Seguindo uma tendência mundial, o Paraná tem registrado uma queda contínua nas taxas de consumo de tabaco, assim como maior interesse das pessoas em deixar o vício em cigarros. Considerado um grave problema de saúde pública, a doença epidêmica, caracterizada pela dependência da nicotina, é um fator de influência para diversas outras doenças, como cardiovasculares, respiratórias e cânceres.
O tabagismo é a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, necessitando tratamento específico. Em Laranjeiras do Sul, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), disponibiliza tratamento gratuito. O propósito é incentivar a diminuição do consumo do tabaco, através de palestras educativas sobre os malefícios do cigarro.
Em 2024, a primeira turma está sendo formada e o início está marcado para o dia 5 de março. Serão 4 encontros e vão acontecer no Clube Rancho Alegre, toda terça-feira, a partir das 14h30. Para os interessados em participarem do programa, não é necessário fazer a inscrição com antecedência. Basta comparecer no local no primeiro dia do encontro. O único critério é que a pessoa queira verdadeiramente parar de fumar. Inicialmente serão quatro encontros, uma vez por semana e serão ministrados por profissionais capacitados da Secretaria de Saúde, ou seja, Médico, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Educador Físico e Odontólogo.
O atendimento à pessoa tabagista é realizado por equipes multiprofissionais de saúde, prioritariamente na atenção primária, tendo como eixo principal a abordagem cognitiva, que prevê uma mudança de comportamentos e escolha de hábitos saudáveis de vida.
“Nosso objetivo é reduzir o número de fumantes e, consequentemente, as doenças relacionadas ao seu consumo. Parar de fumar é um benefício para a própria pessoa e para a família”, enfatiza a farmacêutica e uma das profissionais responsável pelo programa em Laranjeiras do Sul, Lidiane Biavatti Nielsen.
Fonte: Campo Aberto FM
Comentários