Pular para o conteúdo principal

Professor exibe entrevista de Lula ao JN durante aula em escola estadual no Paraná


Um professor de uma escola estadual no Paraná exibiu ao vivo a entrevista concedida pelo candidato ao PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Jornal Nacional a uma turma de estudantes do 3ºAno do Ensino Médio. O caso foi registrado no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Cantagalo, no centro-sul paranaense, na noite da última quinta-feira (25).
A direção da escola confirmou à Gazeta do Povo que não foram exibidas as outras entrevistas feitas pelo telejornal até então, com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato Ciro Gomes (PDT). O nome do professor e a disciplina que ele leciona também não foram divulgadas pela escola, que confirmou que o professor foi chamado para prestar esclarecimentos sobre a iniciativa de passar aos alunos apenas a entrevista de Lula.

O caso foi encaminhado ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, que não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem. A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), que declarou que a "escola não é espaço para propaganda político-partidária". A situação, diz a pasta, será investigada e todas as medidas cabíveis serão adotadas.

Confira a nota na íntegra da Seed: "A escola não é espaço para propaganda política-partidária. A Seed-PR está apurando os detalhes da história e tomará todas as medidas cabíveis para que isso não se repita em nossos colégios. A secretaria respeita todas as posições políticas e, portanto, não privilegia nenhuma delas. Isso é um princípio basilar de qualquer instituição de Estado."

Mãe de estudante conta que jovem pediu por aula de Redação e não foi atendida por professor
Mãe de uma estudante na turma em que a entrevista foi exibida durante a aula disse que a transmissão foi feita durante uma aula de Língua Portuguesa, e que o professor não deu mais explicações sobre os motivos que o levaram a exibir a entrevista no lugar de dar a aula.

“Ela chegou lá e os colegas comentaram sobre a entrevista do Lula que ia passar na televisão. Teve a do Bolsonaro na segunda e a do Ciro na terça, mas o professor não passou nenhuma dessas outras para eles, apenas a do Lula. Mesmo sabendo que não pode haver propaganda política dentro de sala de aula, ele foi lá e colocou. Minha filha não gosta de política, e disse que tinha ido lá para assistir à aula. O professor disse apenas que quem não quisesse ficar poderia sair da sala”, contou.

Ainda de acordo com a mãe, a jovem não concordou em ter que assistir à entrevista em vez de reforçar conteúdos que serão exigidos em avaliações futuras, como o Enem. “Minha filha questionou o professor, porque nós já passamos do meio do ano e daqui a pouco eles vão fazer as provas do Enem. Ela perguntou por que eles não estavam tendo um reforço de Redação, por exemplo, que é algo tão importante nessa avaliação do Enem. O professor levantou a voz com ela e respondeu que eles iriam ter essa aula ‘quando desse’”, afirmou.

Turma ficou revoltada com estudante, conta a mãe
Ao sair da sala, a jovem ligou para casa avisando sobre o ocorrido, e o pai dela foi buscá-la no colégio. O professor, então, teria se justificado dizendo que só estava exibindo a entrevista porque isso teria sido uma demanda dos próprios alunos. “A turma ficou contra a minha filha, se revoltou contra ela. Mas ela está lá para assistir à aula, e não para ver política. É lógico que alguns alunos iriam concordar, porque também seria uma forma de não precisar estudar. Da mesma forma que eu exijo que a minha filha respeite o professor e os colegas, eu também exijo que o professor e os colegas respeitem a minha filha. Ela faz cursinho o dia inteiro, está se esforçando para passar em Medicina, e à noite vai na escola para estudar, não para ver entrevista”, desabafou a mãe.

Fonte: Gazeta do Povo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.