terça-feira, setembro 01, 2020

GDE recupera moto furtada em acampamento no Rio Bonito do Iguaçu

 



A Polícia Civil de Laranjeiras do Sul através do G.D.E(Grupo de Diligencias Especiais) recuperou uma Motocicleta CG/TITAN(COR PRETA, PLACA AQJ-1353). 

A Moto recuperada foi furtada em Setembro de 2019 no assentamento Marcos Freire próximo a entrada da BARRAGINHA. 

Os policiais civis realizavam a remoção de uma madeira apreendida quando um indivíduo passou de motocicleta por uma estrada vicinal ao lado do local onde os policiais se encontravam. Logo após o indivíduo passar foi percebido um incêndio em uma área de reserva próxima. Foi então realizada buscas pelo indivíduo que ao perceber a presença policial evadiu-se em meio ao matagal, abandonando sua motocicleta. Durante consulta do chassi foi verificado que tratava-se de uma motocicleta furtada.

As investigações agora se iniciam no intuito de identificar o criminoso para que possa responder pelos crimes de "PROVOCAR INCENDIO EM MATA OU FLORESTA" (Pena de 2 a 4 anos de reclusão) e por "RECEPTAÇÃO" (Pena de 1 a 4 anos de reclusão).

COVID-19:Laranjeiras do Sul chega a 199 casos confirmados de Coronavírus


 

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Governo do Estado propõe suspender promoções e progressões de servidores públicos

Assembleia: governo encaminhou proposta ontem

 O governador Ratinho Júnior enviou mensagem ontem, suspendendo a contagem de tempo para progressões e promoções nas carreiras da maioria dos servidores públicos estaduais até dezembro do próximo ano, através de emenda ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021.

Política em Debate

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Prefeitura de Cascavel revoga retorno ao trabalho de servidores da Secretaria de Saúde que fazem parte do grupo de risco

Prefeitura de Cascavel revoga retorno ao trabalho de servidores da  Secretaria de Saúde que fazem parte do grupo de risco – O Presente
A Prefeitura Cascavel, no oeste do Paraná, voltou atrás e revogou a determinação de retorno ao trabalho para quase 200 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde pertencentes ao grupo de risco do novo coronavírus.

Os servidores estão afastados por causa da pandemia. No sábado (29), a secretaria informou que eles deveriam voltar ao trabalho nesta terça-feira (1º).

Após a medida, o Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu uma recomendação ao município para que a portaria fosse suspensa.

Nesta segunda-feira (31), a secretaria informou que vai atender ao pedido e que, desta forma, não há nova data para que os servidores voltem ao trabalho presencial.

Conforme a secretaria, a decisão suspensa levou em conta diversos fatores, como a redução de casos positivos na cidade, a diminuição de ocupação de leitos da ala Covid-19 na cidade.

Com os retornos, os servidores atenderiam, preferencialmente, pacientes crônicos e pessoas sem sintomas de doenças respiratórias.

Revogação da portaria

A secretaria informou que vai acatar a recomendação, suspendendo a portaria que convoca os servidores do grupo de risco, "mesmo não concordando, uma vez que os mesmos estão afastados há mais de 4 meses".

O município destacou que dispõe de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários e que a matriz de risco indica risco baixo há duas semanas.

"Além disso, a demanda por atendimentos das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) vem crescendo nas últimas semanas nas mais diversas patologias e, sem os cerca de 200 servidores, é impossível melhorar ou ampliar o atendimento à população, resultando em demora nos atendimentos", disse a secretaria.

No sábado, após o anúncio da volta ao trabalho, o Sindicato dos Servidores Municipais de Cascavel (Sismuvel) informou que a categoria está acompanhando o pedido, em contado com a procuradoria do trabalho.

Com a recomendação, o MPT disse que apontou medidas que devem ser adotadas pelo município, como a adoção de sistemas de escalas de trabalho para a redução de fluxos de pessoas, contatos e aglomerações e a realização de serviço remoto, em atividades que são compatíveis.

125 presos da cadeia de Telêmaco Borba são diagnosticados com Covid-19, diz Depen

Unidade prisional foi isolada por causa da Covid-19 — Foto: Getty Images/BBC
Cento e vinte e cinco presos da Cadeia Pública de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná, foram diagnosticados com a Covid-19, segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR). A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º).

Em agosto, o órgão já havia informado que 20 detentos e dois servidores tinham recebido diagnóstico da doença.

O Depen-PR informou que aplicou 272 testes em presos e servidores da cadeia depois de um funcionário da carceragem ter testado positivo para a Covid-19.

A unidade prisional foi isolada, sem receber presos. Nenhum detento precisou ser levado para o hospital, conforme o departamento.

Segundo o Depen-PR, a situação foi acompanhada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-PR) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No dia 27 de agosto, médicos de Telêmaco Borba deram alta para 124 presos e todos os servidores, de acordo o órgão.

O último preso que ainda não havia recebido a liberação médica deve passar por avaliação nesta terça-feira, segundo o departamento.

UFFS:Campus Laranjeiras do Sul promove campanha para arrecadação de equipamentos eletrônicos para estudantes



 As doações podem ser realizadas até o dia 18 de setembro

O Setor de Acessibilidade em parceria com a Coordenação Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul, está promovendo uma campanha de arrecadação de computadores, tablets e smartphones para os estudantes. Com o início das atividades remotas, a ideia é de que os equipamento arrecadados sejam destinados aos estudantes do Campus em situação de vulnerabilidade.

A ação conta com o apoio da Assessoria de Assuntos Estudantis (ASSAE), que ajudará na criação dos critérios para a concessão dos equipamentos, com base na lista dos inscritos no auxílio de inclusão digital.


A campanha também conta com apoio externo da El Shaddai – Cartuchos e Impressões, que será ponto de coleta dos equipamentos. Após as arrecadações o Setor de Tecnologia da Informação do Campus fará a avaliação e manutenção necessária nos equipamentos antes da entrega aos estudantes.


Fernanda Natali Demichelli, Intérprete de Libras do Campus, enfatiza que “a campanha baseia-se nas experiências de outras instituições e também do Campus Chapecó, observada a necessidade dos acadêmicos com maior vulnerabilidade social em acessar às tecnologias da informação nesse momento de pandemia. O Setor de Acessibilidade já realiza o empréstimo de equipamentos aos acadêmicos com deficiência, e nesse momento, resolveu mudar a proposta para tentar contribuir com os demais estudantes do Campus”.


As doações podem ser realizadas até o dia 18 de setembro. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail acessibilidade.ls@uffs.edu.br ou pelo WhatsApp (42) 3635-0006.


Ponto de coleta dos eletrônicos:
- El Shaddai – Cartuchos e Impressões: Rua Diogo Pinto, 1351 (em frente a Rodoviária) – Centro – Laranjeiras do Sul.

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Agepar suspende temporariamente aumento de 9,62% na tarifa da água

Sanepar: companhia terá 90 dias para apresentar seus argumentos, após formalização de pedido do governo

 A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) suspendeu hoje, temporariamente, o aumento de 9,62% na tarifa de água e esgoto cobrada pela Sanepar. A decisão atende a pedido do governo do Estado.

Política em Debate

Sanepar informa possível falta de água em Laranjeiras do Sul nesta terça-feira

Sanepar esclarece sobre desabastecimento de água em Cascavel – O Paraná
A Sanepar informa que, por causa das temperaturas elevadas, da baixa reservação e aumento considerável no consumo de água, pode haver desabastecimento e/ou redução de pressão na rede nesta terça-feira (01). A orientação é para que se faça uso racional e inteligente da água. A previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, na madrugada de quarta (02).

Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Assessoria de Imprensa - Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná - Diretoria Adjunta de Comunicação e Marketing

Edital de convocação do Republicanos para convenção em Foz do Jordão


 

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Útilidade pública:Advogado e poeta Gilmar Cardoso divulga serviço gratuito de telegramática em Curitiba

Olho Aberto Paraná: Para o advogado Gilmar Cardoso, o dia do Paraná é 29 de  agosto
O advogado e poeta Gilmar Cardoso, membro do Centro de Letras do Paraná e da Academia Mourãoense de Letras está divulgando o serviço gratuito de Telegramática (tira dúvidas de Português) do Município de Curitiba. Este serviço é prestado por contato telefônico ou mediante resposta a formulário (em Serviço online) encaminhado via Portal da Educação (www.educação.pr.gov.br). Segundo Cardoso, através da Internet (via email) ou via celular ou aparelhos fixos; escolas, servidores, profissionais de diversas áreas e cidadãos em geral podem esclarecer suas dúvidas sobre a língua portuguesa com apenas um telefonema. Ligando para o número (41) 3218.24-25 ou encaminhando a dúvida para o endereço eletrônico do e-mail: telegramatica@sme.curitiba.pr.gov.br, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h; os interessados são atendidos por professores de Letras e especialistas do serviço de Telegramática da Prefeitura de Curitiba.

Gilmar Cardoso recorda que este sistema de solução de problemas linguísticos começou na cidade de Arkansas (EUA), em 1979, com o nome de Grammarphone. Em Curitiba, existente há 35 anos, mantido pela Secretaria da Educação de Curitiba, o Telegramática conta com uma equipe de profissionais da área que recebem ligações de diversas regiões do Brasil e até do exterior. “O serviço foi inaugurado em 1.º de fevereiro de 1985, fazendo parte da Secretaria de Governo, com atendimento telefônico (4 telefones na época). Ainda hoje, o setor conta com professores da Rede Municipal de Ensino concursados e licenciados em Letras (Língua Portuguesa). A TG (Telegramática) faz parte da Gerência de Apoio Gráfico da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba e é composta por 4 consultores ( Rosana Wippel, Anderson Evaristo, Rosângela Pereira e Adriana Rodrigues).

Gilmar Cardoso afirmou que a maioria das pessoas com quem comentou sobre essa prestação de serviços, alegou total desconhecimento sobre o tema, apesar do longo período do serviço e de números expressivos de atendimento divulgados pelo órgão criado para ajudar você quando tiver dúvidas sobre o uso adequado da língua portuguesa em situações de escrita ou oralidade, disse.

O advogado frisou ainda que os serviços on line podem se referir à grafia, etimologia de palavras, construção de frases, crase, quando usar vírgula e o hífen, além de outras tantas dúvidas muito comuns quanto ao emprego da boa gramática em situação de escrita e oralidade e, inclusive, o interessado não precisa se identificar.

A equipe recebe ligações de Curitiba e região metropolitana, de outros estados e até mesmo do exterior. “Embora o serviço esteja disponível numa página da internet, percebe-se que a maioria ainda prefere as ligações telefônicas”, disse Gilmar Cardoso.

As referências do trabalho dos atendentes estão em documentos, como o Acordo Ortográfico de 1990, tratado internacional firmado com o objetivo de unificar a ortografia para o português em todos os países que utilizam o idioma, e nas informações reunidas em livros de gramáticos renomados e dicionários nacionais sobre palavras, seus significados, expressões, etc.

O Telegramática, serviço da Prefeitura que tira dúvidas sobre o uso da língua portuguesa, completa 35 anos em 2020, com mais de 1,5 milhão de atendimentos, entre perguntas sobre ortografia, verbos, pontuação e acentuação.

Pesquisa contínua

O poeta Gilmar Cardoso ligou para o Telegramática, para saber mais sobre a prestação do serviço e obteve a informação de que os atendentes utilizam como fonte de pesquisa e informação para as consultas livros e dicionários de diversas áreas. Entre eles, alguns são específicos de sinônimos e antônimos, etimologia, folclore, linguística e regência, além de publicações sobre administração, finanças, moda, informática, telecomunicações, assuntos jurídicos e outros idiomas; além de consultas contínuas às atualizações de conteúdo na Internet.

Segundo a equipe, a campeã de dúvidas é a crase, mas além dela questionamentos de regência, concordância, ortografia e pontuação estão entre as perguntas mais frequentes. Todo o trabalho dos atendentes resulta em relatórios estatísticos após o preenchimento de formulários de Informações Complementares à Estatística, os chamados ICE, afirmou.

A dúvida gramatical pode ser encaminhada por e-mail e as consultas não poderão exceder a 600 caracteres; e também podem ser tiradas suas dúvidas pelo telefone 3218-2425. O Telegramática foi criado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Telepar, estatal que respondia pelo serviço de telefonia no Paraná e que cedeu as linhas telefônicas. Apenas no primeiro ano, foram atendidas 9.642 consultas de 5.221 usuários.

TELEGRAMATICA - TG

O que é

Criado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, serve para tirar dúvidas sobre o uso adequado do idioma e da gramática portuguesa, tanto na hora de escrever como de falar.

Como consultar

Equipe de consultores especializados presta os serviços pelo telefone (41) 3218-2425, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Também é possível solicitar pelo e-mail telegramatica@edu.curitiba.pr.gov.br.

Prazo

A consulta telefônica tem resposta imediata; a consulta via e-mail tem tempo diferenciado.

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