quinta-feira, março 24, 2022
DECRETO INSTITUI CALENDÁRIO DE FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS DE 2022
Rio Bonito do Iguaçu: RETROESCAVADEIRA ATENDE AS COMUNIDADES DE PINHALZINHO E LINHA ROSA!
Instituto Geraldo Mendes "Nossa missão é fazer o bem"
Instituto Geraldo Mendes "Nossa missão é fazer o bem"
Conheça o Instituto Geraldo Mendes , acesse no link a seguir https://www.facebook.com/InstitutoGeraldoMendes
VEÍCULOS PARTICULARES COM PROPAGANDA ELEITORAL ESTACIONADOS EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS, O ADVOGADO GILMAR CARDOSO FALA SOBRE O TEMA
VEÍCULOS PARTICULARES COM PROPAGANDA ELEITORAL ESTACIONADOS EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS, O ADVOGADO GILMAR CARDOSO FALA SOBRE O TEMA.
O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso têm recebido diversos pedidos sobre a legalidade ou não de veículos particulares com propaganda eleitoral afixadas estarem estacionados nos pátios de estacionamentos públicos, tais como prefeituras, secretarias de estado, autarquias e demais órgãos da administração pública.
Sobre o tema, inclusive, o Governo do Estado do Paraná, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE) editou uma cartilha intitulada – Orientações sobre as condutas vedadas aos agentes públicos estaduais - que tem por objetivo apresentar, de modo conciso e didático, as condutas vedadas aos gestores no período eleitoral próximo (2022).
Primeiro é preciso reiterar que a Lei dos Partidos Políticos (lei 9.504/97) prevê no seu artigo 37, §3º que nas dependências do Poder Legislativo (Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional), a veiculação de propaganda eleitoral fica a critério da Mesa Diretora; desde que enquadrada nas condições legais estabelecidas (veiculação no período permitido, nas áreas permitidas e dimensões específicas). Esta liberalidade gera a autonomia local para a edição de atos regulamentares próprios, frisa Gilmar Cardoso.
O advogado esclarece que segundo o calendário eleitoral do TSE o dia 16 de agosto é a data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive, na internet. Tendo início o uso permitido de carros de som, realização de comícios, caminhadas, passeatas e meios publicitários para a conquista de votos e outras formas de manifestação oficial, inclusive, uso de adesivos em veículos.
Sobre a propaganda em bens públicos e bens de uso comum, Gilmar Cardoso expõe que fica proibida a propaganda nestes espaços e nos quer dependerem de cessão ou permissão do poder público. Para fins eleitorais, são bens de uso comum todos os bens públicos de uso do povo e também aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como: estradas, praças, postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, banca de revista, ainda que de propriedade privada (Lei nº 9.504/97, art. 37, § 4º).
O advogado Gilmar Cardoso tem encaminhado nas consultas sobre o tema à respeito de carros adesivados nos seguintes termos:
- Servidor público proprietário de carro que está adesivado com candidato pode estacionar em vaga de veículo oficial? Não. A vaga de veículo oficial é considerada um bem público que não pode ser utilizado para beneficiar candidato, partido político ou coligação (art. 73, I, da Lei n.º 9.504/97).
- O servidor público pode fazer propaganda eleitoral com seu veículo particular? Sim. A Lei Eleitoral não veda servidor público de fazer campanha eleitoral. Porém, o servidor não poderá estacionar seu veículo com propaganda eleitoral em estacionamento público.
A Resolução nº 23.610 contém uma série de permissões e restrições sobre a propaganda eleitoral para as Eleições 2022, que devem ser observadas por candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações partidárias. A norma esclarece o que é autorizado e vedado à eleitora e ao eleitor no dia da votação, bem como fixa as condutas proibidas aos agentes públicos durante o processo eleitoral.
A Shammah Gás e Os pias do gás estão sorteando toda sexta-feira para seus clientes uma pizza grande!! Compre seu gás e concorra
A Shammah Gás e Os pias do gás estão sorteando toda sexta-feira para seus clientes uma pizza para grande!!
Compre seu gás e concorra!!!
RIO BONITO DO IGUAÇU: SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA DISTRIBUI MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS PARA PROTEÇÃO DE FONTES
A INDY AUTO PEÇAS e STIHL também são AGRO!
Com a temporada de verão chegando, o solo e as plantas pedem atenção dobrada.
Pensando nas mãos que trabalham com dedicação e orgulho por viver da terra, a STIHL inova com MÁQUINAS ELÉTRICAS, A BATERIA OU A GASOLINA, para trabalhos intensos e ocasionais leves, venha conhecer de perto nossos produtos, entre eles
A maior linha de ROÇADEIRAS do País com 1 ANO DE GARANTIA!
A Indy Auto Peças disponibiliza também de um variado estoque de tubos e conexões para irrigação, garantindo um melhor desempenho do solo.
Com o Preço à vista em 10x sem juros no cartão.
INDY PEÇAS - A única Concessionária da marca STIHL com ASSISTENCIA TÉCNICA para toda a região.
Televendas 3635-1150 / 3635-1438
Laranjeiras do Sul:Lava Car Beira Rio, há mais de 15 anos atendendo seu carro
O Lava Car Beira Rio está a mais de 15 anos no mercado atendendo o seu veículo
Conta com serviços:
- Leva e trás
- Lavagem completa
- Lavagem aparência
- Higienização completa
- Polimento
Rua Getúlio Vargas, 1019 em Laranjeiras do Sul, ou agende a sua lavagem pelo WhatsApp (42) 99122-8821.
PREFEITO SEZAR BOVINO FILIA-SE AO PSD PARTIDO DO GOVERNADOR RATINHO JUNIOR
PREFEITO SEZAR BOVINO FILIA-SE AO PSD PARTIDO DO GOVERNADOR RATINHO JUNIOR
Sob o olhar atento do Governador Ratinho Júnior, o Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino, que também é presidente da Associação Cantuquiriguaçu, assinou nesta noite de terça-feira(22), em Curitiba, ficha de filiação ao PSD. O Partido Social Democrático é um partido político brasileiro fundado e registrado oficialmente em 2011. A convite do Governador Ratinho Júnior, Sezar Bovino se filiou ao PSD e disse que esse alinhamento político é por demais importante para as aspirações de Rio Bonito do Iguaçu. E, considera que o partido sai fortalecido com as novas filiações aumentando sua representatividade nos quadros políticos do Estado.
Supermercado Conafri, os melhores produtos sempre com os menores preços!!!
O Supermercado Conafri
quarta-feira, março 23, 2022
Covid 19: Laranjeiras do Sul registrou 5 novos casos nas últimas 24 horas
PREFEITURA DE RIO BONITO DO IGUAÇU INSTALA AR CONDICIONADO NA CAPELA MORTUÁRIA
O governo federal anunciou que vai zerar os impostos
Policiais Militares do 16º BPM visitam migrantes ucranianos em Guarapuava – PR
PSD do Paraná: chapão da morte ou da glória?
Por Luiz Nardelli - CATVE
Para muitos, chapão nas eleições proporcionais é uma válvula que poderá eleger aqueles com menos potencial de votos, já que a expectativa na formação de um chapão é quanto maior o número de candidatos com potencial alto de votação, é mais fácil puxar candidatos com menor potencial eleitoral. Para outros, a formação do chapão serve somente para os de menor potencial de votos, serem escadas para eleger os de maiores potenciais.
O chapão
Para deputado estadual, o PSD do Paraná vem trabalhando na possibilidade de montar um chapão. Segundo as informações, a expectativa dos dirigentes do partido é eleger cerca de 15 a 20 deputados estaduais.
Deputados com mandatos
No momento, o PSD conta com quatro deputados na Assembleia Legislativa:
Marcio Nunes (PSD) - 59.192 votos
Cobra Repórter (PSD) - 46.983 votos
Mauro Moraes (PSD) - 39.576 votos
Franscisco Buhrer (PSD) - 38.873 votos
Possíveis migrações para o PSD
Alexandre Curi (PSB) - 147.565 votos
Tiago Amaral (PSB) - 79.455 votos
Romanelli (PSB) - 73.383 votos
Artagão Junior (PSB) - 57.385 votos
Jonas Guimarães (PSB) - 41.919 votos
Evandro Araujo (PSC) - 64.767 votos
Gilson de Souza (PSC) - 46.116 votos
Reichembach (PSC) - 35.751 votos
Mabel Canto (PSC) - 35.036 votos
Cantora Mara Lima (PSC) - 33.866 votos
Traiano (PSDB) - 43.601 votos
Gugu Bueno (PL) - 21.574 votos
Suplentes PSD:
Hussein Bakri (PSD) - 32.679 votos
Ademir Bier (PSD) - 26.015 votos
Alexandre Guimarães (PSD) - 25.300 votos
Ney Leprevost (PSD) - 92.399 votos - deputado federal que deve concorrer a deputado estadual.
A chapa
Para eleição deste ano, as chapas para eleição a deputado estadual devem ter no máximo 55 candidatos, ou seja, o número de cadeiras da Assembleia Legislativa, mais um.
Outros
Diante da tabela acima dos nomes que ora estão no partido e os que devem engrossar as fileiras, contamos 20 possíveis candidatos no PSD, que ora estão na suplência ou deputados titulares. Restam ainda os suplentes do PSD que não foram relacionados e do PSC que poderão figurar no partido. Ainda resta possíveis candidatos de outras siglas que poderão estar no PSD quando terminar as filiações em 1º de abril.
Votação para deputado estadual em 2018
Total de votos nominais 2018 - 4.852.937
Votos de legenda 2018 - 407.773
Total votos válidos para deputado estadual - 5.260.710
Quociente eleitoral dep. Estadual 2018 (legenda) - 97.420
Total dos votos nominais dos 20 candidatos acima mencionados que poderão estar no PSD e que se repetirem a votação das eleições 2018 farão -1.041.435. Então, o PSD coloca somente com os 20 candidatos acima, 10 deputados direto.
Total dos 20 candidatos - 1.041.435, dividido pelo quociente eleitoral de 2018 que é 97.420 dará a eleição para 10 candidatos direto.
Resta ainda mais 35 outros candidatos para serem incluídos na chapa que nestas eleições. Com a nova regulamentação, cada partido pode registrar no máximo 55 nomes na chapa da proporcional à Assembleia Legislativa do Paraná. Ressaltando ainda, que o partido que não fizer 20% dos votos da legenda partidária, não entra no (puxa) das sobras.
O chapão é bom ou ruim?
Como a matemática é uma ciência exata, e os números de votos acima relatados se repetirem neste pleito para deputado estadual para aqueles mencionados e com os demais 35 nomes que ainda falta para completar a chapa, que podem ser os suplentes do próprio PSD e PSC, com mais alguns nomes de outras siglas. O PSD do Paraná poderá entrar na História política como o partido que mais elegeu deputados à Assembleia Legislativa do Estado no novo sistema democrático eleitoral do Brasil com 33 partidos registrados no TSE. A dica está ai para aqueles que ainda estão pensando para que lado correr nas eleições deste ano.
Fonte: Central Sul News
Rapaz de 23 anos é preso acusado de ter matado o secretário de segurança de São José dos Pinhais
Um rapaz de 23 anos foi preso pela Polícia Civil de São Paulo nesta terça-feira, 22, suspeito de ter matado o secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Ricardo Kusch, no começo do mês de março. Outro elemento está sendo procurado pelos policiais. As informações são da Tribuna do Paraná.
Segundo informações, o jovem estaria escondido em um sítio em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Quando a polícia chegou ao local, ocorreu um confronto. O suspeito foi baleado e encaminhado a um hospital paulista, sem risco de morte. Após receber alta, o rapaz vai ser ouvido pela Polícia Civil. Outro homem segue sendo procurado pelas autoridades.
A Secretaria da Segurança do Estado de São Paulo (SSP), informou que o homem baleado vai ser indiciado pelos crimes de tentativa de homicídio contra os policiais, além de responder por porte ilegal de arma e resistência.
Fonte: Central Sul News
20 PEDIDOS DE DECRETAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA DERAM NA TRAVE DESSA VEZ, ALERTA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO
20 PEDIDOS DE DECRETAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA DERAM NA TRAVE DESSA VEZ, ALERTA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO
O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca que nesta 3ª feira, dia 22 de março, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), órgão colegiado integrado por 13 parlamentares ao qual compete a emissão de pareceres sobre a constitucionalidade e legalidade das matérias submetidas para análise do Plenário do Poder Legislativo estadual, pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19 no Estado do Paraná deliberou de forma contrária à aprovação de pedidos de reconhecimento de estado de calamidade pública por parte dos Municípios, representados por seus respectivos prefeitos.
Segundo Gilmar Cardoso os Projetos de Decreto Legislativo sob os números 1 e 2, de 2022, de iniciativa da Mesa Executiva da Assembleia pleiteavam a decretação do estado de calamidade pública, para os fins do que dispõe o art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) para 20 (vinte) municípios, depois de um intenso debate e considerações por parte dos deputados, receberam parecer aprovado por unanimidade contendo pedido de baixa em diligência às administrações municipais para que detalhem pontos da necessidade do pedido de prorrogação da situação emergencial.
Constavam dos projetos analisados e que não foram aprovados da forma com que vinha sendo deliberado pela Casa de Leis, com efeito até o dia 30 de junho de 2022 os pedidos de ocorrência do estado de calamidade pública para os Municípios de 1. Colombo; 2. Ibaiti; 3. Jardim Alegre; 4. Morretes; 5. Pinhalão; e 6. Rolândia; e com efeito até o dia 31 de dezembro de 2022, a ocorrência de estado de calamidade pública nos seguintes municípios: 1. Araruna; 2. Campo Mourão; 3. Farol; 4. Figueira; 5. Imbaú; 6. Maringá; 7. Marmeleiro; 8. Palmeira; 9. Prado Ferreira; 10. Quarto Centenário; 11. Santa Mariana; 12. Sarandi; e 13. Sertaneja.
O projeto de decreto legislativo nº 2 reconhecia a situação emergencial com efeito até o dia 30 de junho de 2022, com a ocorrência de estado de calamidade pública no município de Fazenda Rio Grande, com efeitos retroativos a partir de 1º de janeiro de 2022. Todos os pedidos serão encaminhados para as Prefeituras para que os prefeitos se manifestem efetivamente sobre a necessidade deste pleito.
O advogado Gilmar Cardoso esclarece que os principais argumentos para a não aprovação se deu por conta dos recentes projetos de lei que foram debatidos pela Assembleia Legislativa do Estado e aprovaram a flexibilização do uso de máscaras e a não obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para crianças em idade escolar, ambas, por conta de que os efeitos da pandemia estão sob controle e efeitos do avanço da imunização.
Gilmar Cardoso descreve que de acordo com o regimento interno da casa, as propostas são apresentadas pela Mesa Executiva através de Projetos de Decreto Legislativo, que é um ato normativo de competência exclusiva do poder legislativo com eficácia similar ao de uma lei; e que não precisam ser sancionados pelo governador do Estado. A promulgação e publicação se dá pelo Presidente e 1º Secretário da Assembleia Legislativa; esclarece o advogado e ex procurador jurídico da UVB e da UVEPAR.
ENTENDA OS EFEITOS
Gilmar Cardoso explica que o estado de calamidade pública é para fins de flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por isso necessita de aprovação pelo legislativo estadual, para o reconhecimento da situação em cada município. No caso da medida já vigorar desde 2020, é necessário que cada Prefeitura solicite a prorrogação.
No caso dos decretos oficiais paranaenses, o reconhecimento da ocorrência do Estado de Calamidade Pública, dá-se exclusivamente para os fins do que dispõe o art. 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, com efeitos até 31 de dezembro de 2020.
O advogado Gilmar Cardoso esclarece que a Lei Complementar federal 101, de 2000 é a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata sobre normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências que obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Por sua vez, o artigo 65 e seus Incisos I e II desta norma legal, onde os decretos estaduais enquadram os municípios que tiveram o Estado de Calamidade Pública reconhecido, determina que ficam suspensas as restrições decorrentes de eventual descumprimento aos limites de despesa com pessoal e de dívida consolidada. Da mesma forma, é dispensando o cumprimento de resultados fiscais e a limitação de empenho, afirma Cardoso. O estado de Calamidade Pública isenta os Municípios de cumprirem as disposições estabelecidas nos artigos 9º, 23, 31 e 70, respectivamente da lei de responsabilidade fiscal.
Gilmar Cardoso destacou ainda, que a Lei de Responsabilidade Fiscal prevê expressamente que na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo Congresso Nacional, no caso da União, ou pelas Assembleias Legislativas, na hipótese dos Estados e Municípios, enquanto perdurar a situação são suspensas a contagem dos prazos, os limites, condições e demais restrições, bem como sua verificação, para a contratação e aditamento de operações de crédito; concessão de garantias; contratação entre entes da Federação; e recebimento de transferências voluntárias, além do que são afastadas as condições e as vedações previstas nos artigos 14, 16 e 17 da Lei Complementar, desde que o incentivo ou benefício e a criação ou o aumento da despesa sejam destinados ao combate à calamidade pública.
DISPENSA DE LICITAÇÃO
Sobre os processos de compras públicas com dispensa de licitação, o advogado Gilmar Cardoso esclareceu que o Governo Federal editou a Medida Provisória 961/2020, do dia 6 de maio; que autoriza pagamentos antecipados nas licitações e nos contratos, adequa os limites de dispensa de licitação e amplia o uso do Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC durante o estado de calamidade pública. De acordo com Gilmar, esta é a norma oficial que flexibiliza as regras de licitações e contratos, para toda a administração pública, até 31 de dezembro deste ano, prazo do estado de calamidade pública relativo à pandemia do coronavírus. As regras mais flexíveis valem tanto para o governo federal, quanto para os estaduais e as prefeituras, explica Cardoso.
A MP também altera os limites orçamentários para as dispensas da realização de processos licitatórios. Os novos valores são de até R$ 100 mil na contratação de obras e serviços de engenharia (antes esse limite era de R$ 33 mil) e de até R$ 50 mil para compras e outros serviços (antes o limite era de R$ 17,6 mil).
Importante reforçar que o Decreto Legislativo da Assembleia do Estado, oferece as condições para os municípios cumprirem as metas fiscais em função dessa pandemia. Há a necessidade de fazer mudança orçamentária, disponibilizar mais recursos para as áreas que são mais importantes, como saúde e social, e a calamidade pública dá essa condição legal. Ainda que a calamidade seja exclusivamente para os fins fiscais, o reconhecimento credencia a habilitação às benesses legais federais, concluiu o advogado Gilmar Cardoso, membro do Centro de Letras e da Academia Mourãoense de Letras.
Calamidade – De acordo com o inciso IV do artigo 2º do Decreto federal nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, o estado de calamidade pública se caracteriza por “situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”. Ou seja, a ocorrência de situação fora do comum que exija respostas imediatas do poder público e que comprometem a previsão orçamentária.
Orientações – Para que um município tenha reconhecido o decreto de calamidade pública é preciso fazer a solicitação formal ao Poder Legislativo, com justificativa, e comprovar a publicação em Diário Oficial do decreto municipal. A Assembleia Legislativa do Paraná tem orientado prefeitos e suas equipes, que receberam um manual com informações sobre todos os procedimentos necessários.
GOVERNO DO PARANÁ INVESTE R$ 2 MILHÕES DE REAIS A FUNDO PERDIDO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA EM RIO BONITO DO IGUAÇU
Mattei Serviços de Terraplanagem em geral, escavação de lagos e açudes atende Laranjeiras do Sul e região
Mattei Terraplanagem e Escavação
Serviços de Terraplanagem em geral, escavação de lagos e açudes
Rua Dalmo Putini, nº 151, em Laranjeiras do Sul
Telefones para contato
Fernando JR (42) 9 9883-6061
Douglas Malaka (42) 9 9921-2129.
Confira a super promoção de aluguel de cama elástica em Laranjeiras do Sul e região
A Orange Play Kids está com a super promoção para você alugar uma cama elástica para o seu filho essa semana, a montagem é na sexta-feira, você usa ela sexta, sábado, domingo e a retirada da cama elástica da sua casa é somente na segunda-feira a tarde!!
Instituto Geraldo Mendes "Nossa missão é fazer o bem"
Instituto Geraldo Mendes "Nossa missão é fazer o bem"
Conheça o Instituto Geraldo Mendes , acesse no link a seguir https://www.facebook.com/InstitutoGeraldoMendes
A Shammah Gás e Os pias do gás estão sorteando toda sexta-feira para seus clientes uma pizza grande!! Compre seu gás e concorra
A Shammah Gás e Os pias do gás estão sorteando toda sexta-feira para seus clientes uma pizza para grande!!
Compre seu gás e concorra!!!
Empreendedorismo feminino: tecendo a trama de demandas conflitantes
Empreendedorismo feminino: tecendo a trama de demandas conflitantes
Women's entrepreneurship: weaving the web of conflicting demands
• LYDIA LUYZA GANDOLFI CARDOSO
Estamos face a face com a multiplicidade dos papéis femininos, e este artigo se propõe a discutir as demandas conflitantes vivenciadas por mulheres empreendedoras e as estratégias que elas utilizam para enfrentá-las. Mulheres, já nascemos corajosas!
Vivenciamos um momento histórico!
Com uma vasta multiplicidade dos papéis femininos, este artigo se propõe a discutir as demandas conflitantes vivenciadas por mulheres empreendedoras e as estratégias que elas utilizam para enfrentá-las.
A análise do discurso de entrevistas feitas com donas de negócios próprios revela a existência de três categorias de situações conflituosas: conflitos no espaço do trabalho; conflitos entre demandas familiares e profissionais; conflitos entre demandas do trabalho e pessoais.
Para fazer frente às demandas conflitantes, as empreendedoras recorrem principalmente às seguintes estratégias: auto-organização do tempo, estabelecimento de parcerias e cumplicidade, e uso de dispositivos de alívio de tensão.
À luz da literatura sobre empreendedorismo feminino, os dados indicam que as empreendedoras inovam no confronto dos impasses, introduzindo transformações nos contextos familiar, profissional e pessoal.
Devemos atribuir às mulheres uma aptidão para pensar e fazer diversas coisas simultaneamente e considerando-se a multiplicidade de papéis uma característica do universo feminino, faz-se necessário ganhar uma melhor compreensão acerca das formas utilizadas pelas mulheres para lidar com tal multiplicidade. Neste sentido, segundo Uchitelle (2002), as mulheres têm encontrado um meio termo entre trabalho e família.
As mudanças dos meios de produção e serviços deram ênfase para o surgimento do empreendedorismo em decorrência do avanço tecnológico e sua rapidez, no entanto a função do empreendedorismo envolve um processo de começar e instituir transformações no sistema organizacional e social, visto que as mulheres eram responsáveis por cuidar dos filhos e o marido, sendo ele quem trazia o sustento para casa.
Contudo essa visão da mulher não se limita nesse aspecto, mas se dá em decorrência do fato de buscarem satisfação pessoal por meio da capacidade de saberem administrar com eficiência a sua casa e a empresa.
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a mulher revela profissionalismo e identidade no meio empresarial, pois o Brasil aponta uma proporção de empreendedorismo feminino entre o total de empreendedores pesquisados de (49%), apresentando a quarta maior proporção, referente aos 54 países pesquisados (GEM, 2011).
A revista Exame apresenta os dados em que mostram que a taxa de empreendedorismo feminino é a maioria nas quatro regiões brasileiras, só não ultrapassando a região Nordeste já que a participação dos homens ainda é maior, mas dos novos empreendedores as mulheres já estão com 49%.
O empreendedorismo feminino se destaca devido ao seu crescimento, principalmente no estado de Minas Gerais. O presente trabalho tem como finalidade identificar o perfil das mulheres empreendedoras mineiras, analisando os desafios enfrentados por elas e o sucesso ao longo da trajetória do negócio.
Na atualidade, várias contingências cercam a inserção das mulheres no espaço público do trabalho e, em todo o mundo, cresce o interesse pela análise das características e consequências do trabalho feminino. Neste sentido, este artigo pretende provocar discussões e reflexões sobre uma forma específica de inserção das mulheres no mundo do trabalho constituída pelo empreendedorismo feminino.
O empreendedorismo se caracteriza por uma capacidade de identificar oportunidades e criar algo inovador sob condições de incerteza, assumindo os riscos aí envolvidos.
Persistência e visão de futuro envolvem o processo de empreender que tem como resultantes uma nova maneira de realizar um trabalho um novo produto, serviço ou atividade ou a criação de um novo empreendimento. Tal concepção, aqui adotada para analisar o empreendedorismo feminino no Brasil, deixa evidente que variados fatores psicológicos, tais como motivação, atitudes e comportamentos estão envolvidos na noção de empreendedorismo.
A análise do empreendedorismo feminino tem despertado a atenção de investigadores. Hoje, busca-se mapear as experiências de mulheres que, ao criarem e/ou assumirem a liderança de seus próprios negócios, inovam, transpondo o denominado "teto de vidro", entendido como uma barreira simbólica que dificulta a ascensão das mulheres aos níveis mais altos da administração empresarial.
