Pular para o conteúdo principal

9ª Conferência do CMDCA em Rio Bonito do Iguaçu discute a proteção integral e enfrentamento da violência infantil e adolescência

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece desde a manhã desta quarta-feira, 25, no Centro de Formação em Rio Bonito do Iguaçu, reunindo profissionais da assistência social, Conselho Tutelar e sociedade civil em geral.

Neste ano com o tema nacional “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, o evento foi marcado pela palestra da assistente social Luciane Martini, da cidade de Cascavel. Ela é profissional do Sesc e professora do curso de Assistência Social do Grupo Educacional Itecne.

A escolha desse tema central da Conferência foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos  previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

Após três décadas desde a garantia dos direitos das crianças e adolescentes se tornou prioridade absoluta no Brasil, é um trabalho constante o combate a possíveis retrocessos e a busca para que essa população tenha cada vez mais políticas que assegurem acesso a seus direitos e a efetiva proteção integral.

Segundo a assistente Luciane, os temas da violência do bullyng são os que estão em evidência. “É nosso objetivo chamar a atenção nessa conferência a questão do bulliyng, que é o que vivenciamos neste momento. O bullyng tanto causa suicídio como todo mundo está acompanhando aí nas redes sociais e na mídia, mas também hoje ele é o grande causador da criança não estar freqüentando a escola, de todos os problemas psicológicos e também de convivência. Além da questão social dos direitos da criança e adolescente, também é fazer uma abordagem com relação a isso e chamar a atenção da população e dos participantes pra que a gente possa pensar juntos em alguma alternativa de enfrentamento a este problema que está atingindo a todos os municípios, independente do tamanho, é um problema grave e o nosso foco seria esse no dias de hoje”, explica a assistente social.

Parceria com a Assistência Social

Luciane contou que em 2011 já trabalhou em conjunto com a Assistência Social em Rio Bonito do Iguaçu. “Nesse ano deu certo pra que a gente pudesse retornar aqui no município e fazer uma parceria muito forte, pois já temos um elo de ligação e percebe o quanto a secretaria daqui é atuante tanto na área da criança e do adolescente, do idoso e da família e também como uma extensão do trabalho que já vem sendo desenvolvido” disse Luciane.

A secretária municipal de Assistência Social, Solange Dal ‘Soglio explica que além da palestra, a 9ª Conferência também definiu os novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) que tão mandato nos próximos três anos. Até então, a presidente do CMDCA era a senhora Lisabete Telles Ziemmiczak. A lista completa dos novos conselheiros será divulgada em breve.

“Com a indicação dos novos conselheiros e a contribuição especial da palestrante Luciane Martini de Cascavel, vários eixos foram discutidos sobre como será o futuro da proteção da criança e adolescência em nosso município, com apresentação de novas idéias e propostas com a participação da sociedade a partir da política da assistência social”, finaliza Solange.

Também participaram da abertura da 9ª Conferência o secretário de administração, Moacir Dorigoni, o vereador Irineu Camilo representando a Câmara, o padre Sebastião (Paróquia Santo Antônio de Pádua), o assistente social Cleverson Ultchak, o psicólogo da assistência, Douglas Castanha, demais funcionários da secretaria, conselheiros tutelares, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.