Pular para o conteúdo principal

Manu Aguiar, presidente de Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, se forma na UFPR Litoral


A matinhense Emanuele Aguiar Araújo, de 29 anos, é a primeira estudante com paralisia cerebral a se graduar pela UFPR Litoral, informa a universidade. Ingressa da primeira turma de Licenciatura em Geografia (2017), acaba de apresentar seu TCC com sucesso.

Devido a uma paralisia cerebral na hora do parto, Emanuele teve sua motricidade afetada, limitando sua locomoção e a habilidade para executar certos tipos de atividades. 

Sempre estudando em escolas públicas, hoje ela trabalha no Sesc Caiobá; é tutora de cursos de extensão na área da Educação Especial do grupo Inclusive da Unipampa/campus Bagé; profere palestras sobre o lugar, corpo e sexualidade da mulher com deficiência e, no mês de maio, assumiu a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), vinculado à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná.

Manu, como é conhecida entre colegas e já por um grande público, conta que já no segundo dia como caloura, enfrentou seu primeiro grande desafio quando o elevador dos blocos didáticos não funcionou e a solução encontrada foi realocar a sala de aula até o conserto. 

Segundo ela, sempre teve o apoio de todos os docentes do curso e dos muitos amigos que fez, ressaltando o suporte pedagógico fornecido pela professora Francéli Brizola e pela técnica Juliana Ferrari como fundamental para a sua permanência na universidade. Ambas atuavam na Sepol (Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPR Litoral).

Apaixonada pela educação, antes de ingressar na UFPR Litoral, Manu teve a oportunidade de concluir o curso de tecnóloga em Recursos Humanos, mas afirma que a universidade fez com que sua paixão pela educação só aumentasse e com a compreensão de que a Geografia está presente em todas as partes da sua vida, como ela mesma explica:

“Se falamos da pessoa com deficiência é possível aplicar os elementos da geografia ao tema, se tratamos de moradores de rua, outros critérios e elementos também são aplicáveis. É possível a abordagem de inúmeros aspectos do cotidiano mediante a compreensão do lugar, do território. E estabelecer diálogo com a população, com os movimentos sociais e políticos, aos quais eu pertenço hoje, só foi possível por meio dessa compreensão que a universidade me proporcionou”.

Hoje a Sepol dá suporte a seis estudantes com deficiência na UFPR Litoral: três estudantes surdos, um estudante com síndrome de Down, um estudante autista e uma estudante do curso de Linguagem e Comunicação, também com paralisia cerebral.

Fonte: Correio do Litoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.