Pular para o conteúdo principal

Assistência Social participa de encontro com comissão de direito previdenciário da OAB Guarapuava

 

Com o intuito de aproximar dialogar e sanar dúvidas sobre a habilitação de benefícios à população, servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Assistência Social (SEMADS), responsáveis por habilitar o benefício de Prestação Continuada (BPC) participaram, nos dias 21 e 22 de novembro, de um encontro para discutir este assunto junto à comissão de direito previdenciário da OAB. 

“A reunião foi de extrema importância, pois foi possível firmar essa parceria com a comissão e, além disso, conseguimos sanar dúvidas em relação a algumas alterações que teve no processo da habilitação do benefício. Alinhamos o diálogo com a OAB, e, se porventura os técnicos encontrem alguma dúvida sobre qualquer assunto, temos este contato com eles. Caso tenha alguma denúncia de irregularidades, podemos contar com a equipe da OAB”, explicou a coordenadora da Proteção Social Básica, Cibele Tozzi.

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), faz parte da política de Assistência Social. Ele integra ainda, a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para acessá-lo, não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e a operacionalização é realizada pelo INSS. O benefício é individual, não vitalício e intransferível, que garante a renda mensal de um salário-mínimo à pessoa.

O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.

O cidadão que se encaixa nestes requisitos deve procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência para esclarecer dúvidas sobre os critérios de acesso ao benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre cadastramento e como solicitar.

Fonte: https://gmaisnoticias.com/assistencia-social-participa-de-encontro-com-comissao-de-direito-previdenciario-da-oab-guarapuava

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.