Pular para o conteúdo principal

GILMAR CARDOSO FALA SOBRE A NOVA LEI QUE GARANTE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA AUTISTAS E DOADORES DE SANGUE


 GILMAR CARDOSO FALA SOBRE A NOVA LEI QUE GARANTE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA AUTISTAS E DOADORES DE SANGUE

Nova lei garante atendimento prioritário para pessoas com deficiência, autistas  e doador de sangue em estabelecimentos e transportes.

O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca a sanção pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, da  da lei federal nº 14.626, de 19 de julho de 2023 que assegura o atendimento com prioridade em diversos estabelecimentos como bancos e hospitais, caixas, guichês e filas,  para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), doadores de sangue e pessoas com mobilidade reduzida.

 Esse novo grupo passa à integrar o atual rol prioritário que é composto por pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas. A lei já entrou em vigor.

Segundo Gilmar Cardoso no caso dos doadores de sangue eles devem apresentar um comprovante de doação com validade de até 120 dias e, no transporte público, além dos que já são preferenciais, estão inclusos também os autistas e pessoas com mobilidade reduzida, explica o advogado.

Gilmar Cardoso esclarece, ainda, que no caso dos doadores de sangue, a preferência em filas só valerá após todos os demais relacionados prioritários serem atendidos.

 O advogado descreve também que a lei sancionada garante que as empresas ou concessionárias de transporte público reservem assentos para autistas e pessoas com mobilidade reduzida. Atualmente, pela norma federal, os assentos já são assegurados para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo. Neste caso, os doadores de sangue não foram incluídos dentre os beneficiários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.