Pular para o conteúdo principal

Gilmar Cardoso encaminha sugestões à comissão de assuntos culturais da OAB/PR para apoiar a recriação da secretaria de estado da cultura e manutenção da pintura dos gêmeos na fachada do mon

Gilmar Cardoso encaminha sugestões à comissão de assuntos culturais da OAB/PR para apoiar a recriação da secretaria de estado da cultura e manutenção da pintura dos gêmeos na fachada do mon

O advogado, escritor e poeta Gilmar Cardoso, membro efetivo da Comissão de Assuntos Culturais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Paraná, encaminhou expediente para a Presidente do colegiado advgada e violinista Oksana Paludzyszyn Meister, contendo  duas sugestões para serem implementadas pela Comissão de Assuntos Culturais: 1º -  A recriação da Secretaria de Estado da Cultura e a segunda proposta pede a manutenção permanente da pintura artística dos Gêmeos na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON).

A Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR se reúne nesta terça-feira, dia 8, em sessão  Ordinária que se realizará às 18h30min, por videoconferência via plataforma ZOOM. 

No expediente de sua iniciativa, o advogado Gilmar Cardoso frisa que está encaminhandor à título de contribuições para a Comissão de Assuntos Culturais par que sejam feitas gestões e expedientes oficiais endereçados aos respectivos representantes do Poder Executivo estadual na pessoa do Excelentíssimo Senhor Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e da Excelentíssima Senhora Superintendente-Geral da Cultural, Luciana Casagrande Pereira; referendando apoio e manifestando a reivindicação do nosso colegiado para que seja recriada a SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA no âmbito do projeto de reorganização administrativa que está sendo planejado pelo Governo do Estado para envio e aprovação por parte da Assembleia Legislativa do Estado ainda nesta Sessão Legislativa de 2022.

Gilmar Cardoso afirma que tal pleito vêm ao encontro da proposta federal que pretende recriar a pasta do Ministério da Cultura e desta forma ajustar as estruturas oficiais para a viabilização de projetos afins com a prioridade, destaque e merecimento que a causa requer, além da autonomia administrativa-financeira essenciais para a viabilização das iniciativas e ações com agilidade e eficiência administrativa na condução das políticas públicas pertinentes.

Requer-se, ainda, para que seja manifestado junto à Excelentíssima Senhora Diretora-Presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Vellozo Almeida Vosnika, o posicionamento desta Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR quanto à defesa pela manutenção permanente da pintura em grafite na fachada do prédio do MON de autoria artística dos GEMÊOS, Irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, que  possuem intervenções em mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba e Estados Unidos, descreve o autor.

Por fim, Gilmar Cardoso relata que a  motivação do pedido em questão, dá-se por conta de que à época da referida intervenção artística no prédio histórico havia sido informado ao público que  a pintura possuía natureza provisória e temporária; entretanto, é fato notório que a pintura tornou-se uma referência e item de visitação turística-cultura nesta capital do Estado. Registre-se, ainda, para as finalidades pretendidas nesta reivindicação colegiada que foi sancionada pelo Senhor Governador a Lei estadual nº 21.044, de 05 de Maio de 2022, que dispõe sobre o reconhecimento da arte do grafite como cultura a ser protegida e fomentada no âmbito do Estado do Paraná, além de reconhecer oficialmente a prática do grafite como manifestação artística de valor cultural, realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado, desde que autorizada.

Nestes termos, contando com a sensibilidade social e preocupação administrativa com o fomento das ações culturais no âmbito do Poder Executivo do Estado do Paraná, conforme temos sido testemunhas, esperamos poder contar com o pronto deferimento às nossas reivindicações através desta atuante Comissão de Assuntos Culturais da nossa Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná, concluiu o advogado Gilmar Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.