No Brasil, as empreendedoras inovam também na cultura organizacional, ao se colocarem como um contraponto à exclusão das mulheres do processo sucessório de empresas familiares. A questão da criação e condução de firmas por mulheres brasileiras possui grande relevância social e econômica no âmbito das micro, pequenas e médias empresas, pois é neste contexto que se concentram os empreendedores brasileiros dos quais 46% são mulheres, somando a expressiva cifra de 6,4 milhões de empreendedoras (Global Entrepreneurship Monitor [GEM], 2003).
A atividade das empreendedoras brasileiras se insere no significativo potencial econômico do empreendedorismo feminino praticado na América Latina e no Caribe (Weeks & Seiler, 2001). Estas autoras verificam que as empreendedoras destas regiões compartilham muitas características com outras mulheres empreendedoras. Independentemente da nacionalidade, são semelhantes, por exemplo, os tipos de negócios mantidos, bem como as modalidades de desafios e as questões enfrentadas pelas empreendedoras para fazer seus negócios crescerem.
No entanto, são escassas as pesquisas mais aprofundadas sobre o empreendedorismo feminino no Brasil. Busca-se, então, com uma abordagem psicossocial da questão, contribuir para a construção do conhecimento nesta área. Neste sentido, o objetivo específico deste artigo é analisar os impasses vivenciados pelas empreendedoras brasileiras e as formas de ação que utilizam para lidar com as demandas profissionais, familiares e pessoais.
Muito além de produzir renda extra, as mulheres estão transformando o mundo. As mulheres estão conquistando cada vez mais o seu lugar, principalmente no empreendedorismo. Estão saindo da CLT e criando lugar de destaque no fantástico universo do empreendedorismo.
Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor, existem 30 milhões de mulheres brasileiras empreendedoras. Esse número equivale a quase metade do mercado empreendedor (48,7%). Desse modo, o empreendedorismo feminino está ganhando espaço e mais mulheres estão gerenciando o seu próprio negócio.
Cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e em 2018 as mulheres empreendedoras já eram 34% das donas de negócios. Esses são dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) realizada pelo IBGE. Além disso, cerca de 60% dos negócios virtuais da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, são administrados por mulheres.
Outros dados relevantes do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que o Brasil está em sétimo lugar no ranking de mulheres à frente de empreendimentos iniciais. E que hoje já existem 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil.
A presença de mulheres em cargos de liderança traz melhorias para a sociedade, economia e para as empresas. Além disso, as lições de empreendedorismo, principalmente o feminino, auxiliam no crescimento da economia e na criação de novos empregos e oportunidades para outras mulheres.
Gostaram deste estudo? Não deixe de nos acompanhar para mais artigos e estudos! É sempre uma honra, compartilhar conhecimento com vocês, afinal de contas, somos a essência do empreendedorismo feminino: tecendo a trama de demandas conflitantes!
• LYDIA LUYZA GANDOLFI CARDOSO, é acadêmica de Direito e CEO da Agência de marketing Estrela (@estrelagencia)
A INDY AUTO PEÇAS e STIHL também são AGRO!
Com a temporada de verão chegando, o solo e as plantas pedem atenção dobrada.
Pensando nas mãos que trabalham com dedicação e orgulho por viver da terra, a STIHL inova com MÁQUINAS ELÉTRICAS, A BATERIA OU A GASOLINA, para trabalhos intensos e ocasionais leves, venha conhecer de perto nossos produtos, entre eles
A maior linha de ROÇADEIRAS do País com 1 ANO DE GARANTIA!
A Indy Auto Peças disponibiliza também de um variado estoque de tubos e conexões para irrigação, garantindo um melhor desempenho do solo.
Com o Preço à vista em 10x sem juros no cartão.
INDY PEÇAS - A única Concessionária da marca STIHL com ASSISTENCIA TÉCNICA para toda a região.
Televendas 3635-1150 / 3635-1438
Laranjeiras do Sul:Lava Car Beira Rio, há mais de 15 anos atendendo seu carro
O Lava Car Beira Rio está a mais de 15 anos no mercado atendendo o seu veículo
Conta com serviços:
- Leva e trás
- Lavagem completa
- Lavagem aparência
- Higienização completa
- Polimento
Rua Getúlio Vargas, 1019 em Laranjeiras do Sul, ou agende a sua lavagem pelo WhatsApp (42) 99122-8821.


















.jpg)











