quinta-feira, junho 10, 2021

Tire todas as dúvidas e veja quem pode acessar o auxílio emergencial para empresas



O Governo do Estado regulamentou por meio do decreto 7.868/2021 o pagamento do auxílio emergencial para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas de todo o Paraná afetados pela pandemia de Covid-19. O texto com o regramento foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O programa vai destinar R$ 80 milhões para apoiar financeiramente 124 mil empresas ativas. O valor é 35% superior ao estimado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná (Fecoop).

O site que servirá de base para todo o projeto estará disponível para uso a partir desta quinta-feira (10).

Confira abaixo perguntas e respostas e veja quem pode acessar o benefício:

O QUE É O AUXÍLIO EMERGENCIAL DO ESTADO DO PARANÁ?

O auxílio emergencial é um benefício em dinheiro pago pelo Estado do Paraná a algumas microempresas e microempreendedores individuais paranaenses, na quantia de R$ 1.000,00 para as microempresas com inscrição estadual, divididos em 4 parcelas, e no valor de R$ 500,00 para microempresas sem inscrição estadual e microempreendedores individuais, divididos em 2 parcelas.
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TODAS AS MICROEMPRESAS E MICROEMPREENDEDORES FORAM SELECIONADOS?

Não. Para ter direito ao benefício, as empresas devem cumprir alguns requisitos, tais como:

No caso de microempresas que tenham CAD/ICMS, a inscrição deve estar ativa ou paralisada e a empresa deve ter emitido documentos fiscais ou ter entregado PGDAS-D entre R$ 0,01 (um centavo) e R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) no ano de 2020.
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No caso de microempresas que não tenham CAD/ICMS, a empresa deve ter emitido documentos fiscais ou ter entregado PGDAS-D entre R$ 0,01 (um centavo) e R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) no ano de 2020.

No caso de microempreendedores individuais, a empresa deve ter sido registrada até 31/03/2021.

Além disso, deve estar enquadrada em um dos códigos de atividades econômicas previstos no Decreto 7.868/2021.

CNAES de microempresas beneficiados:restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; serviços ambulantes de alimentação; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; casas de festas e eventos; atividades de sonorização e de iluminação; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, internacional; transporte escolar; transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal; transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional; organização de excursões em veículos rodoviários próprios, municipal; organização de excursões em veículos rodoviários próprios, intermunicipal, interestadual e internacional; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; e comércio varejista de calçados.

CNAES de MEIs beneficiados:restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; serviços ambulantes de alimentação; gestão de instalações de esportes; produção e promoção de eventos esportivos; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; casas de festas e eventos; produção teatral; produção musical; produção de espetáculos de dança; atividades de sonorização e de iluminação; aluguel de equipamentos recreativos e esportivos; agências de viagens; operadores turísticos; e filmagem de festas e eventos.

O QUE É CNAE?

CNAE é um acrônimo para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, uma classificação adotada pelos órgãos oficiais para registros administrativos de empresas brasileiras. Ao ser constituída, toda empresa deve informar o seu ramo de atividade, o qual será necessariamente convertido em uma CNAE correspondente.

A MINHA CNAE NÃO FOI SELECIONADA. SE A MINHA EMPRESA MUDAR A CNAE AGORA, PASSARÁ A TER DIREITO AO BENEFÍCIO?

Não. Os requisitos retroagem à data de 31/03/2021. Assim, CNAEs inseridos após essa data não serão considerados para fruir o benefício.

QUAIS FORAM OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS?

Os Grupos de CNAES abrangidos pelo benefício foram trazidos pelaLei 20.583 de 26 de maio de 2021. As CNAEs específicas foram regulamentadas pelo Decreto 7.868/2021, de 09 de junho de 2021. Em ambos os casos, foi observado o grau de impacto da pandemia na atividade, sendo priorizadas aquelas atividades mais impactadas.

COMO SABER SE TENHO DIREITO?

Para saber se tem direito ao benefício, o sócio da pessoa jurídica deve acessar o portal do benefício, no endereçowww.auxilioemergencial.pr.gov.br(que será disponibilizado para acesso livre na quinta-feira, dia 10 de junho), inserir seu CNPJ na tela inicial e clicar no botão “Consultar”. Se o CNPJ for um dos beneficiários, o portal redirecionará para a plataforma, onde deverá ser feito um cadastro com as informações solicitadas.

A MINHA EMPRESA TEM UMA CNAE LISTADA NO DECRETO, MAS O SISTEMA ESTÁ EXIBINDO UMA MENSAGEM DIZENDO QUE EU NÃO TENHO DIREITO.

De acordo com a legislação, a empresa deveria possuir o CNAE na data de 31 de março de 2021. Assim, se o CNAE foi alterado posteriormente ou anteriormente a essa data, a empresa não poderá usufruir do benefício.

A MICROEMPRESA TEM DIREITO A QUANTAS PARCELAS?

A Microempresa (ME) que cumprir os requisitos pode ter direito a 2 ou 4 parcelas. Se tiver inscrição estadual, serão pagas 4 (quatro) parcelas no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) cada. Se a ME não tiver inscrição estadual, terá direito a duas parcelas no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) cada.

O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL TEM DIREITO A QUANTAS PARCELAS?

O Microempreendedor Individual (MEI) que cumprir os requisitos terá direito a 2 (duas) parcelas no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) cada.

O AUXÍLIO É DESTINADO APENAS PARA PESSOAS JURÍDICAS?

Sim. O benefício do auxílio emergencial é destinado a microempresas e microempreendedores individuais afetados pela pandemia. Pessoas físicas não têm direito ao benefício.

VERIFIQUEI QUE TENHO DIREITO AO BENEFÍCIO, COMO REALIZAR O CADASTRO?

Na consulta do direito ao benefício, o sistema já redireciona automaticamente para a página do cadastro. Caso isso não tenha acontecido, o cadastro pode ser acessado pelo endereçowww.auxilioemergencial.pr.gov.br.

POSSO FAZER O CADASTRO PELO APLICATIVO?

Não. O aplicativo do benefício é destinado exclusivamente à consulta e ao resgate do benefício. Ele estará disponível nos próximos dias. O cadastro deve ser realizado no portal do benefício, no endereçowww.auxilioemergencial.pr.gov.br.

FIZ O CADASTRO, COMO PROCEDER PARA RECEBER O BENEFÍCIO?

Após realizado o cadastro, o sócio da pessoa jurídica deverá baixar o aplicativo “Auxílio Emergencial PR”, disponível para Android ou iOS. O link para os aplicativos também pode ser encontrado no endereçowww.auxilioemergencial.pr.gov.br. Até o dia 20 de cada mês, o benefício será disponibilizado no aplicativo. Após essa data, o beneficiário poderá solicitar o resgate integral para a conta bancária informada.
Segmento dos restaurantes está enquadrado. Foto: Ari Dias/AEN

O MEI PODE INFORMAR UMA CONTA BANCÁRIA DE PESSOA FÍSICA?

Sim. O MEI poderá informar uma conta bancária de pessoa física para receber o auxílio.

POSSO CADASTRAR A CONTA BANCÁRIA DE UM TERCEIRO PARA RECEBER O BENEFÍCIO?

Não. Somente serão feitos depósitos nas contas bancárias de propriedade dos beneficiários.

EXISTE UMA DATA LIMITE PARA REALIZAR O CADASTRO?

Sim. De acordo com o decreto, as empresas poderão efetuar o cadastro no prazo máximo de 60 dias, a contar de 10 de junho de 2021, ou seja, até 09 de agosto de 2021.

O QUE ACONTECE SE EU TENTAR FAZER O CADASTRO FORA DO PRAZO?

O sistema de cadastro será desativado após 10 de agosto de 2021. As pessoas jurídicas que não tiverem efetuado o cadastro até essa data perderão o direito a qualquer parcela do benefício.

FOI CREDITADA UMA PARCELA DO BENEFÍCIO NA MINHA CONTA, TENHO PRAZO PARA RESGATAR?

Sim. O prazo para resgate é de 12 meses, a contar da data do crédito na plataforma do benefício. Se o valor não for resgatado nesse período, o crédito será expirado e o resgate não será mais possível.

O BENEFÍCIO É CREDITADO APENAS SE EU TIVER EFETUADO O CADASTRO?

Não. O benefício será creditado na plataforma digital em relação a todos os beneficiários, independentemente de cadastro prévio. Porém, para resgatar o benefício é preciso se cadastrar, informar uma conta bancária e solicitar o resgate na plataforma ou no aplicativo.

FIZ O CADASTRO APÓS O LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA. TEREI DIREITO A ELA?

Sim. O lançamento do crédito é feito independentemente do cadastro. Assim, o cadastro dentro do prazo garante o acesso a todas as parcelas, inclusive as que foram creditadas anteriormente ao cadastro.

ESQUECI A MINHA SENHA, COMO RECUPERAR? (APLICATIVO)

Para recuperar a senha, basta entrar no portal do benefício, no endereçowww.auxilioemergencial.pr.gov.bre clicar na opção “Esqueci a senha”. Será enviado um link para o endereço de e-mail previamente cadastrado para cadastro de uma nova.

NÃO TENHO MAIS ACESSO AO E-MAIL CADASTRADO PARA RECUPERAR A SENHA, COMO PROCEDER?

Nesse caso, o usuário deverá encaminhar um e-mail para esqueciasenha@auxilioemergencial.pr.gov.br com cópia de um documento oficial (CNH, RG) e aguardar a comunicação sobre a nova senha.

ESTOU TENTANDO FAZER O CADASTRO, MAS O SISTEMA ESTÁ EXIBINDO UMA MENSAGEM QUE AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS ESTÃO INCORRETAS, O QUE FAZER?

No cadastro do CNPJ beneficiário, devem ser fornecidas as mesmas informações constantes na base de dados da Receita Federal. Tente realizar o cadastro novamente com essas informações.

NÃO ESTOU CONSEGUINDO REALIZAR O CADASTRO PORQUE NÃO SEI QUAIS INFORMAÇÕES ESTÃO PRESENTES NA BASE DA RECEITA FEDERAL, O QUE FAZER?

Caso as informações fornecidas estejam retornando uma mensagem de erro e você não saiba as informações corretas, você pode confirmá-las na área restrita do portal de atendimento da Receita Federal (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login), caso seja Microempresa, ou no Portal do MEI (https://www.gov.br/empresas-enegocios/pt-br/empreendedor), no caso de MEI.

ESTOU TENTANDO FAZER O CADASTRO, MAS O SISTEMA ESTÁ EXIBINDO UMA MENSAGEM DIZENDO QUE O CADASTRO JÁ EXISTE, O QUE FAZER?

Pode ser que o cadastro do CNPJ já tenha sido efetuado por outro sócio. Desse modo, procure identificar se outra pessoa já realizou o cadastro. Se ninguém efetuou o cadastro, o usuário deverá enviar um e-mail para cadastro@auxilioemergencial.pr.gov.br contendo um formulário de acesso à conta e cópia de um documento oficial (CNH, RG) e aguardar a comunicação sobre a resolução do problema.

QUEM PODE REALIZAR O CADASTRO EM NOME DA PESSOA JURÍDICA?

Qualquer dos sócios pode realizar o cadastro.

DEVO DECLARAR O VALOR RECEBIDO NA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA JURÍDICA?

