quarta-feira, novembro 28, 2018

Segunda via do RG pode ser solicitada no Governo Digital

É possível solicitar a 2ª Via Rápida da carteira de identidade pela internet, sem a necessidade de ir até um posto do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR). Basta usar o Governo Digital, ferramenta que facilita o acesso aos serviços públicos. A requisição pode ser feita por aqueles que perderam o RG ou tiveram o documento roubado. 
Até o final de outubro, cerca de 35 mil pedidos foram feitos em todo o Paraná. A possibilidade de pedir a via rápida pelo Governo Digital colaborou, inclusive, com a redução das filas dos IIPR do Estado, resolvendo um dos grandes problemas da população, que era a dificuldade de  agendar dias e horários para emissão do documento.
Agora, há horários para outros serviços do IIPR, a exemplo de atestado de profissão, atestado de cadastro positivo ou negativo e atestado de antecedentes criminais.
Como acessar
Basta entrar no Governo Digital, digitar no campo de busca a expressão “2ª Via do RG” e apertar o “enter” do teclado. Após isso, é só clicar em “Conheça o serviço”. Nessa página, que contém informações sobre o procedimento, o cidadão deve entrar link “agendar”, disposto no lado direito da tela. Ao clicar no botão, é levado diretamente para a página do IIPR, onde pode fazer a solicitação.
Pontos de entrega
Ao fazer a solicitação pelo Governo Digital, o cidadão pode escolher o local mais próximo de sua casa para fazer a retirada. Em Curitiba, além da sede do IIPR, o documento pode ser pego nas ruas da cidadania do Cajuru, Pinheirinho, Bairro Novo, Fazendinha, Carmo, Santa Felicidade e Boa Vista. 
Quem pode pedir
Por enquanto, a 2ª Via Rápida está disponível apenas para aqueles que fizeram o cadastro biométrico no Detran ou Instituto de Identificação nos últimos cinco anos. Ao fornecer o RG no site do órgão, o cidadão é informado se pode solicitar o documento sem necessidade de reapresentar seus documentos. Caso seja positivo, terá que ir até o posto do IIPR que escolher para retirar. O prazo para a entrega é de 5 a 20 dias.
Primeiro RG
No caso da primeira via do documento de identidade, é preciso ir presencialmente nos postos de antedimento do IIPR. Nesse caso, é necessário levar alguns documentos, como certidão de nascimento e certidão de casamento. A relação completa pode ser vista no site do Governo Digital. 
Importância
O RG é imprescindível para o cidadão brasileiro. Além de ser necessário para a confecção de outros documentos, como Carteira de Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho, o RG substitui visto e passaporte para viagens a países da América do Sul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul