Pular para o conteúdo principal

Artagão Júnior discute com Secretário de Educação medidas para garantir cumprimento de lei que protege liberdade religiosa nas escolas


Na manhã desta terça-feira (03), o deputado estadual Artagão Júnior se reuniu com o Secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, para discutir a aplicação da lei “Liberdade Religiosa” que garante o direito de alunos e professores sabatistas não participarem de atividades escolares aos sábados, respeitando suas crenças religiosas.

A Lei Federal nº 13.796/2019 assegura que estudantes que, por motivos religiosos, não possam fazer provas ou participar de atividades escolares em determinados dias, têm o direito de pedir alternativas. Embora o foco principal seja nos alunos, esse direito também pode ser estendido aos professores, conforme a Constituição Federal de 1988 (Artigo 5º, Inciso VI), que protege a liberdade religiosa e garante que ninguém seja obrigado a trabalhar em situações que conflitem com sua fé.

No Paraná, o deputado Artagão Júnior criou um projeto de lei em 2019, sancionado em 2022, que reforça esses direitos.

Apesar de todo o respaldo, o deputado afirmou que tem recebido muitas reclamações de que a lei não está sendo cumprido em algumas regiões, o que prejudica alunos e professores. "Estamos vendo direitos sendo desrespeitados, e isso não pode continuar", disse Artagão.

Na reunião, o deputado sugeriu que o secretário publique uma resolução para reforçar o cumprimento da lei pelos chefes de núcleo e gestores escolares. "Com essa medida, garantimos que ninguém seja prejudicado, e as atividades possam ser realizadas em outros dias", explicou.

O Secretário Roni Miranda reconheceu a importância do tema e disse que já havia orientado os núcleos educacionais sobre a lei. Porém, ele se comprometeu a publicar uma nova resolução para reforçar as orientações e garantir que todos cumpram o que a norma determina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.