As pessoas jurídicas enquadradas no Simples Nacional pagam o Imposto de Renda de forma conjunta por meio do PGDAS-D, que tem por base a Receita Bruta. O auxílio emergencial não é considerado Receita Bruta nos termos do § 1º do art. 3º da LC nº 123/2006. Portanto, não haverá incidência de Imposto de Renda.

SOU MEI, DEVO DECLARAR O VALOR RECEBIDO NA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA FÍSICA?

Não. O benefício é destinado à pessoa jurídica e, portanto, não é necessária a declaração na IRPF.

QUANTAS FORAM AS EMPRESAS SELECIONADAS?

No total, cerca de 125 mil empresas paranaenses foram selecionadas, com mais de R$ 80 milhões destinados para o benefício, com recursos do FECOP/PR.

O QUE É FECOP/PR?

FECOP/PR é a sigla que identifica o Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Estado do Paraná, instituído pela Lei 18.573, de 30 de setembro de 2015. O fundo é composto com recursos de várias fontes, listadas no art. 2º da mencionada lei. Os recursos destinam-se a políticas públicas que tenham como objetivo a redução da pobreza e da desigualdade social.

EM QUAL LEGISLAÇÃO É BASEADO O AUXÍLIO?

O benefício foi instituído pela Lei 20.583, de 26 de maio de 2021, e regulamentado pelo Decreto 7.868/2021, de 09 de junho de 2021.

Deputado Estadual Vilmar Reichembach (PSC) recebe comitiva de Rio Bonito do Iguaçu e se compromete em viabilizar recursos para o município



Uma comitiva de Rio Bonito do Iguaçu, tendo a frente a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, D. Olide Bovino, viajou até Francisco Beltrão na tarde nesta terça-feira (08) para encontro com o Deputado Estadual VILMAR REICHEMBACH. Também participaram do encontro o Secretário de Viação Fernando Moreira, o Vereador André Moreira e o Chefe do Setor de Transporte do município, Valdecir Gawlik, o Neninho. Durante a reunião, o Deputado recebeu reivindicação pela liberação de recursos que vão ser utilizados nas áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e Viação. Aconteceu sinalização muito positiva de parte do Deputado o que deixou a comitiva rio-bonitense muito animada com a possibilidade de liberação desses recursos.

Foto da esquerda para direita, Secretário Fernando Moreira, D.Olide Bovino, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social; Deputado Estadual, do PSC, Vilmar Reichembach; Vereador André Moreira e Valdecir Gawlik.

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Laranjeiras do Sul segue com a Campanha de Vacinação contra a Gripe


Galo preso após cantoria e perturbação do sossego, ganha liberdade, volta para o dono e agora vai morar em chácara



A história do galo que virou caso de polícia em Ivaiporã viralizou nas redes sociais. A cantoria da ave, que vivia numa casa na área urbana, incomodou os vizinhos, que chamaram a polícia. O galo acabou preso, ou melhor, apreendido, e levado para um local indicado pela Diretoria de Meio Ambiente de Ivaiporã.

O dono do galo, Elcio Antunes da Silva teria cinco dias para retirar o animal ou ele seria doado. Enquanto isso, na internet os memes e brincadeiras viralizaram.

Depois de passar três dias no xadrez, ou melhor, no galinheiro, o galinho, que ainda é um frango, diz Elcio, finalmente ganhou a liberdade na quarta-feira (9).

Vai cantar à vontade numa chácara para onde será levado pelo dono. A reportagem conversou com Elcio no momento em que ele retirava galo acompanhado por funcionários do Meio Ambiente.

A diretora de Meio Ambiente, Denise Kusminski, diz que agora o caso está encerrado. A torcida é para que o galo não incomode mais ninguém, afinal de contas, agora ele não é mais réu primário.

Fonte: CBN.

16º BPM realiza homenagem à oficial que se despede da unidade



Na tarde desta quarta-feira (09/06), o Comandante do 16° BPM, Major QOPM Cristiano M. Cubas de Lima, homenageou o 2⁰ Ten. QOPM Eduardo dos Santos, que deixa a Unidade para servir na Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Qualidade (DDTQ). 

Na ocasião, o Oficial foi homenageado perante os demais Oficiais da Unidade, tendo seu elogio lido pelo Subcomandante do 16º BPM, Major QOPM Jakson Aquiles Busnello. O 2⁰ Ten. QOPM Eduardo se apresentou no 16º BPM em 29 set. 20 e se destacou  diariamente no desempenho de suas  funções, como Chefe da 4ª Seção e como  Oficial CPU, sendo um exemplo em determinação e resultados alcançados. 

Ao final do ato, o Comandante do 16º BPM, Major QOPM Cubas agradeceu ao Oficial pelos serviços prestados à nossa Unidade e lhe desejou sorte e prosperidade no seguimento de sua carreira. 

Gilmar Cardoso avisa que o PIS/PASEP que seria pago em julho foi adiado para 2022. Saiba mais:



O advogado Gilmar Cardoso está alertando aos trabalhadores beneficiários com os abonos do PIS/PASEP 2021/2022 que o pagamento que começaria no mês de julho foi adiado para 2022.

Segundo Cardoso o saque do abono salarial (Pis/Pasep) 2020/2021, referente ao ano-base 2019, pode ser feito até 30 de junho de 2021 por todos aqueles que têm direito de receber o benefício. Caso o beneficiário não saque a quantia, o valor ficará disponível somente no próximo calendário, referente ao ano-base de 2020.

Gilmar Cardoso afirmou que de acordo com os dados oficiais os trabalhadores brasileiros têm R$ 24,5 bilhões a receber parados no banco. É um dinheiro de duas fontes diferentes: as cotas do PIS/Pasep e o abono salarial também do PIS/Pasep. Existe um prazo para cada uma dessas fontes. As cotas podem ser sacadas até maio de 2025, mas o prazo do abono termina no fim deste mês.

O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) com representantes dos trabalhadores, empresas e governo, numa reunião, decidiram adiar o pagamento do PIS/Pasep que seria efetuado em 2021, para o próximo ano. Portanto, o trabalhador que exerceu uma atividade pelos 30 dias em 2020 não poderá realizar o saque no mês que vem, reitera o advogado.

Gilmar Cardoso esclarece que o governo federal pretende programar o calendário 2020 e 2021 simultaneamente, ou seja, pagando os dois de uma vez só. Sendo assim, o pagamento do PIS/Pasep 2020 será realizado integralmente em 2022. Embora, o governo ainda não tenha divulgado o calendário, mas, deverá usar o mesmo sistema, ou seja, conforme a data de nascimento do trabalhador. Os valores serão pagos no primeiro semestre de 2022, disse.

O advogado esclarece ainda que a diferença entre os dois pagamentos é a seguinte: as cotas do PIS/Pasep podem ser sacadas por quem trabalhou em empresas e órgãos públicos entre 1971 até 1988. Se o cotista morreu, os herdeiros têm direito. Os recursos podem ser sacados na Caixa Econômica Federal. O abono salarial é pago para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público no ano anterior. Para ter direito, é preciso preencher alguns requisitos, como ter recebido em média até dois salários mínimos por mês, descreve.

O valor pago no abono é de até um salário mínimo (R$ 1.100, em 2021) e varia de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou. Quem trabalha no setor privado pode fazer o saque na Caixa. Servidor público retira no dinheiro no Banco do Brasil

Segundo o Ministério da Economia, os valores são arredondados para cima. Quem trabalhou por um mês, por exemplo, teria direito a R$ 91,67 de abono. Com o arredondamento, o trabalhador recebe R$ 92,00. 

Gilmar Cardoso destaca que com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

O trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral, explicou. O trabalhador que não fizer o saque nas datas estipuladas tem direito ao abono salarial pelo prazo de cinco anos. É possível consultar a disponibilidade e os valores do Pis/Pasep pela internet, tanto para aqueles que já receberam, quanto para os que ainda devem sacar o benefício.

PIS/PASEP 2022

Mesmo como adiamento do abono salarial, fique sabendo, que as regras continuarão as mesmas. Por isso, para ter acesso ao abono será necessário o trabalhador ter exercido uma atividade 30 dias de carteira assinada em 2020 e 2021.

Você só não pode esquecer que o valor que é pago no abono salarial é conforme o tempo trabalhado, ou seja, os valores podem variar, recorda.

Para quem trabalhou 30 dias irá receber um valor menor e quem trabalhou 12 meses no ano todo recebe um salário mínimo, ressalta.

BOX

Abono Salarial

É o benefício anual do trabalhador equivalente ao valor de, no máximo, um salário mínimo.

Até quando posso sacar o abono salarial? 

O abono salarial estará disponível para saque até o fim deste mês, 30 de junho.

Onde é feito o saque? 

Recebeu o crédito em poupança digital? O saque pode ser realizado nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui a partir da geração de token diretamente no app Caixa Tem. O token também pode ser gerado nas agências, com a apresentação de documento de identificação com foto.

 É correntista individual da Caixa?

 O abono é depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$ 1 e movimentação 

É servidor público?

 O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Servidores correntistas do banco recebem o dinheiro diretamente na conta. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone do BB: 0800 729 0001.

Próximo calendário

O calendário de pagamento do Pis/Pasep 2021/2022 para aquelas pessoas que trabalharam pelo menos um mês em 2020, que usualmente começaria a ser pago em julho deste ano, foi transferido para 2022.

O governo informou que o calendário com base nos anos de 2020 e 2021 devem ser programados para serem pagos simultaneamente a partir de janeiro de 2022.

Quem tem direito ao abono salarial

Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem simultaneamente às seguintes condições:

• Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; • Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício; •Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base em questão.

O valor do Abono Salarial

O Abono Salarial é proporcional aos meses trabalhados no ano base do benefício. O valor máximo é de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.100 neste ano. Quem trabalhou um mês, recebe R$ 92, aqueles que trabalharam dois meses ganham R$ 184 e assim sucessivamente.

Como sacar o benefício

O abono salarial do Pis é pago aos trabalhadores do setor privado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o pagamento do Pasep aos servidores públicos é feito pelo Banco do Brasil. 

Onde encontrar o número do Pis/Pasep

O número do PIS é o mesmo do NIS (Número de Identificação Social) e do NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Os números podem ser encontrados em alguns documentos:

• Carteira de trabalho • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) • Cartão Cidadão (PIS) • Agência da Caixa, com documento oficial com foto (PIS) • Agência do Banco do Brasil, com RG e CPF (Pasep)

Como sacar o PIS na Caixa

• Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas. • Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha. • Quem possuir conta individual na CAIXA pode ter o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.

Como sacar o Pasep no BB

Os pagamentos do abono salarial são realizados com crédito em conta corrente ou poupança do Banco do Brasil. Quem não recebeu o valor em sua conta, pode efetuar o saque em uma agência, com a apresentação de um documento oficial de identificação.

Como saber se tenho direito? 

Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta das seguintes maneiras: PIS (trabalhador de empresa privada): No Aplicativo Caixa Trabalhador Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Pasep (servidor público): Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos). -

Essa semana tem promoção do CENZÃO para você alugar cama elástica em Laranjeiras do Sul

   


A Orange Play Kids está com a super promoção do CENZÃO nesta semana, você aluga uma cama elástica essa semana, a montagem é na sexta-feira (11) usa ela no sábado (12), no domingo (13) e só é desmontada e retirada da sua casa na segunda-feira (14) a tarde!!

É a SUPER PROMOÇÃO DO CENZÃO DA ORANGE PLAY KIDS!!

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Promoção válida para Laranjeiras do Sul, demais localidades (interior de Laranjeiras do sul e outros municípios) consultar valor e disponibilidade.

quarta-feira, junho 09, 2021

13 anos do Blog Olho Aberto terá live festiva com Show de prêmios

 


O Blog Olho Aberto Paraná irá comemorar seus 13 anos no ar com uma LIVE FESTIVA e SHOW DE PRÊMIOS, serão mais de 40 prêmios sorteados aos internautas durante a live.
Como participar
Para participar é simples, basta você curtir e seguir nossa Fanpage oficial no facebook clicando no link a seguir https://www.facebook.com/plantaoolhoaberto
E compartilhar essa postagem marcando 3 amigos, quantas mais vezes você compartilhar mais chances você tem de ganhar !!!
E no dia 19 de junho, as 20 horas... estejam juntos conosco na LIVE FESTIVA DOS 13 ANOS DO BLOG OLHO ABERTO !!!

COVID-19:Nova Laranjeiras confirmou mais 7 casos positivos

 

Garanta o seu presente do Dia dos Namorados na Di La France em Laranjeiras do Sul

 


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Vai em uma box Kraft com trecho de música romântica e fita Di La France!


Um presente que além de romântico é D. E. L. I. C. I. O. S. O

Contém 12 Bombons de morango com brigadeiro de Ninho coberto de Chocolate

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Nossa caixa de Bombons diversos está recheada de delícias para você e seu amor apreciarem cada momento juntos! 💕

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Mais 33 laranjeirenses estão recuperados da COVID-19



Laranjeiras do Sul registrou 21 novos casos da Covid-19 de acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira, 09. Com isso, o município ultrapassou a marca de 3 mil casos confirmados da doença.

Os exames foram confirmados pelos seguintes laboratórios:
LACEN – Laboratório Central do Estado: 01
Laboratórios particulares: 06
Central de Testes Rápidos: 14
Os casos de ontem, 9 do sexo masculino (09, 13, 19, 22, 30, 31, 50, 51 e 73 anos de idade) e 12 do sexo feminino (17, 21, 22, 23, 26 (2), 36, 52 (3), 55 e 77 anos). Todos encontram-se em isolamento domiciliar.
Vinculo epidemiológico:
- Contato com caso positivo: 09
- Contato intradomiciliar: 07
- Sem vínculo Epidemiológico: 05
Dos 279 casos ativos, 260 pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e 19 encontram-se internados, sendo:
INSTITUTO SÃO JOSÉ: 17
UTI – Unidade de Terapia Intensiva: 04 pacientes, 1 com quadro clínico estável e 3 que inspiram cuidados.
ENFERMARIA: 13 pacientes, todos com quadro clínico estável.
EM OUTROS MUNICÍPIOS: 02
UTI – Unidade de Terapia Intensa: 1 paciente com quadro clínico que inspira cuidados.
ENFERMARIA: 1 paciente com quadro clínico estável.
Já dos 42 casos suspeitos, dois pacientes encontram-se internados no Instituto São José. Um na enfermaria e outro na UTI. Os dois com quadro clínico estável.
A boa notícia do boletim de hoje é que mais 33 laranjeirenses se recuperaram da doença.
Letalidade:
Brasil: 2,80%
Parana:2,42%
Laranjeiras do Sul: 1,89%

Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu amplia faixa etária a ser vacinada contra a COVID-19




A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11/06, estará vacinando contra o Covid-19 as pessoas com idades de 55 e 54 anos. E na próxima segunda e terça-feira, dias 14 e 15/06, as pessoas de 53 e 52 anos.

A vacinação vem sendo realizada em todas as Unidades de Saúde do interior, e na cidade, na Rodoviária Municipal (Drive Thru). As pessoas devem comparecer portando CPF, Cartão SUS, Carteira de Vacina e comprovante de endereço.

Lembrando que a vacinação para os outros grupos também continua:

- Trabalhadores da área da saúde com idade acima de 18 anos, conforme a lista de 14 profissões definidas na Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde. Estes deverão apresentar a carteira do conselho de classe como comprovação.

- Gestantes e puérperas com comorbidades (por agendamento);

- Pessoas com comorbidades, acima de 18 anos;

- Trabalhadores da Educação, acima de 40 anos;

- Trabalhadores da Assistência Social.

Laranjeiras do Sul:Dia 12 de junho tem feira de gado de corte virtual

 

Doe cobertores e mantas para a campanha do 16º BPM na arrecadação de cobertores e mantas para casas de apoio e hospitais

     

O Blog Olho Aberto está entrando na campanha do 16º BPM para arrecadar cobertores e mantas para casas de apoio e hospitais, a partir desta segunda-feira (31) estaremos angariando as doações, pedimos a cada que possa doar que ajude, aqueçam os corações e façam suas doações de cobertores e mantas.

Laranjeiras do Sul

As doações podem ser entregues na sede da 2ª Cia da PMPR em Laranjeiras do Sul, mas estaremos recebendo doações também no escritório do Olho Aberto.

Rio Bonito do Iguaçu

Em Rio Bonito do Iguaçu as doações podem ser entregues ao Alemão Galera, ou só entrar em contato que ele busca. WhatsApp (42) 9 9992-9936.

Cantagalo

Em Cantagalo as doações podem ser entregues para enfermeira Maria Vaz, ou só entrar em contato que ela busca. WhatsApp (51) 9 8198-0346.

Estado regulamenta auxílio emergencial a empresas; primeiro pagamento será efetuado até dia 30



O Governo do Estado regulamentou por meio do decreto 7.868/2021 o pagamento do auxílio emergencial para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas de todo o Paraná afetados pela pandemia de Covid-19. O texto com o regramento, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, será publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (09).

O programa vai destinar R$ 80,28 milhões para apoiar financeiramente 124.960 empresas ativas. O valor é 35% superior ao estimado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná (Fecoop).

Microempresas de segmentos específicos cadastradas no Simples Nacional e registradas até 31 de março de 2021 e com faturamento de até R$ 360 mil/ano receberão R$ 1.000 divididos em quatro parcelas de R$ 250. Já as microempresas, incluídas nestes setores, sem inscrição estadual e MEIs terão direito a R$ 500, em dois pagamentos mensais de também de R$ 250.

Há segmentos que são aplicáveis só a microempresas e outros que são aplicáveis somente a MEIs. Ao todo, 27 setores serão atendidos (lista no final).

“Buscamos apoiar aqueles setores que foram mais afetados pela pandemia e aqueles microempreendedores que mais necessitam de capital de giro. É um novo apoio criado pelo Governo do Estado para que a economia do Paraná, que já dá bons sinais de recuperação, volte a crescer dentro de uma normalidade”, explicou Ratinho Junior.

“Esse pacote é uma forma de amenizar o impacto das medidas restritivas para setores que são muito importantes para o Estado e que geram muitos empregos”, acrescentou o governador.

COMO TER ACESSO – Para ter acesso ao suporte financeiro, de acordo com a regulamentação editada pela Casa Civil, os empresários dos segmentos selecionados terão de se cadastrar pelo www.auxilioemergencial.pr.gov.br - ele ainda está fora do ar e será aberto para consulta nesta quinta-feira (10).

Entre os documentos exigidos estão Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do estabelecimento; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do sócio; Código de Endereçamento Postal (CEP) do estabelecimento do beneficiário, que deve ser o mesmo constante junto à Receita Federal do Brasil (RFB); e conta bancária de pessoa jurídica, se microempresa, ou conta bancária de pessoa física ou jurídica, no caso de microempreendedor individual.

De acordo com a lei, não será necessário apresentar a Certidão de Débitos Tributários e de Dívida Ativa Estadual.

Será necessário fornecer também uma senha alfanumérica após o recebimento da mensagem de confirmação no endereço de e-mail informado. Os beneficiários terão o prazo máximo de 60 dias, a partir de 10 de junho de 2021, para a realização do cadastro.

Também será disponibilizado um aplicativo, o "Auxílio Emergencial PR", destinado exclusivamente à consulta e ao resgate do benefício. Ele estará disponível nas lojas virtuais nos próximos dias.


PAGAMENTO – O pagamento das parcelas seguirá os moldes dos créditos oferecidos pelo programa Nota Paraná. Ou seja, os valores ficarão disponíveis na plataforma do auxílio para depois serem transferidas para as contas bancárias (conta corrente ou conta poupança) indicadas pelos titulares do cadastro – o custo da transferência bancária não será repassado ao beneficiário.

O crédito financeiro do auxílio emergencial será ofertado na plataforma digital, a todos os empresários enquadrados, até o dia 20 de cada mês. Saldo que entrará na conta bancária indicada até o dia 30 de cada mês, desde que solicitados até o dia 25 do mês corrente – solicitações de resgates feitas após essa data terão o valor disponibilizado até o dia 30 do mês seguinte.

Os beneficiários poderão transferir o auxílio no prazo máximo de 60 dias a partir da disponibilização da última parcela do crédito financeiro no portal. Após esse período, sem movimentação, o crédito será expirado.

VEJA QUEM TEM DIREITO

Microempresas

Requisitos: Faturar até R$ 360 mil/ano e possuir inscrição estadual junto à Receita-PR

Valor: R$ 1.000,00 em 4x de R$ 250,00

CNAES beneficiados: restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; serviços ambulantes de alimentação; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; casas de festas e eventos; atividades de sonorização e de iluminação; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual; transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, internacional; transporte escolar; transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal; transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional; organização de excursões em veículos rodoviários próprios, municipal; organização de excursões em veículos rodoviários próprios, intermunicipal, interestadual e internacional; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; e comércio varejista de calçados.

Microempreendedores Individuais (MEIs)

Requisitos: Natureza jurídica de MEI

Valor: R$ 500,00 em 2x de R$ 250,00

CNAES beneficiados: restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; serviços ambulantes de alimentação; gestão de instalações de esportes; produção e promoção de eventos esportivos; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; casas de festas e eventos; produção teatral; produção musical; produção de espetáculos de dança; atividades de sonorização e de iluminação; aluguel de equipamentos recreativos e esportivos; agências de viagens; operadores turísticos; e filmagem de festas e eventos.

COVID-19:Rio Bonito do Iguaçu tem 89 casos ativos


 

Prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória, destaca Gilmar Cardoso

O advogado Gilmar Cardoso destaca em webinar que a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social voltou a ser obrigatória desde a data de 1º de junho para os aposentados e pensionistas do INSS. A medida estava suspensa desde março de 2020.

Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito anualmente pelos beneficiários do INSS, todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão;   pois, através da comprovação do beneficiário é possível evitar fraudes e pagamentos indevidos, afirma. Segundo o advogado a retomada dos bloqueios seguirá as datas do calendário estabelecido pela Portaria 1.299.

Outra informação importante aos interessados é que aqueles que ainda não fizeram a comprovação por estar com receio de ir até uma agência bancária devido à pandemia, ou se possuem dificuldade de locomoção, é que a prova de vida pode ser feita sem sair de casa, avisa. A prova de vida presencial pode ser realizada em caixas eletrônicos ou em caixas físicos da agencia bancária.

Gilmar Cardoso alerta que o primeiro prazo de vida a vencer será daqueles que deixaram de realizar a renovação nos meses de março de abril de 2020. O prazo para estes será até o final do mês de junho. Já quem deixou de realizar a prova de vida em maio e junho de 2020 tem até o final de julho para renovar.

Os interessados poderão baixar o aplicativo – Meu INSS – ou ir ao caixa eletrônico do respectivo banco e acessar a conta e nesses casos, será emitido um aviso da data em que a pessoa terá que fazer a prova de vida, explica.

Os beneficiários com mais de 80 anos ou aqueles com idade a partir de 60, mas que tenha alguma dificuldade de locomoção, desde que comprovada por atestado médico, podem solicitar pelo telefone 135 do INSS uma visita em sua residência ou local informado para a realização da comprovação de vida ou outra alternativa será nomear um procurador no INSS.

Exclusivo: Simone Lopes e Márcio dos Alexandre contam e mostram como sofreram a emboscada a tiros em Laranjeiras do Sul



 

A equipe do Blog Olho Aberto Paraná esteve na tarde desta quarta-feira (09) na casa do ex-vereador de Laranjeiras do Sul, Marcio dos Alexandre e sua esposa Simone Lopes, relembrando o atentado que sofreram há quatro meses atrás, onde Simone foi alvejada 08 vezes e precisou ficar internada 13 dias na UTI em Guarapuava.

Márcio e Simone contaram passo a passo do que aconteceu no dia do tiroteio relembrando tudo o que aconteceu na noite de 09 de fevereiro de 2021.

Atentado

Márcio dos Alexandres e Simone Lopes foram vítimas de uma emboscada na noite de terça-feira (09) em frente a sua casa. O casal foi surpreendido por um atirador que disparou aproximadamente 20 vezes contra eles, Márcio conseguiu rolar pela grama e não foi atingido, já Simone foi alvejada 08 vezes, seis disparos atingiram as costas e um a barriga, sendo que Simone ficou com três projéteis alojados em seu corpo.

A Polícia Civil de Laranjeiras do Sul segue investigando o crime.

Leia abaixo matérias relacionadas


Exclusivo:Delegado fala da tentativa de homicídio de Simone Lopes em Laranjeiras do Sul

https://olhoabertopr.blogspot.com/2021/05/exclusivodelegado-fala-da-tentativa-de.html

Simone Lopes (esposa do ex- vereador Márcio dos Alexandre) recebe alta hospitalar e já está em casa junto da sua família

https://olhoabertopr.blogspot.com/2021/03/simone-lopes-esposa-do-ex-vereador.html

Simone Lopes, esposa do ex-vereador Márcio dos Alexandre, deixa a UTI após 13 dias internada

https://olhoabertopr.blogspot.com/2021/02/simone-lopes-esposa-do-ex-vereador.html

Familiares e amigos pedem corrente de oração para recuperação de Simone Lopes

Familiares e amigos pedem corrente de oração para recuperação de Simone Lopes (Esposa do Ex-vereador Marcio dos Alexandre)

Estado de saúde de Simone Lopes (Esposa do Ex-Vereador Marcio dos Alexandre) se agrava devido a infecção, ela está na UTI

https://olhoabertopr.blogspot.com/2021/02/estado-de-saude-de-simone-lopes-esposa.html

Mulher do ex-vereador Márcio dos Alexandres é baleada em frente a sua casa no bairro Monte Castelo em Laranjeiras do Sul.
https://olhoabertopr.blogspot.com/2021/02/mulher-do-ex-vereador-marcio-dos.html

UTI:Estado de saúde da esposa do ex-vereador Márcio dos Alexandre segue gravíssimo; mais 03 projéteis foram encontrados em seu corpo, totalizando 07 tiros
https://olhoabertopr.blogspot.com/2021/02/estado-de-saude-da-esposa-do-ex_11.html

Avenida Metalúrgica e Vidraçaria atende Laranjeiras do Sul e região


A Avenida Metalurgica e Vidraçaria atende Laranjeiras do Sul e região, oferecendo sempre o melhor em box, molduras, divisórias, portas, janelas, vidros comuns e temperados, colocação de vidros em geral, grades, portões eletrônicos, serviços metalúrgicos e, claro, com orçamento sem compromisso.

Avenida Metalurgica e Vidraçaria está localizada na Avenida Santos Dumont, 1100 no Bairro Água Verde em Laranjeiras do Sul. Os telefones para contato são: (42) 9 9805-4851 e (42) 9 9843-8586.

DEPUTADO EM AÇÃO:Em Tupãssi, Artagão fala de projeto da Agricultura e recebe novas demandas



Em reunião na Câmara de Vereadores de Tupãssi, na manhã desta quarta-feira (9), o deputado Artagão Júnior teve a oportunidade de falar do trabalho que vem realizando em prol do município junto ao Governo do Estado.

Participaram da reunião o prefeito Luiz Carlos Beletti, o vice Valdecir Acco, o presidente da Câmara, Maninho Português, e os vereadores Vanderlei Mariussi, Luiz Ribeiro, Lucas Chesca, Osmar da Silva e Carlos Rafaelli.

Entre os principais investimentos que estão sendo viabilizados para Tupãssi, estão cerca de R$ 1 milhão através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em especial, para obras de calçamento. Pelo projeto, o primeiro trecho é de 3,1 km, ligando as comunidades de Palmitolândia e São Luiz. A segunda etapa compreende 2 km, na comunidade de Água Azul.

“Estamos atentos aos trâmites do projeto e esperamos em breve termos a liberação dos recursos”, disse o deputado.

O prefeito agradeceu a visita. “Muito bom poder receber o deputado Artagão aqui no nosso município para podermos discutir nossos projetos”, disse Beletti.

O vice-prefeito também agradeceu. “É importante poder estar reunido com um representante a nível estadual. Desta forma, os projetos são tratados com mais propriede”, destacou Acco.

O deputado ainda recebeu outras solicitações, como a viabilização de um caminhão pipa e/ou veículo para a Educação. A demanda será definida internamente no município antes de o pedido ser formalizado ao deputado.

