quinta-feira, maio 12, 2016

Vereador fotografado acessando site pornô apresenta laudo que detectou vírus em seu computador


O vereador de Florianópolis Lino Peres (PT) apresentou nesta quinta-feira dois pareceres técnicos que apontam a existência de um vírus em seu computador usado no plenário da Câmara de Vereadores. Peres foi fotografado acessando um site pornográfico em 26 de abril deste ano. Os documentos que o vereador divulgou em coletiva de imprensa nesta quinta mostram que não houve busca por websites adultos na máquina.

Vereador é flagrado navegando por site pornô durante sessão da Câmara


Segundo Peres, um dos laudos afirma que o equipamento sofreu uma invasão de sites de conteúdo adulto através de Spamdexing, técnica usada por páginas para burlar portais de busca como o Bing e o Google. O vereador também mostrou o histórico do computado no dia 26, em que aponta que ele fazia a busca por um projeto de lei.

— Eu fazia pesquisa em matéria legislativa para basear a minha fala, levantei da mesa para discutir o assunto e quando voltei havia um site estranho no meu computador. Imediatamente fechei a página, e logo depois informei a Presidência em questão de ordem — relatou Peres na coletiva, segundo texto enviado pela assessoria de imprensa do parlamentar.

O parecer da Gerência de Programação e Suporte da Câmara de vereadores aponta que, diante da inexistência de um programa anti-vírus na máquina usada pelo vereador, o equipamento de Peres foi vítima de um ataque de vírus. O técnico que assina o documento diz que não há como definir como pode ter ocorrido a contaminação, pois ela acontece a qualquer momento com uma visita normal a qualquer site que tenha alguma maneira de contaminar os internautas visitantes.

O servidor, Marcos Antônio Pacheco, que assinou o parecer, ainda diz que foi feita uma simulação da fotografia que flagrou Peres acessando ao site e também se concluiu que a imagem foi feita dentro do plenário. Por fim, o vereador, com apoio de outros nove parlamentares, pediu a abertura de uma sindicância interna administrativa para apurar o caso com detalhes.

Peres já registrou boletim de ocorrência e contratou uma assessoria jurídica para iniciar a avaliação dos processos por danos morais causados ao parlamentar.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul