CONHEÇA ASSIS ROBERT0 CANQUERINO , UM ATLETA PIONEIRO DA CANTUQUIRIGUAÇU
Sou Assis Roberto Canquerino e aqui compartilho minha trajetória de vida dedicada ao atletismo, iniciada nas aulas de Educação Física em Cantagalo. Nunca me destaquei nos esportes coletivos, mas encontrei motivação nas modalidades individuais, especialmente a corrida. Comecei nos 100 metros rasos, salto em altura e distância, vencendo provas escolares e representando minha classe com orgulho.
Na década de 1980, por volta de 1989, participei da tradicional corrida de rua de 3 km em Cantagalo, organizada por atletas de fora, especialmente de Guarapuava. Conheci o atleta Machadinho, que me convidou a competir em Guarapuava, onde tive bom desempenho. Depois, fui a Marialva, no norte do Paraná, junto com a colega Vitória Myska, que também iniciava na corrida de rua.
Treinei com dedicação por mais de 12 anos, percorrendo rotas marcantes como o Bar da Áurea à ponte do Cavernoso, a linha Janjão e o “Percurso do Cemitério”. Mesmo criticado por treinar nas ruas, segui firme, conciliando atletismo com futsal e karatê. Orgulho-me de ter sido o primeiro atleta cantagalense federado pela Federação de Atletismo do Paraná e de alcançar treinos de até 41 km na época.
De 2004 a 2005, fui técnico da equipe de atletismo nos JARCANS, conquistando o título inédito da modalidade para o município. Um dos momentos mais marcantes foi o título por equipe no 1º Circuito de Corrida de Rua da Cantuquiriguaçu, quando representamos Cantagalo com garra. Recebemos um troféu de madeira com mais de 1,20 m, doado à Câmara de Vereadores como agradecimento e inspiração. Tivemos apoio dos ex-prefeitos Guilherme de Paula Xavier, Fabrício dos Santos, Matheus Paulino da Rocha, que garantiram transporte para as competições.
Treinei com grandes amigos como Everton Alex, Valdemir Boeira Lima (Nano), Jonas Magnl Abreu, a família Negrello, os irmãos Kaio e Tico Vilhas Boas, e os irmãos Kuiavski. Meu amigo Paulinho, que continua em atividade, é até hoje um dos atletas de destaque do município. Com o Nano, mantive os treinos por muitos anos. Em Cantagalo, unimo-nos ao atleta Antônio Kovaleski, dos Correios, e juntos competimos até fora do país, como em Santo Antônio da Platina, em um percurso que cruzava terras argentinas.
Participar das corridas de fim de ano, como a Corrida da Virada, também conhecida como Corrida Cidade de Guarapuava, sempre foi emocionante. Os gritos da torcida e os fogos de artifício faziam arrepiar da ponta dos pés até a nuca. A Corrida da Pátria, organizada pelo 26º Grupo de Artilharia de Campanha (26º GAC), também fazia parte desse ciclo. Participei de várias provas como essas, que marcaram minha alma. Embora eu não guarde mais os troféus ou medalhas, carrego comigo a maior de todas as conquistas: a saúde, a disciplina dos treinos e o carinho de todos que caminharam ao meu lado.
Sou grato ao povo cantagalense e à Câmara de Vereadores, na pessoa do vereador Ciro Abreu, aos demais vereadores, ao prefeito João Konjunski e ao vice-prefeito Ponciano Abreu por esta homenagem.
O atletismo vive em meu coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário