Pular para o conteúdo principal

Rio Bonito do Iguaçu capacita seus agricultores na cadeia produtiva de olericultura e agroindústria


Rio Bonito do Iguaçu capacita seus agricultores na cadeia produtiva de olericultura e agroindústria 

A prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, em parceria com Emater, Senar e UFFS estão desenvolvendo diversas atividades com a finalidade de capacitar o pequeno produtor rural. A ideia é diversificar as cadeias produtivas existentes no município.

Nesse sentido, nos dias 27 e 28 de junho foi ofertada capacitação em panifícios para agricultores familiares do Rio Bonito. O objetivo é fortalecer a agroindústria local. Segundo o técnico do Instituto Emater, Lucas Travassos, as capacitações são ferramentas didáticas, pois além de desenvolver técnicas a fim de aumentar a eficiência na produção de alimentos, ela é um momento de socialização, em que os produtores se conhecem e criam uma relação de confiança entre seus pares.

No caso do curso em evidência, ofertado pelo SENAR, os beneficiários aprendem técnicas de boas práticas ao manusear alimentos e diversas receitas para beneficiar sua produção, reduzindo custos e criando oportunidades no meio rural. Além desse curso, também foi ofertado curso de derivados de mandioca, onde as beneficiárias aprenderam a extrair sua própria farinha e o seu polvilho, base de diversas receitas.

A agricultora Francieli Rizzo, moradora da comunidade do Alto Água Morna, já está colhendo resultados dessa parceria, já que através do projeto Renda Agricultor, da Emater, adquiriu itens necessários a produção de panifícios e através das capacitações já colhe os resultados desse investimento: Sua renda teve um incremento significativo em alguns meses de acompanhamento e já está pensando em aumentar seu negócio, já que irá construir uma pequena fabriqueta de pães na sua propriedade, fruto de sua organização e vontade.

 Além dos cursos voltados na área gastronômica, também são ofertadas reuniões práticas na área de agrárias, em parceria com Emater e UFFS, onde os produtores aprendem técnicas que aumentam a eficiência de seus cultivos e cortam custos desnecessários. É o exemplo de dona Lidia Anhaia, moradora do Assentinho, que aprendeu a fazer um fertilizante liquido com produtos existentes na sua propriedadee que são menos agressivos ao meio ambiente.

Com a finalidade de garantir um preço mínimo para os alimentos produzidos no município, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) articulado pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu é um incremento de renda e se torna essencial por oferecer um escoamento mínimo a produção de frutas e verduras no município. Essa parceria é um exemplo de intersetorialidade desenvolvida pelo município e que promete uma colheita farta aos cidadãos rio bonitenses.

Assessoria Comunicação RBI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.