quinta-feira, agosto 29, 2019

Unidade de Saúde do Monte Castelo promove coleta do preventivo no sábado (31)

A coleta de preventivos segue sendo o principal método para diagnosticar o câncer de colo de útero. Pensando nisso, a Unidade de Saúde do Monte Castelo vai estar aberta neste sábado, 31, durante todo o dia, para realizar os exames preventivos para o público feminino. Na oportunidade, será feito a coleta do exame preventivo e orientações sobre prevenção a doenças. Esse tipo de ação, vem sendo realizado frequentemente pelas equipes da Secretaria de Saúde, que disponibiliza a coleta em horários alternativos, para atender aquelas mulheres que trabalham durante a semana. A recomendação, é que as mulheres interessadas em realizar o exame, apresentem o cartão do SUS, CPF, RG e a Carteira de vacinação. O exame é indolor, identifica lesões e estágios iniciais da doença e pode ser feito gratuitamente.

“No sábado dia 31 de setembro estaremos fazendo o exame na Unidade de Saúde do Monte Castelo durante todo o dia. Toda mulher que trabalha durante a semana, pode agendar o exame em qualquer Unidade de Saúde e comparecer no sábado para fazer a coleta”, disse o Secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari. Além de detectar o câncer, o Papanicolau serve também para a verificação de lesões internas e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Devem realizar o exame todas as mulheres na faixa etária dos 20 aos 64 anos de idade.

Há duas formas de marcar o exame. O agendamento pode ser realizado pessoalmente nas Unidades Básicas de Saúde ou com um Agente Comunitário de Saúde (ACS). No dia da coleta, a mulher não pode estar menstruada e não deve usar cremes e duchas vaginais. As relações sexuais devem ser evitadas já na véspera do exame.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE