Pular para o conteúdo principal

Morre Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo, aos 92 anos

Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro (RJ) – Morreu neste domingo (19), João Baptista Bellinaso Neto, mais conhecido como Léo Batista, aos 92 anos. O jornalista esportivo estava internado desde o dia 6 de janeiro para tratar um câncer no pâncreas, diagnosticado após um quadro de desidratação e dores abdominais.

Filho de imigrantes italianos, Léo Batista nasceu em Cordeirópolis, no interior de São Paulo. Desde jovem, demonstrou talento para a comunicação, iniciando sua carreira aos 15 anos em serviços de alto-falantes em sua cidade natal. Ainda nos anos 1940, destacou-se no rádio, iniciando uma trajetória que marcaria a história do jornalismo esportivo brasileiro.

Ao longo de mais de 76 anos dedicados à comunicação, Léo Batista tornou-se uma referência na cobertura esportiva. Destes, 53 anos foram na TV Globo, onde ele se consolidou como um dos grandes nomes da emissora, contribuindo significativamente para o jornalismo esportivo e para a televisão aberta no Brasil. Apaixonado por futebol e torcedor declarado do Botafogo, ele virou um ícone cultural, associado à paixão pelo esporte e à versatilidade jornalística.

Um pioneiro multifacetado

Conhecido como o “coringa” da TV Globo, Léo Batista ingressou na emissora em 1970 como freelancer, integrando a equipe enviada ao México para a cobertura da Copa do Mundo. Após o evento, foi convidado a substituir Cid Moreira em uma edição do Jornal Nacional, sendo contratado em definitivo. Durante sua trajetória na Globo, ele foi o primeiro apresentador de telejornais icônicos, como o Jornal Hoje (1971), o Esporte Espetacular (1973) e o regional Globo Esporte (1978).

Além do esporte, Léo Batista marcou presença em diversos outros formatos, como o Globo Rural. Ele também foi o primeiro a narrar competições como Fórmula 1 e surfe na TV brasileira, demonstrando sua habilidade de transitar entre diferentes áreas do jornalismo.

Em 1954, ainda no rádio, Léo Batista foi o primeiro locutor a noticiar a morte do presidente Getúlio Vargas, em um momento histórico do Brasil. Na TV, criou o quadro de gols do Fantástico, revolucionando a forma como os brasileiros consumiam futebol aos domingos.

Legado e saudadeFretes para todo o Brasil

Léo Batista deixa um legado imensurável para o jornalismo e para a história da comunicação no Brasil. Sua dedicação, talento e paixão pelo esporte e pela informação inspiraram gerações de jornalistas e espectadores.

A família, amigos, colegas de profissão e admiradores lamentam a perda do veterano, que dedicou sua vida a informar, entreter e emocionar o público brasileiro.

vIA https://portalcantagalo.com.br/morre-leo-batista-icone-do-jornalismo-esportivo-aos-92-anos/#google_vignette

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feminicidio em Rio Bonito do Iguaçu

Deoclecio  Bortoluzzi apontado como o autor do Feminicidio  Feminicídio na comunidade Alto Iguaçu 🚨 Indivíduo efetuou vários disparos de arma de fogo contra a amante e se evadiu do local!  

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Grave acidente com óbito na estrada do aeroporto em Rio Bonito do Iguaçu

  Na tarde deste sábado (01), um grave acidente foi registrado na estrada do aeroporto, em Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, uma pessoa entrou em óbito no local.