Inadimplência:De 399 municípios do Paraná, 43 estão com dificuldades para pagar quitar a folha de pagamentos
O Paraná é o estado da Região Sul com maior número de prefeituras que vão atrasar o pagamento do salário de seus servidores em dezembro. O resultado foi divulgado em um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira (20). Os números apontam que 43 cidades paranaenses, entre 335 pesquisadas, terão dificuldades para quitar os salários no último mês de 2012.
Isso representa 12,8% dos municípios pesquisados no estado. A média é maior que os 8,7% doRio Grande do Sul, onde foram pesquisados 459 locais; e que os 9,8% constatados em Santa Catarina, com total de 264 participantes da pesquisa. A marca paranaense, porém, ficou um pouco abaixo do resultado nacional, que aponta para 13,8% dos municípios pesquisados com problemas na hora de honrar os pagamentos de servidores.
O estudo da CNM aponta também quantos municípios devem atrasar o pagamento do 13º salário dos funcionários. No Paraná, entre as prefeituras pesquisadas, 14 relataram que não devem cumprir a data base. A confederação traçou, ainda, um perfil de pagamento do 13º salário dos municípios brasileiros. A maioria dos funcionários públicos de prefeituras paranaenses (68,1%) tem o benefício pago em uma única parcela.
Cenário nacional
O atraso na folha de pagamento de dezembro é uma realidade nacional das prefeituras. O último salário do mês está atrasado em 13,8% (464) dos 3.368 municípios brasileiros pesquisados. Quanto questionados sobre se a folha de pagamento de modo geral estava em dia, 151 municípios brasileiros, ou 4,5%, relataram atrasos.
Sobre o benefício do 13º salário, entre os que manifestaram intenção de pagar em uma única parcela, 7,7% dos municípios informaram descumprimento das datas limites. Já entre as que optaram pela quitação em duas parcelas, 3,3% disseram que não vão pagar até esta quinta-feira (20), prazo final para o pagamento.
A CNM informou que o número de gestores com problemas para pagar o 13º dos servidores é o maior desde 2006. Uma das justificativas, segundo a confederação, seria a crise financeira vivida pelos municípios neste fim de mandato da gestão de 2009 a 2012.
Metodologia
O estudo é feito com base em respostas espontâneas, de questionários enviados pelos municípios sem obrigatoriedade. Os dados correspondem ao período de 20 de novembro a 19 de dezembro, e refletem o cenário até o dia 17 de dezembro.
A reportagem entrou em contato com a CNM para saber quais os municípios estão com os salários atrasados e outros detalhes da pesquisa. A assessoria de imprensa afirmou que o presidente da instituição, Paulo Ziulkoski, está em viagem ao exterior e não foi encontrado para comentar o assunto.
A CNM afirmou, ainda, que não apresenta informações individuais das cidades. Divulgou apenas que, dos 43 municípios do Paraná que anunciaram que estão com problemas para pagar o salário de dezembro, 18 são de grande porte, 16 de médio e oito cidades são de pequeno porte. Em relação à localização, a maioria dos municípios fica no norte central paranaense, representada por 14 cidades. O restante dos municípios está dividido em outras regiões do estado.
Já entre os 14 municípios do Paraná que anunciaram atrasos no pagamento do 13º salário, oito são de grande porte, cinco de médio e um município é de pequeno porte. Em relação à localização, a CNM informou que a maioria dos municípios fica no noroeste paranaense e norte pioneiro, com três cidades cada. Os outros municípios estão localizados em outras regiões.
Via Gazeta do Povo
Comentários