Pular para o conteúdo principal

Diamante do Sul:Tribunal de Contas do Paraná multa Prefeito Tireli por contratação da empresa Carrer e Carrer Assessoria e Consultoria

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu Parecer Prévio pela irregularidade da prestação de contas do prefeito Darci Tirelli, de Diamante do Sul (no Oeste do Estado), no exercício de 2012. A desaprovação ocorreu em função da terceirização indevida de atividades permanentes da administração pública, apontada no parecer do Ministério Público de Contas. 

O relator do processo, conselheiro Durval Amaral, considerou que a contratação da empresa Carrer e Carrer Assessoria e Consultoria Ltda., para assessorar o município nas áreas de recursos humanos, tributação, licitação e contratos e elaboração de projetos de lei, não configurou "excepcionalidade dos serviços a serem prestados". Além disso, "se tratavam de serviços rotineiros e passíveis de prestação por servidores de carreira do quadro funcional", afirmou no voto o relator. 

A irregularidade resultou em multa ao prefeito Darci Tirelli, responsável pelas contas, no valor de R$ 1.450,98. 

Em função da frustração do concurso realizado para o cargo de médico e de futuro concurso para engenheiro, o MPC recomendou à municipalidade para que "avalie a oportunidade e conveniência de rever a política remuneratória dos servidores efetivos de nível superior, adequando-a, dentro das possibilidades orçamentárias, a patamares mais próximos da realidade do mercado". O município deve respeitar o limite imposto pelo Artigo 37, Inciso XI, da Constituição Federal, sem que tal limitação implique, necessariamente, na previsão de uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Após o trânsito em julgado, o processo será encaminhado à Câmara de Diamante do Sul, que tem a obrigação constitucional de julgar as contas do chefe do Executivo Municipal. Para que a decisão do Tribunal seja alterada e as contas sejam julgadas regulares são necessários dois terços dos votos dos vereadores. O prefeito Darci Tirelli pode recorrer da decisão. 


TCE PR

Reportagem Hercules Folador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.