quarta-feira, março 15, 2023

NOVA LEI DE LICITAÇÕES ENTRA EM VIGOR DIA 1º DE ABRIL, DESTACA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO


 NOVA LEI DE LICITAÇÕES ENTRA EM VIGOR DIA 1º DE ABRIL, DESTACA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO


O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca que a nova Lei de Licitações e Contratos sob o nº 14.133, de 2021, que estabelece normas gerais de licitações e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados e Municípios, publicada em 1º de abril de 2021, tinha um prazo de dois anos para conviver com a anterior (lei 8.666/1993) e ao final deste prazo restará revogada. O advogado esclarece que este prazo foi previsto para que os entes federados pudessem se adequar às novas regras.

Outras normas legais também entram nesse encerramento legal, dentre as quais, a Lei do Pregão (10.520/2002) e a Lei do Regime Diferenciado de Contratações (12.462/2011).

Gilmar Cardoso esclarece que a partir do dia 1º de abril o Sistema de Compras receberá somente os processos de licitação que estejam em conformidade com a NLL.

O advogado frisa que com a nova lei, a primeira etapa será de propostas e julgamento, sendo que a análise dos documentos de habilitação será feita apenas da empresa vencedora. O objetivo é otimizar e agilizar o processo. Outro ponto importante é a autorização da realização da etapa de habilitação antes das propostas.

Para Gilmar Cardoso a mudança mais significativa na Nova Lei de Licitações refere-se às modalidades, com a extinção da Tomada de Preços e a Carta-Convite e a criação do Diálogo Competitivo. O advogado explica que no Diálogo Competitivo o propósito é um pouco mais específico e, consequentemente, pode ser menos utilizada pelos órgãos públicos. 

Por  fim, o advogado frisa  sobre os novos valores de dispensa de licitação que foram elevados para até R$ 100 mil para obras ou serviços de engenharia, ou serviços de manutenção de veículos automotores e de até R$ 50 mil para bens e outros serviços.

Gilmar Cardoso ainda reitera que os prazos para divulgação mudaram na nova lei, sendo agora considerados apenas os dias úteis. Os processos licitatórios voltados à aquisição de bens, serão oito dias e para maior retorno econômico, leilão, técnica e preço ou conteúdo artístico, serão de 15 dias. Quando a licitação for voltada à realização de obras, os prazos também tiveram alteração, Já para a transparência, a nova lei busca modernizar os processos, tornando a contratação eletrônica uma regra para todos os procedimentos. Será admitida a forma presencial, ainda que preferencialmente eletrônica, desde que motivada e com a sessão pública e registrada em ata e gravada em áudio e vídeo. 

O advogado descreve que na nova lei de licitações, a administração pública poderá firmar contratos com vigência inicial de até cinco anos para casos de serviços e fornecimento contínuos, podendo ser prorrogados por até dez anos. Há também a possibilidade de contratação com prazos iniciais de 10 anos, como contratações com transferências de tecnologia de produtos estratégicos do SUS e com prazos entre 10 e 35 anos para contratos que geram receitas para a administração pública, concluiu Gilmar Cardoso.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE