Pular para o conteúdo principal

7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais reúne 80 municípios em Cascavel Projetos Inovadores são destaque nesta sexta-feira (22)


Prefeitos e gestores de 80 municípios participaram nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), em Cascavel, do 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec). Neste segundo dia de debates no principal encontro de tecnologia direcionado para as Prefeituras de pequenos e médios municípios, 13 Prefeituras receberam o título de Projeto Inovador 2019, pela implantação de ferramentas que estão gerando maior eficiência dos serviços públicos. Ao todo, 60 projetos foram submetidos à avaliação da organização.

Entre os destaques está o sistema que informatizou o Fala Curitiba, programa de consulta pública da capital do Estado. Segundo a responsável pelo programa, Elaine Rodrigues Leal, a ferramenta garantiu um registro mais preciso das solicitações, além de abranger uma maior parcela da população na construção das políticas públicas. “A gente precisa estar onde a população está”, observa.

São Leopoldo (RS) também recebeu o título de Projeto Inovador 2019 pela criação do aplicativo de coleta seletiva. O diretor de Resíduos Sólidos e Limpeza Público, Gilmar Francisco Zwetsch, ressaltou que desde o lançamento da ferramenta, em julho deste ano, a coleta seletiva do lixo teve aumento de 12% a partir de mais informações à população sobre as melhores formas de descarte e o calendário de coleta. “Conseguimos melhorar o índice de reciclagem e reduzir a disposição do lixo irregular, além de tornar um serviço mais transparente e eficiente”, disse, acrescentando que o próximo passo será o rastreamento dos veículos por gps.

O município catarinense de Imbituva foi outro homenageado no Congresso pela implantação do Protocolo Online. O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior destacou que o município deixou de gastar R$100 mil em seis meses somente com papel. “Como reflexo nós temos economia e agilidade de forma transparente onde o cidadão fica sabendo do andamento do processo”.

Comunicação – Para a gerente de projetos da Rede Cidade Digital, Priscila Bortolozzo Ludke, uma cidade inteligente precisa conhecer a realidade da população através da abertura de canais de comunicação. “São formas de envolver a população e trazer essas informações, questionando as pessoas também sobre o que é possível melhorarmos com a tecnologia”.

Projetos Inovadores 2019

Carambeí

Carambeí Digital

Cascavel

Aprova Digital - Licenciamento de Obras Online

Criciúma - SC

Criciúma Transparente (Novo Portal transparência)

Curitiba

Sistema Informatizado do FALA CURITIBA - Programa de Consulta Pública Municipal

Fazenda Rio Grande

Automatização da emissão do Alvará de Construção e do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras

Goioerê

Rastreamento e Monitoramento da Frota Municipal

Guaíra

Animalys

Imbituba -SC

Protocolo On-Line

Mandirituba

Valorizando Mandirituba

Marechal Cândido Rondon

Projeto SIG Geo M.C. Rondon

Piraquara

Gestão Eletrônica de Documentos

Ponta Grossa

Transfere Certo

São Leopoldo - RS

APP Coleta Seletiva Compartilhada

O 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais teve o patrocínio master da CTMGEO, Inovadora e 1DOC; patrocínio ouro da Inova Telecom, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Softplan, InnovaCity, Sigma Telecom, Compras BR, Portais Públicos e E.TECH BRASIL; prata da Línea Mídia, Senografia, PlayTable, Pumatronix, EZNetworks, UniCesumar e Itvale Tecnologia/MoniCloud/Cidade Segura; bronze da Exati Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública, das Associações dos Municípios Entre Rios (Amerios), Cantuquiriguaçu (CANTU), Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), Sudoeste do Paraná (AMSOP), Setentrião Paranaense (AMUSEP), Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Campos Gerais (AMCG); Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), Hotel Ibis Cascavel, Hotel Plaza e Deville Express Cascavel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.