Pular para o conteúdo principal

laranjeiras do Sul:FIM dos Narcóticos Anônimos (NA) , seria este mais um "avanço" da atual administração?


Foto ilustrativa:Inauguração do CAPS em junho de 2009

FIM dos Narcóticos Anônimos (NA), em Laranjeiras do Sul – PR

 O NA É uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países e com mais de 55.000 reuniões semanais no mundo. As reuniões são TOTALMENTE GRATUITAS. Não há matrículas nem taxas.
Por iniciativa da própria população, ex viciados e viciados em recuperação, estavam realizando reuniões do NA em nosso Município, em uma sala no CAPS, no período noturno, para facilitar a participação da população, eis que a maioria trabalha o dia todo.
As reuniões estavam tendo ótimos resultados, mesmo sem auxílio de médicos, assistentes sociais e psicólogos, e o número de participantes estava crescendo consideravelmente. Lá expunham suas aflições, seus medos, receios, bem como, o desejo de  vida livre de drogas!
Sabe-se que, dependentes químicos necessitam de amparo, carinho e credibilidade, e essas reuniões, tinham exatamente essa finalidade, de ressocializar essas pessoas, dar a elas uma nova chance de vida, reintegrá-las novamente à sociedade.
Ocorre que, a Administração Municipal, que se diz muito preocupada com a saúde pública,  “cortou” essas reuniões, ou seja, não disponibiliza mais a sala do CAPS, que era usada para as reuniões, alegando que era necessário um segurança, e que a Administração não teria condições de arcar com essa despesa.
Ora, se a Administração não possui verba para custear um “segurança”, imagine então, os frequentadores do NA.
O que não se sabe exatamente, é o porquê da necessidade de um segurança. Será que os narcóticos precisam de proteção? Ou a Administração está querendo se precaver contra os próprios narcóticos?
Total descaso da Administração que ao invés de ajudar, prestar auxílio e acreditar na recuperação do ser humano, simplesmente acaba com o sonho da recuperação e da reintegração à sociedade.
O preconceito prevalece, lastimável!!
Nossa cidade está tomada pela droga, que vem destruindo inúmeras famílias. Mães que perdem o sono à espera de filhos que muitas vezes não chegam. Mães que se mudam, a fim de salvar seus filhos.
A população espera na Administração. alguma atitude benéfica, alguma iniciativa em favor dos dependentes químicos.
A droga, é um problema de saúde reconhecido pela OMS Organização Mundial da Saúde, além de ser um problema social e educacional.
A Administração trata com descaso a saúde pública, o que, na realidade deveria ser tratado como prioridade. Será que existe em nosso Município uma Comissão Anti-droga? Se existe não funciona! faltam políticas claras, incentivos e recursos dos governos estaduais e federal. É preciso capacitar profissionais para que possam dar assistência aos usuários, e também à família que está desmoronada. É preciso um projeto de recuperação e ressocialização do dependente químico. Não há qualquer incentivo financeiro ao Esquadrão Resgate, que é a única Instituição que oferece tratamento aos dependentes químicos, e que tem lutado sozinha para se manter e recuperar os dependentes.
É necessário movimentar a sociedade, o poder executivo, legislativo, judiciário, para que juntos possamos acabar com esse mal que tem dominado nossa cidade, e não transferir essa responsabilidade aos dependentes, como estava sendo feito até agora, pois são eles que precisam de ajuda!
Esperamos uma atitude da atual Administração que não se compadece com o sofrimento de inúmeras famílias que estão perdendo seus filhos para as drogas!
É com pesar que publico o descrédito da Administração para com o ser humano em ter retirado da sociedade, uma das únicas formas que tinham de cura!
Solicitamos ainda, a toda sociedade laranjeirense, ajuda no sentido de que encontremos uma sala disponível para que o NA possa novamente, funcionar em nosso Município.

PERGUNTAMOS, É ASSIM QUE LARANJEIRAS PODE MAIS?????


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.