Pular para o conteúdo principal

ADVOGADO GILMAR CARDOSO ATUALIZA PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL 2024 PARA PARTIDOS E CANDIDATOS


 ADVOGADO GILMAR CARDOSO ATUALIZA PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL 2024 PARA PARTIDOS E CANDIDATOS

Sugestões  para as resoluções eleitorais estão sendo recebidas pela internet e audiência pública ocorre durante três dias em janeiro com transmissão ao vivo.


O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso promoveu uma atualização para os partidos e candidatos às eleições de outubro de 2024, de acordo com as normativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado explica que as minutas das resoluções contendo as regras  que orientarão os procedimentos eleitorais, estão recebendo contribuições para o aperfeiçoamento do pleito através de audiências públicas nos próximos dias 23 (aborda temas das pesquisas eleitorais, sistemas eleitorais, auditoria e fiscalização e atos gerais do processo eleitoral); 24 (sobre a escolha e registro das candidaturas, Fundo Especial de Financiamento de Campanha e prestação de contas),  e 25 de janeiro ( os debates serão sobre propaganda eleitoral, representações e reclamações e ilícitos eleitorais). As contribuições estão sendo recebidos através de formulário eletrônico no Portal do TSE.

Segundo Gilmar Cardoso, nos três dias, os encontros serão realizados a partir das 9h, no TSE em Brasília e o evento contará também com o formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. Poderão apresentar sugestões pessoas e instituições públicas e privadas (incluindo os partidos políticos), os TREs e as associações profissionais e acadêmicas.


PRINCIPAIS PRAZOS ELEITORAIS 2024


O advogado Gilmar Cardoso destaca os prazos que devem ser observados pelos partidos e postulantes que pretendem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou de vereador. 

Os interessados precisam estar filiado a um partido político e com domicílio eleitoral (lugar da residência ou moradia da pessoa que requere a inscrição eleitoral) estabelecido na circunscrição onde pretende disputar o pleito até a data-limite de 6 de abril, seis meses antes do dia da votação, marcada para 6 de outubro, em primeiro turno.

O cadastro para as eleições 2024 estará fechado após o dia 8 de maio, portanto, não deixe para a última hora para solicitar o título eleitoral, alerta o advogado Gilmar Cardoso. 

Para trocar o domicílio eleitoral, é necessário residir na localidade para qual deseja fazer a transferência há pelo menos três meses ou ter completado, no mínimo, um ano da data de alistamento eleitoral ou da última transferência do documento.

A legislação estabelece que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias que antecedem a data da eleição, e o mesmo prazo vale para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar ausências às urnas nas três últimas eleições, descreve Gilmar Cardoso.  

O advogado e consultor Gilmar Cardoso também reitera o entendimento sobre a chamada Janela Partidária, período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato. Gilmar Cardoso explica que essa possibilidade é considerada uma justa causa para desfiliação partidária, se for feita neste período permitido pela lei. Neste ano a troca de legenda pelos Vereadores poderá acontecer de 7 de março a 5 de abril, seis meses antes das eleições, frisa.

Pesquisa de opinião

Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatos às eleições de 2024 devem fazer o registro prévio no TSE até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

Convenções partidárias e registros de candidatura

O advogado Gilmar Cardoso destaca ainda que entre o dia 20 de julho e 5 de agosto é permitida pela lei a realização das convenções partidárias para deliberar sobre as coligações para Prefeito e escolha dos candidatos aos cargos em disputa. Definidas as candidaturas, os partidos terão até o dia 15 de agosto para o registro na Justiça Eleitoral.

Propaganda eleitoral

A publicidade oficial será feita a partir do dia 16 de agosto de 2024. Até este prazo, a chamada campanha antecipada com manifestação contendo pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e passível de multa, adverte o advogado Gilmar Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.