terça-feira, setembro 29, 2020

Deputados aprovam implantação de até 200 escolas cívico-militares no Paraná

Os deputados estaduais aprovaram, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei 543/2020, que autoriza e regulamenta o funcionamento de até 200 escolas cívico-militares no Paraná.

O texto, de autoria do governo estadual, prevê a implementação do sistema com gestão compartilhada entre militares e civis, em escolas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e no ensino médio.

Nesta segunda-feira, os parlamentares aprovaram o texto em segunda e terceira discussão, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A proposta deve ser analisada para redação final e, se aprovada, será enviada para sanção do governo do estado.


Modelo de implantação

De acordo com o projeto de lei, se sancionado, a implantação do sistema cívico-militar só poderá ser realizada em cidades com mais de 10 mil habitantes, sob aprovação da comunidade por meio de consulta pública.

Ainda conforme a proposta, o modelo só poderá ser implantado em cidades com ao menos duas escolas estaduais em área urbana, ou em colégios considerados em vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar, desde que não possuam turmas no período da noite.

Segundo o texto, deverão ser respeitados os limites de atuação dos militares, considerando os direitos individuais e coletivos, tanto dos alunos, quanto dos profissionais que atuam na unidade.

Os custos das mudanças para o novo formato, conforme a proposta, devem ser pagos pela Secretaria Estadual de Educação (Seed).

Atualmente, o Paraná possui quatro colégios cívico-militares.

AEN

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE