sexta-feira, março 21, 2025

Secretaria de Agricultura de Cantagalo impulsiona aquicultura com engenheira especializada

Secretaria de Agricultura de Cantagalo impulsiona aquicultura com engenheira especializada

A piscicultura de água doce é uma oportunidade em crescimento para os produtores rurais brasileiros

A Secretaria Municipal de Agricultura de Cantagalo com apoio do Prefeito João Konjunski e do vice Ponciano Abreu tem intensificado o apoio aos agricultores locais, buscando constantemente alternativas para fortalecer e desenvolver a produção agrícola e áreas correlatas. Um grande diferencial nesse trabalho é a presença da engenheira de aquicultura Vanessa Klaczik Gavlik, que se juntou à equipe para orientar e acompanhar os produtores de peixe do município.
Com uma carga horária de 30 horas semanais, Vanessa oferece um leque de serviços essenciais, incluindo, atendimento de outorgas e licenciamentos ambientais; auxílio na regularização das atividades aquícolas; análise de água para produção aquícola; garantia da qualidade da água para a criação de peixes e elaboração de projetos para produtores que participam do curso do SENAR e residem em Cantagalo, além de acompanhamento técnico, orientação e suporte aos aquicultores.
O objetivo da secretaria é incentivar o aumento do número de aquicultores e garantir que a maior parte da produção seja destinada a frigoríficos, para posterior aquisição pela prefeitura e inclusão no cardápio da merenda escolar do município. Essa iniciativa visa fortalecer a economia local e oferecer alimentos de qualidade aos estudantes.

Perfil

 
Vanessa Klaczik Gavlik é formada pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, com especialização em Peritagem Agrícola, Ambiental e Judicial, e atualmente é acadêmica de Agronomia. Sua expertise será fundamental para o desenvolvimento da aquicultura em Cantagalo.
A Secretaria de Agricultura de Cantagalo segue trabalhando para oferecer o melhor suporte aos agricultores, impulsionando o desenvolvimento do setor e promovendo a segurança alimentar no município.
 
Piscicultura de Água Doce: Uma Oportunidade em Crescimento
 A piscicultura de água doce é uma atividade que está ganhando destaque em todo o mundo, incluindo o Brasil. Com a demanda por proteína animal em ascensão, a piscicultura de água doce oferece uma oportunidade para os produtores rurais diversificarem suas atividades e aumentarem suas receitas.

* Produção Mundial e Nacional*
Em 2024, a produção mundial de pesca e aquicultura atingiu um recorde histórico, superando pela primeira vez a pesca de captura. A produção aquícola mundial alcançou 130,9 milhões de toneladas, com a Ásia respondendo por 91,4% do total mundial.
No Brasil, a piscicultura também está em crescimento. Em 2023, o país se tornou o 4º maior produtor mundial de tilápia, com uma produção de 887 toneladas de peixes de cultivo. Além disso, a piscicultura brasileira cresceu 53,25% nos últimos 10 anos, impulsionada por uma combinação de fatores econômicos, ambientais e sociais.
 
Exportações e Tendências

As exportações brasileiras de peixes de cultivo também estão em crescimento. Em 2023, as exportações cresceram 4%, alcançando 6.815 toneladas e uma receita de US$ 24,7 milhões.
A adoção de tecnologias de ponta e práticas sustentáveis é fundamental para o crescimento sustentável da piscicultura. Além disso, a diversificação de espécies e a produção de peixes de maior valor agregado também são tendências importantes para o setor.
A piscicultura de água doce é uma oportunidade em crescimento para os produtores rurais brasileiros. Com a demanda por proteína animal em ascensão e a produção mundial de pesca e aquicultura em crescimento, o Brasil tem potencial para se tornar um importante player no mercado global de peixes de cultivo.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE