sábado, março 28, 2020

Veja para o que serve o hipoclorito de sódio

O O hipoclorito de sódio é uma substância muito utilizada como desinfetante para superfícies, mas que também pode ser utilizada para purificar a água para uso e consumo humano. O hipoclorito de sódio é conhecido popularmente como água sanitária, lixívia ou cândida, que é vendida em solução de até 2,5% de hipoclorito de sódio.

O hipoclorito de sódio pode ser comprado em mercados, quitandas, sacolão ou farmácias. Existem no mercado pastilhas de uso doméstico e, geralmente, uma pastilha é utilizada para purificar um litro de água, mas deve-se ter atenção às instruções do tipo de hipoclorito de sódio que é vendido, porque também existe hipoclorito vendido como sal, soluções ou em pastilhas que são utilizadas para purificar cisternas, poços e para o tratamento de piscinas. Nessas situações, a concentração da substância é muito maior e pode trazer problemas para a saúde.


Para que serve

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus. Veja que doenças podem surgir após o consumo de água contaminada.
Como usar o hipoclorito de sódio

A forma de usar o hipoclorito de sódio varia de acordo com o objetivo do seu uso:

1. Purificar água

Para purificar a água para consumo humano, recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo.

É importante manter o recipiente tampado e esperar 30 minutos após pingar as gotinhas para consumir a água. Este tempo é necessário para que o desinfetante faça efeito, mantando todos os microrganismos. A água purificada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.

Veja também como lavar corretamente frutas e verduras.

2. Desinfectar superfícies

Para desinfectar superfícies e eliminar vírus e bactérias, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda misturar 4 colheres de chá de hipoclorito de sódio (equivalente a 1 colher de sopa), por cada litro de água a utilizar. 
Essa água deve depois ser usada para desinfectar superfícies como balcões, mesas ou o piso, por exemplo.

Cuidados ao manipular hipoclorito de sódio

Ao utilizar hipoclorito de sódio, é muito importante evitar o contato direto com a substância, porque ela possui ação corrosiva, que pode causar queimaduras na pele e nos olhos, quando está em grandes concentrações. Dessa forma, é aconselhado sempre utilizar luvas.
O que acontece se utilizar hipoclorito de sódio de forma errada

Se for usado, acidentalmente, hipoclorito de sódio em doses acima do recomendado, deve-se lavar a região exposta imediatamente com água corrente e observar se surgem sintomas como coceira e vermelhidão. Quando se ingerem doses exageradas desta substância, podem surgir sintomas de envenenamento como vontade de vomitar, tosse e dificuldade para respirar, sendo necessário atendimento médico urgente.

No entanto, quando o hipoclorito de sódio é usado dentro das recomendações, é seguro para saúde e a água tratada pode até ser oferecida para bebês e crianças. Em caso de dúvida, no caso das crianças, o recomendado é oferecer água mineral devidamente lacrada.


Fonte:https://www.tuasaude.com/hipoclorito-de-sodio/

Leia abaixo matéria relacionada


Prefeito Berto Silva anuncia desinfecção das ruas e espaços públicos e outras medidas de prevenção ao Covid-19 

https://olhoabertopr.blogspot.com/2020/03/prefeito-berto-silva-anuncia.html

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul