Na manhã desta sexta-feira (19), a 10ª Cia Independente da PM de Laranjeiras do Sul, realizou uma solenidade de homenagem a Tiradentes, considerado patrono das polícias militares do Brasil.
A solenidade foi realizada na praça José Nogueira do Amaral, às 09h e contou com a presença do Excelentíssimo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel QQPM Jefferson Silva, do comandante da 10ª Cia Independente da PM de Laranjeiras do Sul, Capitão QOPM Ederson Pinheiro Crevelin, do vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, Delegado chefe da 2ª SDP de Laranjeiras do Sul, Marcelo Trevizan,Corpo de Bombeiros, alunos do Colégio Cívico Militar entre outras autoridades.
QUEM FOI TIRADENTES?
No dia 12 de novembro de 1746, na capitania de Minas Gerais, nasceu Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.
Joaquim recebeu o apelido de Tiradentes por atuar como dentista amador.
Tiradentes foi alferes (antigo posto militar, equivalente ao atual de segundo-tenente) na Cavalaria dos Dragões Reais Minas, a força atuante na Capitania de Minas Gerais, subordinada à Coroa Portuguesa. Ele lutou bravamente na Inconfidência Mineira, em 1789, pela independência do Brasil, período onde ocorreu um embate contra o domínio e exploração de Portugal.
Os inconfidentes foram denunciados e Joaquim passou três anos presos no Rio Janeiro. Após isso foi enforcado e esquartejado, em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi o único dos inconfidentes condenado à morte.
Tiradentes é um herói nacional, nunca se curvou ou se intimidou, por isso é considerado o Patrono das Polícias Militares do Brasil.
Fonte: Campo Aberto FM
Comentários