Pular para o conteúdo principal

Palestra “Construindo Políticas Sobre Drogas” reúne funcionários públicos e sociedade civil em Rio Bonito do Iguaçu


Iniciativa é o Conselho Estadual de Políticas Públicas, vinculado a Assembleia Legislativa do Paraná e já passou por 72 cidades.

Na tarde desta segunda-feira, 24, foi realizada na Associação dos Funcionários Públicos (Asserbi) de Rio Bonito do Iguaçu a palestra “Construindo Políticas Sobre Drogas”, que reuniu funcionários de três secretarias: a de Saúde, Educação e Assistência Social. Também participaram a Polícia Militar, o vereador Irineu Camilo (representando a Câmara) e diversos membros da sociedade civil.

A palestra foi ministrada pelo advogado e teólogo Doutor Carlos Augusto Weber e o assessor parlamentar Júnior D’Agostini. A iniciativa do projeto é do Conselho Estadual de Políticas Públicas, vinculado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Este tipo de encontro para discussão do tema já foi feito em 72 cidades do Estado, de acordo com o palestrante.

Evento promovido em especial pela Secretaria Municipal de Saúde, a titular da pasta, Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha), afirma que as drogas são uma preocupação em Rio Bonito do Iguaçu. “É algo que aflige as famílias e pela grande quantidade de usuários e nós da Saúde precisamos saber como conduzir, prevenir, tratar e orientar os usuários e as famílias”, constata a secretária.

Elenice também comenta que antigamente exista um tabu que nos municípios pequenos, ao contrário das grandes cidades, não existam usuários e tampouco drogas. “Isso é algo que não existe mais, a realidade é outra. Por isso trouxemos o Doutor Carlos para orientar como proceder aos nossos professores, agentes de saúde e população em geral e pedimos as pessoas e ou famílias possuam problemas com drogas, que nos procure nas Unidades de Saúde”.  

De acordo com o Doutor Carlos Augusto Weber, a temática é bem atual e o país precisa criar políticas públicas que enfrentem essa triste realidade em quatro principais eixos de atuação.

“As drogas estão presentes em toda a sociedade, em todos os espaços sociais e famílias. Nós precisamos entender isso e elaborar programas de enfrentamento, mas que não atuem somente no acolhimento do dependente químico das famílias, onde só se faça o tratamento. Precisamos que pensem na reinserção do ex-usuário no mercado de trabalho. Também precisamos que se faça a prevenção.

A nossa idéia, com a experiência que desenvolvemos na cidade de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba com 130 mil habitantes), é através de políticas publicas e diálogo com toda sociedade organizada, fazendo que todos esses eixos interajam por conta do princípio de responsabilidade compartilhada, onde cada qual assume sua responsabilidade no enfrentamento da questão”, explica o Doutor Carlos.

“Viemos até em Rio Bonito como fizemos em outros 71 municípios para trazer essas experiências com vistas de fazer também a capacitação do nosso educador, para que o professor capacitado entenda como fazer isso junto em sala de aula, faixa etária por faixa etária, turno por turno. De forma onde se possa dialogar perante a sociedade trazendo ações de prevenção. Essa é a nossa idéia”, finaliza o advogado e teólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.