Pular para o conteúdo principal

Mesmo com apoio da maioria a Eduardo Leite, voto de Rossoni dá vitória a Doria no Paraná



 O PSDB havia declarado apoio a Eduardo Leite nas prévias presidenciais do partido, encerradas sábado (27). A votação nominal no estado até indicou que a protestação da direção do partido foi respeitada pela maioria dos tucanos do estado. Mas os critérios de formação do colégio eleitoral, com peso diferente para o voto de cada filiado conforme o cargo exercido, deu a vitória a João Doria também no Paraná - O governador de São Paulo foi o vencedor das prévias e passa a ser o pré-candidato do PSDB à presidência da República.

Um único voto decidiu a disputa em favor de Doria no Paraná: o do deputado federal Valdir Rossoni. O colégio eleitoral tucano foi dividido em 4 grupos com peso de 25% para a soma de votos de cada grupo. Rossoni é o único paranaense no grupo 4, que reúne governadores, vice-governadores, presidente e ex-presidente da sigla, senadores e deputados federais. Assim, seu voto teve peso de 25% entre os paranaenses. O deputado declarou voto em Doria.

Os números oficiais estratificados por estados não foram divulgados pelo PSDB, mas a priopria campanha de Doria estima que o governador paulista só tenha vencido neste grupo 4 no Paraná. A campanha projeta que Doria tenha recebido 35% dos votos dos filiados (o que lhe daria 8,8 pontos do grupo 1) 40% dos votos de prefeitos e vice-prefeitos (o que lhe daria 10 dos 25 pontos do grupo 2) e 41% dos votos de vereadores e de deputados estaduais (10,2 dos 25 pontos), somando, assim, com os 25% de Rossoni, 55% dos votos do colégio eleitoral paranaense. 

Além de Rossoni, quem sai fortalecido das prévias tucanas no estado é o deputado estadual Michele Caputo, único da bancada estadual (que ainda tem Traiano e Paulo Litro), que manteve o apoio ao governador de São Paulo, declarado antes do partido ter se reunido com Leite e mudado de ideia. Caputo, agora é cotado para ser coordenador de campanha de Doria no estado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.