Pular para o conteúdo principal

CURSO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS AJUDA A QUALIFICAR OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Escola do Legislativo encerra ciclo de palestras sobre os Fundamentos de Desenho e Avaliação de Políticas Públicas.. Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná encerrou nesta sexta-feira (27) o curso Fundamentos de Desenho e Avaliação de Políticas Públicas, com o professor Marco Antônio Ribas Cavallieri. Foi o primeiro evento fruto do convênio firmado entre a Assembleia e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para promoção do Laboratório de Práticas Legislativas, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

As quatro aulas ministradas pelo professor doutor em Economia, proporcionou uma imersão em estudos acadêmicos sobre políticas públicas ao redor do mundo. A viagem através da história até os dias atuais, detalhando programas de política públicas em diferentes países, revelou como a ciência pode auxiliar na formatação de programas de sucesso em benefício da população, maximizando os efeitos ao mesmo tempo que reduz custos aos cofres públicos ou gera melhor aproveitamento deles.

“Nosso objetivo é integrar o Legislativo com a Academia para trazer esse conhecimento, que na academia está se desenvolvendo exponencialmente, crescendo muito, o que a gente chama de campo das públicas, trazendo fundamentos de desenho, como se desenha uma política pública, como se avalia isso, quais são as técnicas, para os gestores públicos e pessoas interessadas”, descreveu o professor.

A avaliação do primeiro evento da parceria Assembleia-UFPR não poderia ser melhor. O preletor considerou “muito positivo encontrar os servidores públicos, as pessoas que estão trabalhando aqui no setor público no Paraná. A gente chega às pessoas que estão decidindo, estão pensando, estão assessorando os deputados, estão assessorando o Executivo Estadual a pensar as políticas públicas aqui no nosso estado. O convênio que a gente fez com a Escola do Legislativo para trazer esse conhecimento de ponta, trazer conhecimento disponível, melhor ciência da administração pública disponível, para as pessoas que estão aí formulando as políticas públicas do nosso Paraná do futuro”.

O mestrando em Ciências Políticas, Tiago Matheus Gabron, considera que cursos como este realizado pela Escola do Legislativo “integra aqueles aprendizados que a gente tem na universidade, trazendo o professor, trazendo esse universo acadêmico para prática, na gestão pública, seja no âmbito do Legislativo ou do Executivo, ele tem um grande valor para facilitar processos. Como a gente consegue implementar inovação no setor público? Um curso desses vem oferecer um cabedal teórico, uma série de recursos que a gente consegue aplicar na prática, que a gente vai conseguir aplicar e qualificar o serviço público”.

A coordenação da Escola do Legislativo também considerou positiva a retomada dos eventos no pós pandemia. Este, em formato híbrido, contou com quase 300 inscritos e recebeu um feedback positivo de acadêmicos e agentes públicos. “O curso que o professou Marcos ministrou aqui na Assembleia, a gente recebeu muitos comentários elogiando, pedindo para que tivesse acesso às aulas, ao material, porque realmente todo mundo percebeu que é um conteúdo muito aprimorado, muito profundo. Por isso ficamos bem satisfeitos com a receptividade do público e também de a UPFR estar aqui conosco”, avaliou a coordenadora Pedagógica da Escola, Roberta Picussa.

Próximo evento

A Escola do Legislativo já tem novo encontro marcado para o dia 2 de junho, com a realização de um painel que irá debater as regras inseridas na nova Lei de Licitação e Contratos Administrativos, que passa a vigorar em abril de 2023. Para isso reuniu um time de especialistas no assunto, que vai esmiuçar cada alteração proposta na Lei 14.133/21 e como os agentes públicos, de prefeituras, câmaras e autarquias devem proceder para se adequar.

O curso será realizado em formato híbrido, com transmissão pelos canais oficiais da Assembleia Legislativo e as inscrições são gratuitas e você pode garantir a sua vaga clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.