Brasil.
Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos vendidos no Brasil.
As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.
A Copel está investindo R$ 5,5 milhões no projeto e Itaipu, R$ 550 mil. Por enquanto, o abastecimento não terá custo.
Via Rádio Educadora
O primeiro inaugurado fica no polo da Copel localizado no Km 3 da BR-277, em Curitiba. O segundo, em Paranaguá, também na agência da Copel. O terceiro entrou em funcionamento no final de agosto de 2018, instalado em frente ao Centro de Recepção de Visitantes da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Os demais estão entrando em funcionamento em breve fechando com a BR-277 100% preparada para uma viagem de carro elétrico, cortando o Estado de ponta a ponta.
700 QUILÔMETROS - Na primeira eletrovia paranaense são mais de 700 quilômetros que poderão ser percorridos por veículos elétricos, uma vez que as unidades de recarga estarão todas posicionadas em pontos determinados conforme a autonomia dos automóveis deste tipo disponíveis no Brasil.
Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos vendidos no Brasil.
As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.
A Copel está investindo R$ 5,5 milhões no projeto e Itaipu, R$ 550 mil. Por enquanto, o abastecimento não terá custo.
Via Rádio Educadora
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