A Ouvidoria Geral da Previdência Social recebeu algumas denúncias sobre uma possível fraude em recebimento de benefício no Município de Foz do Jordão.
Segundo informações repassados pelas pessoas que pediram a investigação junto a Ouvidoria do INSS, este homem recebe benefício do INSS, por invalidez, mas vídeos e fotos do seu dia-a dia na cidade mostram ele em perfeitas condições de trabalhar, " ele dirige, mesmo sem carteira, ele se envolve em política, faz campanha, ele trabalha por conta ... enfim ... todas as características de uma pessoa normal" declarou um dos denunciantes.
Com as denúncias, o INSS deverá BLOQUEAR os próximos pagamentos e comunicar o atual SEGURADO DO INSS para que compareça na Agência do INSS , lá será feita uma nova perícia embasadas em vários exames que serão exigidos pelo INSS.
Comprovada a fraude, o Segurado será indiciado em inquérito na Policia Federal, responderá criminalmente e ainda terá que devolver todos os valores recebidos ilegalmente.
O Nome do "Segurado do Inss " será mantido em sigilo até a apuração da denúncia.
A notícia caiu como uma BOMBA em Foz do Jordão.
A importância das denúncias à Ouvidoria do INSS
A participação dos cidadãos no combate às fraudes na Previdência Social, INSS, é muito importante. É a partir das denúncias feitas que são encontrados muitos fraudadores. Veja abaixo a notícia que foi publicada no site da Previdência sobre os resultados das denúncias recebidas. Faça sua denúncia na Ouvidoria e ajude o Brasil.
As denúncias feitas por cidadãos à Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OGPS) resultaram em várias operações realizadas pela Força-Tarefa Previdenciária nos últimos três anos. As ações empreendidas interromperam práticas ilícitas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que oneravam os cofres públicos e prejudicavam segurados.
Os resultados obtidos com as operações, todas iniciadas a partir de denúncias de segurados feitos à Ouvidoria-Geral da Previdência Social, ressaltam a importância do órgão como ferramenta de defesa dos direitos do trabalhador brasileiro.
As últimas nove operações originadas em denúncias feitas à OGPS, por exemplo, resultaram em 80 mandados de prisão de envolvidos e 122 mandados de busca e apreensão. A maior parte das irregularidades investigadas envolvia fraudes para a obtenção de benefícios. Mas também figuravam corrupção, estelionato e extorsão de segurados por pessoas que agiam como “facilitadores”, nos casos em que o cidadão tinha benefícios atrasados a receber do INSS. Somados, os prejuízos estimados nessas nove ações chegam a mais de R$ 26 milhões.
As operações foram conduzidas por servidores do Ministério da Previdência Social, policiais federais e membros do Ministério Público Federal, que integram a Força-Tarefa. Essas investigações específicas resultantes de denúncias à Ouvidoria – algumas duraram mais de um ano – abrangeram 31 municípios dos estados de Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo.
Ouvidoria - A OGPS é a maior ouvidoria pública da América Latina, e recebe uma média mensal de 16 mil manifestações, sendo 8,7% denúncias. Somente nos últimos 18 meses foram recebidos 22,4 mil registros dessa natureza. Todos os casos foram encaminhados para as áreas responsáveis pela apuração das irregularidades, mantendo o sigilo do denunciante, que não precisa se identificar.
São quatro os canais pelos quais o segurado pode entrar em contato com a Ouvidoria, para fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Pela Central 135, basta teclar a opção 3 no menu eletrônico. Pela internet, o cidadão deve entrar na página da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br) e clicar em “Ouvidoria-Geral”. As outras formas de contato são o envio de correspondência ou se manifestar pessoalmente, na sede do órgão, em Brasília.