Pular para o conteúdo principal

Gilmar Cardoso destaca a portaria que reduz afastamento por COVID de 15 para 10 dias



O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso comenta sobre a portaria do Ministério da Saúde publicada na terça-feira, dia 25 de janeiro, que reduz de quinze para dez dias o prazo de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados do novo coronavírus da Covid-19, suspeitos ou que tiveram contato com casos suspeitos. Antes, este mesmo período de isolamento era de 15 dias, descreve.

Alguns especialistas afirmam que a decisão do Ministério da Saúde segue tendência mundial de estudos científicos que comprovaram que o período de 14 ou 15 dias de isolamento era superior ao tempo de transmissão da Covid-19.

No início do mês, ao ser cogitada a redução para cinco dias do prazo de afastamento de profissionais da saúde o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por exemplo, manifestou preocupação com a adoção da medida e defendeu em nota a manutenção da quarentena.

Gilmar Cardoso frisa que o documento diz ainda que o período de afastamento pode ser reduzido para sete dias, caso o trabalhador apresente resultado negativo através de teste de antígeno ou de método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) a partir do quinto dia após contato com casos suspeitos. O texto foi assinado em conjunto com o Ministério do Trabalho e da Previdência.

Segundo o advogado o período de sete dias também é válido para casos suspeitos em que o trabalhador não apresente febre há 24 horas, não tome remédios antitérmicos e apresente melhora de sintomas respiratórios.

Gilmar Cardoso esclarece que a partir de agora, o empregador pode adotar, a seu critério, o teletrabalho (home office) como uma das medidas para evitar aglomeração. Antes, a indicação do governo era de que o trabalho à distância deveria ser priorizado. Já os trabalhadores com 60 anos ou mais, ou que apresentem condições clínicas de risco, devem receber atenção redobrada dos seus empregadores e ter como possibilidade o trabalho remoto, caso seja solicitado.

O Ministério da Saúde entende que à exemplo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, que diminuiu para cinco dias a recomendação de isolamento para assintomáticos que testaram positivo para a Covid-19, a portaria segue essa tendência e ainda mantem uma sobra de dois dias. Ressalte-se ainda, que no país está faltando exames para os pacientes além de insumos, sendo que sete dias é o mínimo tolerável para se evitar a propagação em massa do vírus, avalia.

O advogado Gilmar Cardoso afirma que as medidas sanitárias continuam sendo obrigação das empresas Elas devem prestar informações sobre formas de prevenção da doença, como o distanciamento social, e reforçar a necessidade de procedimentos de higienização das mãos, com água e sabão ou álcool gel 70%. Os recursos para a higienização das mãos também devem continuar a ser disponibilizados. Medidas como a manutenção da distância mínima de um metro entre os trabalhadores e o uso da máscara também foram mantidos na portaria, reitera Gilmar Cardoso.

Por fim, o documento estabelece que os trabalhadores que tiveram contato próximo a alguém com caso suspeito de Covid-19 devem comunicar à empresa e estabelecer um diálogo sobre o surgimento de qualquer sinal ou sintoma relacionado à doença, concluiu o advogado Gilmar Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.