Com trajetória de luta pelos direitos das mulheres, pela agricultura familiar e pela saúde pública, a deputada estadual assume a liderança do Bloco a partir de fevereiro, sucedendo o deputado Professor Lemos.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) assumirá, a partir de 1° de fevereiro do próximo ano, a liderança do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ela substituirá o deputado Professor Lemos (PT), que encerra dois anos à frente da função.
Com uma trajetória política marcada pela defesa dos direitos das mulheres, valorização da agricultura familiar e luta por uma saúde pública de qualidade, Luciana reafirma o compromisso de atuar de forma integrada com os parlamentares do Bloco e de colaborar com a Liderança da Oposição na fiscalização das ações do governo estadual.
“É com imensa alegria que assumo a liderança do Bloco PT-PDT. Assumo após escolha por consenso da nossa bancada. Continuarei lutando para que projetos realmente bons e que tenham impacto positivo na vida de cada cidadão, de cada cidadã sejam aprovados nesta Casa de Leis”, disse.
Luciana também enfatizou a importância do trabalho coletivo para propor iniciativas que atendam às necessidades do Estado e fortaleçam a oposição ao governo. "Nossa atuação será sempre voltada para o bem-estar da população paranaense, com foco nas políticas públicas que promovam inclusão, justiça social e desenvolvimento sustentável", afirmou.
Histórico
Luciana Rafagnin filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1989 e foi vereadora pela primeira vez em 1992 em Francisco Beltrão. Nas eleições de 1998 ficou como primeira suplente à deputada estadual. Em 2002 foi eleita deputada estadual mais votada da história do Paraná com 53.338 votos, se reelegendo em 2006, 2010, 2018 e 2022.
Em 2019 assumiu a liderança do bloco parlamentar da agricultura familiar, onde permanece presidindo até hoje. Em 2001, apresentou seu primeiro projeto de lei que viabilizou a criação do Hospital Regional do Sudoeste do Paraná, uma demanda da organização de mulheres do Sudoeste e que se tornou realidade.
Defensora da democracia e da igualdade social, Luciana é autora da lei da merenda escolar do Paraná 100% orgânica.
Comentários