Pular para o conteúdo principal

Rio Bonito do Iguaçu:Provopar e Departamento de Meio Ambiente entregam materiais de segurança do trabalho para a Associação de Catadores


A Associação de Catadores de Material Reciclável de Rio Bonito do Iguaçu recebeu na manhã desta quinta-feira, 25, das mãos do técnico ambiental Marcelo Gonçalves, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) oriundos do Programa Ecocidadão Paraná.

Os itens repassados aos trabalhadores do ramo de recicláveis são: bota, luva, jaleco, boné, óculos de proteção, protetor auricular e protetor de ruídos – este item para quem trabalha próximo a máquina de prensar lixo. Os oito trabalhadores tiveram direito a este material após passarem por um curso de qualificação em seis etapas , concluindo em especial o “Módulo de Segurança do Trabalho.

O presidente da associação, Lionésio Bortolin Camilo informou que a entidade está devidamente regulamentada junto aos órgãos que representam o Ecocidadão, e por isso da chegada de materiais visando à segurança dos trabalhadores.

De acordo com Marcos Carvalho, engenheiro ambiental e chefe do Departamento de Meio Ambiente, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, essa parceria entre o Ecocidadão e a Associação vai beneficiar cerca de oito famílias. “É algo que vai melhorar diretamente a coleta de lixo reciclável, a vida de todos  e de seus dependentes”, disse Marcos.

Carvalho informa ainda que esta é uma primeira fase concluída do programa em Rio Bonito do Iguaçu. Na segunda fase será entregue um caminhão de lixo reciclável - que está em fase final de licitação. Além disso, chegará uma prensa nova, esteira, balança, elevador de fardos e há a intenção no futuro de readequar e ampliar o barracão.

O que é o EcoCidadão

O Programa EcoCidadão Paraná é um programa na parceria entre Provopar, Sanepar, Instituto de Águas do Paraná e com apoio das administrações municipais, busca orientar, organizar e apoiar associações e cooperativas de catadores de material reciclável do Estado com o objetivo de reduzir o volume de resíduos recicláveis lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios, minimizando o impacto de degradação ambiental.

O catador é estimulado a participar e intensificar ações de educação ambiental, desde a sensibilização porta a porta, para separação correta dos resíduos sólidos recicláveis, até a destinação final ambientalmente adequada dos mesmos, implicando em menor quantidade de resíduos dispostos a céu aberto.

O apoio às organizações de catadores possibilita o aumento da vida útil de aterros sanitários dos municípios, já que, com o incentivo à coleta seletiva, à logística reversa e à triagem do material, reduz-se o depósito de recicláveis nos aterros e estimula-se a devolução de materiais à cadeia produtiva, diminuindo a geração de rejeitos. A atividade organizada dos catadores de material reciclável abre caminho, ainda, para a inclusão social deles e de suas famílias, gerando trabalho e renda, permitindo sustentabilidade econômica e o fomento ao desenvolvimento local.

Hoje, o Ecocidadão Paraná atua em 40 municípios paranaenses, abrangendo 47 associações de catadores de material reciclável.

Assessoria Comunicação RBI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.