quarta-feira, abril 24, 2013

Educação:Cardápio da merenda respeita hábitos das regiões, governo do Estado investindo na Educação




Peixe no Oeste, feijão carioca no Norte e preto no Sul, pinhão no Centro-Sul. O cardápio da alimentação servida aos alunos da rede estadual de educação segue um rigoroso controle nutricional e respeita hábitos alimentares das diferentes regiões do Paraná.
Este ano, uma novidade na merenda são alguns tipos de carnes congeladas que substituem parte dos enlatados na refeição dos mais de 1 milhão de alunos, entre as quais filé de tilápia e empanado de tilápia, que por se tratar de peixe de água doce deve agradar ao paladar dos alunos do interior do Estado.
“O peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, já que é fonte de proteínas e minerais. Além disso, tem pouca gordura, o que o torna ainda mais saudável”, informa Andréa Bruginski, coordenadora do Programa Estadual de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação.
O Governo do Estado adquire os alimentos para a merenda dos estudantes de duas formas. Nas compras centralizadas estão produtos básicos e comuns a todas as escolas da rede: óleo, farinha, sal, açúcar, congelados e enlatados. Já nas compras da agricultura familiar, os agricultores entregam feijões, frutas, legumes, cereais, leites e outros lácteos e derivados do trigo diretamente para as escolas, de acordo com sua produção local.
Juntamente com os alimentos, as escolas recebem sugestões de cardápios elaborados pela equipe de nutricionistas. O cardápio atende a uma demanda que varia de acordo com as necessidades socionutricionais dos alunos.
O estado nutricional dos estudantes é acompanhado anualmente pela secretaria. “Somos a única secretaria estadual no país que faz monitoramento nutricional em todos os alunos. Sabemos o peso, altura e idade de todos os matriculados. A partir do cruzamento dessas informações temos condições de atender as demandas nutricionais por região e até por escola”, destaca a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Cristina Stolarski.
O controle nutricional também verifica a frequência e a incidência de alunos com diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. Quando detectadas essas condições, a escola recebe orientações para atendimento a estas necessidades alimentares especiais.
Fotos: Prato da merenda escolar do CE Gildo Aluisio Schuck com frango congelado e produtos da agricultura familiar/ Carne congelada que chega as escolas/D. Inês merendeira do CE Floriano Peixoto preparando a merenda escolar com as carnes congeladas. 

Fonte:Adriana Poleze Dallastra

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul