Pular para o conteúdo principal

OAB:Agora é que são elas! (por Gilmar Cardoso)



O advogado Gilmar Cardoso destaca a participação feminina das mulheres e a relevância das conquistas registradas nas eleições para as seccionais da OAB em todo o país nesta semana.

Compartilho do sentimento da pioneira nesta luta, Bertha Lutz, bióloga paulista que fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino que tinha como bandeira levar o direito de votar e ser votado a todas as mulheres do país, o que passou a ocorrer em 1933, na eleição para a Assembleia Constituinte. “ A participação da mulher na política não deve ser um objetivo almejado por ambição ou vaidade, mas um instrumento destinado a conseguir a realização do programa feminista, de igualdade jurídica e econômica dos sexos — afirmou ela ao tomar posse, em julho de 1936; descreve o advogado Gilmar Cardoso.

No último dia 18 de novembro a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB nacional completou 91 anos de fundação contando com mais de um milhão de advogados e advogadas em nosso país. Nascida um século após a fundação do Instituto dos Advogados, por força do art. 17 do Decreto nº 19.408, de 18 de novembro de 1930, assinado por Getúlio Vargas, chefe do Governo Provisório, e referendado pelo ministro da Justiça Osvaldo Aranha.

Neste dia 25 de novembro de 2021 depois de nove décadas de histórias, lutas e conquistas, foi a vez das mulheres começarem a escrever a história na instituição.

PARANÁ

Começando pelo Estado do Paraná, com 56,68% dos votos válidos, a advogada, professora e procuradora do município de Curitiba, Marilena Indira Winter, da chapa XI de Agosto, foi eleita como sendo a primeira mulher presidente da seccional. Em tempos pandêmicos com a votação online o índice de participação foi recorde de 85,65%. Participaram 49.465 eleitores de um colégio de 57.638 aptos a votar.

A nova diretoria será composta também pelos advogados Fernando Estevão Deneka (vice-presidente), Henrique Gaede (secretário-geral), Roberta Santiago Sarmento (secretário-geral adjunto) e Luiz Fernando Casagrande Pereira.

SANTA CATARINA

No vizinho Estado de Santa Catarina, a advogada Claudia Prudência também repetiu o feito e sagrou-se a primeira mulher presidente da OAB/SC, representando a Chapa 4 – Mais Avanços! Mais Futuro! – que conquistou 47,51% dos votos válidos, com 12.797 votos.

Um detalhe no mínimo curioso no pleito catarinense foi o de que uma das chapas concorrentes, a Chapa 2, que tinha como candidata a advogada Vivian de Gann, foi impugnada por excesso de mulheres em sua composição. E a comissão eleitoral determinou que para continuar na disputa, fizesse a exclusão. A regra de paridade de gênero, aplicada pela primeira vez nas eleições da OAB/SC, restou nesta sanção inusitada. Com 51 mulheres e 42 homens inscritos, fizeram a substituição de cinco mulheres por homens para atingir a paridade na nominata.

BAHIA

Na Bahia, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, da chapa União pela Advocacia, foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia e estará à frente da instituição na gestão 2022-2024. O detalhe é que a chapa ainda conta com a advogada Christianne Gurgel na vice-presidência e mais sete mulheres em outros cargos.


RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul, a advogada Neusa Maria Rolimbastos, foi eleita Vice-Presidente. Leonardo Lamachia foi eleito nesta segunda-feira (22/11) presidente da seccional da OAB do Rio Grande do Sul com 67,67% dos votos válidos A eleição de 2021 foi a maior da história da OAB/RS com 48.198 votos registrados.

SÃO PAULO

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB São Paulo, uma das mais tradicionais, prestes à completar 90 anos de fundação, em janeiro do ano que vem, também elegeu a sua primeira mulher como presidente. A advogada criminalista Patricia Vanzolini, contraiu covid-19 na reta final da campanha, teve que ficar isolada, não participou dos debates e ainda venceu o atual presidente que buscava a reeleição com 35,80% dos votos válidos. Ela obteve 64.207 votos conta 58.821 votos (32,79%); e Dora Cavalcanti, 18.351 votos (10,23%). Cinco chapas disputavam a presidência da seccional São Paulo. Durante a apuração, a disputa concentrou-se entre Caio, que atua na área cível, e Patrícia, que é mestre e professora em direito penal.

OAB

No Brasil, a categoria possui mais de 1,3 milhão de filiados. Só em São Paulo, a maior seccional do país, estavam aptos a votar 350 mil advogados e advogadas com inscrição profissional definitiva e válida para trabalhar no estado.

A OAB é uma entidade federal independente, não subordinada a nenhum órgão estatal e possui previsão na Constituição Federal como indispensável para a democracia e à função jurisdicional do estado. A entidade teve um papel de destaque durante o processo de redemocratização do país e o combate à tortura e aos abusos durante o regime militar nas décadas de 60 e 70.

O presidente nacional da OAB pode impetrar processos no Supremo Tribunal Federal (STF) e em outros órgãos federais, como ação direta de inconstitucionalidade, em que é possível questionar a legalidade e a validade de leis ou normas federais ou estaduais.

ELEITORADO FEMININO NO BRASIL

Os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comprovam a importância do eleitorado feminino para a política brasileira. Dados de setembro de 2020 mostram que as mulheres são hoje 52,6% dos eleitores, enquanto os homens são 47,4%.

Quando se trata do nível de instrução, as mulheres são a maioria entre os eleitores de nível superior completo: 60,9%, contra 39,1%. Entre os que possuem nível superior incompleto, as mulheres representam 55% do total, enquanto os homens representam 45%.

As mulheres também são maioria entre os eleitores com ensino médio completo: 55,4% a 44,6%.

Os homens passam a ser a maioria entre os eleitores com nível médio incompleto (50,8% a 49,2%), ensino fundamental completo (50,4% a 49,6%) e ensino fundamental incompleto (50,7% a 49,3%).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.