sexta-feira, agosto 26, 2016

Acusado da tentativa de homicídio do PRF Migliorini em 2014 foi condenado a 23 anos de prisão

Condenado Helinton Borges Machado durante julgamento e à direita da foto a sentença que lhe foi aplicada

Corpo de jurados que condenaram por unanimidade Helinton e o comparsa Fabio Roberto Ruiz, atualmente foragido 

Nesta sexta-feira (26) aconteceu o Tribunal do Júri dos acusados da tentativa de homicídio do PRF inspetor Silvino Jorge Migliorini em setembro de 2014. O julgamento aconteceu na sede da Justiça Federal em Guarapuava por se tratar de um crime contra um funcionário público federal. A primeira audiência que era para ter acontecido em julho, foi adiada por manobra dos advogados de defesa dos réus.

O réu Fabio Roberto Ruiz, que era motorista “batedor” que resgatou o atirador que tentou matar Migliorini, foi condenado a 12 anos de prisão com início em regime fechado por tráfico internacional de armas (Art. 18 do Código Penal); tráfico de entorpecentes (Art. 40 da Lei 11343/2006) e Art. 69 do Código Penal, quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não.

Fabio Roberto Ruiz foi solto em fevereiro deste ano do sistema prisional de Foz do Iguaçu por um “engano” da justiça e atualmente encontra-se foragido no Paraguai.

Helinton Borges Machado, que atirou no PRF Migliorini, foi condenado a 23 anos de prisão em regime fechado no art. 121 (tentativa de homicídio), combinado com o Art. 14 (consumação e tentativa de crime) e com o Art. 14 da Lei 10.826/03 por porte ilegal de arma de fogo. Helinton permanecerá recolhido na Penintenciária Estadual de Foz do Iguaçu.

O caso

Na madrugada de 9 de setembro de 2014, Migliorini e seu colega o PRF Helder Câmara Malherbi realizavam abordagens de rotina às margens da BR 277 no quilômetro 457, próximo ao Motel Lunar. Os policiais deram sinal de parada ao veículo Honda Civic Prata Placas ELT 3193 (SP). Neste momento, o condutor abriu fogo contra os policiais e infelizmente, o PRF Migliorini foi atingido no olho esquerdo. O inspetor Helder trocou tiros com os bandidos, acertando os pneus do Civic que foi abandonado quilômetros depois.

No Civic abandonado, foram encontrados 209 tabletes de maconha e 15 caixas de munição calibre .38.

Migliorini ficou 40 dias com a bala alojada na cabeça em um hospital em Cascavel e logo foi transferido pra Goiânia (GO), onde teve a notícia da perda do olho esquerdo.

Prisões

Uma força tarefa entre os serviços de inteligência e da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária federal começou a levantar a movimentação de veículos pela BR 277. Através das câmeras de vigilância e muitos dados colhidos, quase um mês depois do crime, um veículo Volvo foi abordado no posto da PRF em São Miguel do Iguaçu. Nele foram identificados três elementos, dois envolvidos na tentativa de homicídio de Migliorini. Com eles foram encontrados uma arma de fogo no console do veículo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul