Amar alguém é um desafio!
Algumas pessoas parecem duvidar que sejam capazes de despertar o interesse de alguém tão especial, como se não fossem merecedoras de algo bom e se utilizam do recurso boicote, que acontece por meio de suas próprias ações.
A palavra ficar, muitos dizem por brincadeira, curtição da noite tem aparecido constantemente em pessoas que tendem a se boicotar e algumas delas, se não muitas, que não aguentam manter um vínculo que tenha equilíbrio e satisfação e que nunca tiveram algo significativo, muitas com autoestima baixa tendem a não acreditar que possam se relacionar de forma satisfatória seguindo essa conduta do “ficar”.
Indícios como criar obstáculos, imaginar o que não aconteceu, testar a paciência do companheiro, gostar de explosões para rebaixar a qualidade do vínculo, obter uma forma equivocada e distorcida de resposta, testa para se sentir querida, forjar situações criando dificuldades com o parceiro, e nutrir o fracasso no relacionamento, são atos inconscientes e evidentes que está se boicotando.
Amar alguém é um desafio. Não existe fórmulas prontas. As queixas mais comuns no consultório é a falha e a falta de comunicação e muitas vezes os pacientes nem se dão conta sobre seus comportamentos negativos e ainda justificam-se para não se deprimirem e não terem que passar por essas “aprovações alheias”.
Uma das partes mais difíceis de enfrentar e assumir-se em uma situação é algo bem pessoal e ser sincero e admitir seus sentimento é um desafio. Em geral experiências de outros relacionamento podem influenciar e surgir problemas quando desconfianças surgem. Há que se considerar, que a desconfiança pode ser um fator inerente à personalidade de cada pessoas.
Por fim, para todos os comportamentos de cada indivíduo é importante analisar a si próprio do que colocar a culpa no outro.
Marian Martins é psicóloga clínica e se dedica ao desenvolvimento de diversos projetos pessoais. Atua na área da psicologia clínica e perita do Tribunal de Justiça, também escreve para jornais, blogs e revistas.
CRP RS 07|10386 – CRR PR 08 IS|335
Fan Page: https://www.facebook.com/marian.martins3
Coluna Semanal da Psicóloga Marian Martins (27 de julho a 3 de agosto)
Comentários