domingo, janeiro 12, 2014

Sanepar, qual o real motivo da frequente falta de água em Laranjeiras do Sul?

A frequente falta de água em Laranjeiras do Sul está sendo o assunto da semana no município, usuários reclamam da falta de água, por outro lado até o momento a Sanepar não divulgou oficialmente o motivo desta faltas.... 

No site oficial da Sanepar não localizamos nenhum informativo sobre tal assunto (http://site.sanepar.com.br/) , a pouco tentamos contato com a sanepar via telefone, mas também não obtivemos sucesso, a nossa tentativa agora foi feita através da rede social twitter, porém ainda não tivemos resposta até o momento.


Qual o real motivo da frequente falta de água em Laranjeiras do Sul?? O povo quer saber. 

EM TEMPO (17:04)

Logo após publicarmos no twitter, o Deputado Estadual Valdir Rossoni - Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná) nos respondeu dizendo que amanhã ele verá sobre isso e nos dará a resposta.
Fonte https://twitter.com/rossoni/status/422444053842911234

Um comentário:

Anônimo disse...

As companhias de água e esgoto captam recursos financeiros via tarifa para manter o sistema em ordem e funcionando, a chamada depreciação.

As depreciações garantem a continuidade do sistema, para quando a vida útil dos equipamentos, tubulações, etc, estejam com vencidas possam ser trocados e assim garantir a continuidade do sistema.

Os valores de depreciação dos equipamentos e materiais são definidos pela Receita Federal e pela CVM.

As depreciações constituem um valor considerável da tarifa de água/esgoto, pago pelo consumidor mensalmente.

Entretanto, o que se constata em todas as companhias de água e esgoto, é que a grande maioria dos equipamentos e tubulações estão com suas vidas úteis vencidas; não existe manutenção preditiva e nem preventiva para a troca dos equipamentos vencidos, apesar de terem cobrado para isso!

Pior, se fizerem uma auditoria nas contas das companhias de água e esgoto, irão constatar que os recursos financeiros (volumosos) provenientes das depreciações não existem. Foram consumidos ou desviados.

Mais grave, quando um Prefeito quer sair do sistema da Companhia Estadual, lhes apresenta um fatura de todos os investimentos feitos nos sistemas. Ora, tanto os investimentos quanto as depreciações compõem a tarifa de água e esgoto, e são cobrados mensalmente do consumidor. A conta é ao contrário, como já foi cobrado via tarifa a depreciação e os investimentos, existe uma reserva de recursos provisionados. Na eventualidade de uma rescisão contratual, na grande maioria dos casos seria a companhia de água e esgoto que teria que pagar para rescindir o contrato.

Mas voltando à falta de água, como os equipamentos e tubulações não são trocados quando suas vidas úteis estão vencidas, o que se vê é uma manutenção de vazamentos, só trocam quando rompe na quele trecho. Sendo que toda a tubulação já está com sua vida útil vencida e deveria ser substituída totalmente por uma nova, pois o consumidor pagou por isso.

A administração das companhias estaduais de água e esgoto é uma autêntica caixa preta.

Vocês conhecem alguma empresa que perda 40% e até 70% da sua produção e ainda dê lucro?

Só existe uma!

As companhias estaduais de água e esgoto estaduais.

A coisa é simples, todas as perdas são calculadas na tarifa do consumidor, portanto quando estiverem perdendo 80% da produção de água isso será cobrado via tarifa do consumidor.

Não existe compromisso com a qualidade dos serviços e dos produtos empregados.

Muitos dos produtos empregados nas redes de água e nas redes de esgoto não atendem às Normas da ABNT, e quando atendem, são Normas "fajutas" feitas para atender a interesses comerciais de grandes empresas que só visam lucro e com a chancela da ABNT! Muitos materiais utilizados no nosso saneamento não seriam homologados pelas Normas AWWA ou pelas Normas EN!

Até quando vamos ser cegos e miseráveis!

Vamos cobrar das autoridades (Ministério Público e Judiciário) medidas que revertam este quadro!

É DESTAQUE !!

BERTO SILVA PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO !!!

  Berto Silva é Pré-candidato a Deputado Estadual O Ex-prefeito de Laranjeiras do Sul, que já foi eleito 4 vezes Prefeito  e que já foi supl...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE