Pular para o conteúdo principal

Projeto Lei Botão do Pânico da Deputada Cristina Silvetri

O projeto Botão do Pânico, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri, está entre os assuntos com maior repercussão na imprensa do Paraná, tanto na Capital como no interior do Estado. A reação positiva se deve à importância desta proposta, que permitirá às mulheres em situação de risco de violência utilizar o dispositivo eletrônico para acionar a polícia e evitar consequências mais graves.

Desde a aprovação pela Assembleia Legislativa, dia 23 último, a deputada Cristina Silvestri passou a ser procurada por diversos órgãos de comunicação, incluindo emissoras de televisão, rádios, sites e jornais impressos. A violência contra a mulher, principalmente a doméstica, é um problema que preocupa entidades e autoridades públicas, e o Botão do Pânico passou a ser visto como uma iniciativa eficiente na proteção das vítimas.

Segundo a parlamentar, o Botão do Pânico ficará à disposição das mulheres colocadas sob medida protetiva da Justiça . Em casos de ameaça, a vítima manda um alerta para a polícia, apertando o dispositivo eletrônico, que estará preparada para agir com a rapidez necessária.

“O pedido de socorro é ouvido na hora, já que haverá uma central computadorizada de monitoramento dos alarmes”, explicou Cristina Silvestri. Uma vez acionado, o computador apontará o local onde a vítima se encontra, por georeferenciamento, com foto da mulher, do agressor e do local onde eles se encontram.

MEDIDA PREVENTIVA

O Botão servirá para que os agressores tomem consciência que as mulheres estão protegidas, e assim pensem duas vezes antes de praticar a agressão. “Nosso objetivo principal é a ação preventiva, para evitar a violência”, acrescenta a deputada.

Cristina Silvestri recebeu, também, o apoio e reconhecimento de diversas entidades e instituições protetoras das mulheres. Há muita expectativa em torno do Botão do Pânico, para ajudar a resolver um dos mais graves problema sociais envolvendo milhares de mulheres em todo o Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.