O vereador Osmar da Silva, o Osmarzinho, reforçou a parceria. “Tenho certeza que seremos atendidos em mais essas demandas apresentadas ao nosso deputado Artagão Júnior”, ressaltou.

Laranjeiras do Sul:Rei das Massas está com promoção para o dia dos Namorados, venha conferir!!!


Combo do Dia dos Namorados

1 empadão salgado em forma de coração + 1 empadão doce + 1 vinho ou suco integral de uva !!!

Pedidos até dia 09/06

Corre e deixe seu dia dos NAMORADOS ainda mais agradável

WhatsApp (42) 9 9861-4775.

Por problemas no sistema da Prova Paraná, alunos terão mais dois dias para responder questionários.



Por conta de problemas apresentados no sistema para a realização da prova Paraná, os alunos terão mais dois dias para responderem os questionários, de acordo com a Professora Luciana Paulista, Chefe do Núcleo Regional de Educação.
Quem fez presencial com o material o impresso não teve problemas, mas quem fez pelo sistema online poderá responder as questões de português e matemática até o dia 11 de junho.O
 problema relatado pelos alunos aconteceu devido à sobrecarga do sistema.

Sobre a prova

Instrumento de planejamento pedagógico para chegar com maior precisão aos conhecimentos que não foram desenvolvidos pelos estudantes e em qual etapa do processo de aprendizagem, a Prova Paraná foi criada há dois anos e teve três edições em 2019.

Além disso, existe a Prova Paraná Mais, avaliação externa de aplicação anual que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense (Saep).
Em 2020, foi aplicada apenas a primeira de três edições previstas, em fevereiro, e abrangeu todas as escolas estaduais, além de escolas de 398 municípios que aderiram ao programa, envolvendo mais de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.

As edições canceladas devido à pandemia previam mais disciplinas a serem diagnosticadas (Ciências Humanas e da Natureza), o que deve ocorrer quando a Prova Paraná for retomada, assim como a participação de escolas municipais, que não fazem parte da Atividade Paraná 2021.

Fonte: Núcleo Regional de Educação

Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu contrata fiscais que vão atuar para fazer cumprir as regras e atribuições fixadas nas normas de combate a COVID-19


Decreto 118/2021, assinado na manhã desta quarta-feira (09), pelo Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, designa servidores fiscais que vão atuar para fazer cumprir as regras e atribuições fixadas em Lei para evitar o aumento dos casos da Covid-19. Existe um esforço concentrado de toda administração 21/24, capitaneado pela Secretaria de Saúde, para fazer arrefecer a doença no município. Um dos grandes objetivos é fazer com as pessoas, nesta época de pandemia, se mantenham afastadas umas das outras. Porque a principal forma de contágio do vírus é o contato físico. Quando existe a observância do distanciamento social, os casos são reduzidos consideravelmente. Os fiscais vão exercer o poder de polícia em postura municipal com atuação no Âmbito de Rio Bonito do Iguaçu. Vão promover vistorias, inspeções, diligências, monitoramento das atividades em razão das normas, regras e demais atribuições fixadas na legislação municipal referentes a Pandemia da Covid-19. Os fiscais ainda poderão solicitar auxilio de outros servidores e, ainda da Polícia Militar, respeitando os limites legais e as normas constitucionais. Em vistorias já realizadas na manhã e tarde desta quarta-feira(09),(foto) os fiscais foram prontamente atendidos pela população, de forma respeitosa e até de admiração, porque pela vez primeira estão vendo os fiscais, devidamente identificados,  trabalhando no combate a Covid-19.

Laranjeiras do Sul:Nota de falecimento do Sr. José dos Santos Lima

É com tristeza que comunicamos o falecimento do Sr. José dos Santos Lima, 80 anos, ocorrido hoje pela manhã (09/06)

em nossa cidade. Esposo da D. Lourdes. Pai da Jocilene, Carlos Alberto e da Cíntia Regina, professora do CAIC. Avô do Leonardo, Valquiria, Thaynara, Nathan e Vitor. Bisô da Helena.

Seu velório será na Capela Mortuária de Laranjeiras do Sul e o horário do seu sepultamento será definido pelos familiares.

Aos amigos e familiares nossos sinceros sentimentos.

Secretaria de Industria e Comércio de Saudade do Iguaçu trabalhando na instalação de novas empresas, geração de empregos e renda no município


A Secretaria de Industria e Comércio de Saudade do Iguaçu segue trabalhando na instalação de novas empresas, geração de empregos e renda no município. Representantes da empresa Quest estiveram reunidos com o Prefeito Darlei Trento, vice-prefeito Luiz Giacomini e o Secretário de Industria e Comércio Geisson Padilha, tratando sobre a instalação da empresa no município.

A empresa que tem sede na região metropolitana de Curitiba deve em breve se instalar em Saudade do Iguaçu, gerando aproximadamente mais 40 empregos, porém em um futuro próximo esse número pode chegar a 100. Miguel, representante da Quest afirmou que a intenção da empresa é trabalhar em conjunto com o governo municipal para contratar, gerar empregos e ampliar suas instalações, multiplicando o número de funcionários, ele ainda agradeceu o prefeito Darlei e o secretário Geisson pelo atendimento e pelo empenho de ambos para o que o empreendimento seja um sucesso.

O prefeito Darlei Trento diz que já esteve visitando a sede da empresa e afirmou que vai continuar buscando empresas desse porte para gerar ainda mais empregos para os municípes. Darlei contou que as negociações começaram antes mesmo dele assumir a prefeitura, e que após se tornar prefeito, o projeto saiu do papel. A previsão para o início dos trabalhos é de até um ano, porém as pessoas já serão recrutadas desde já para passar por treinamentos em Curitiba.

Secretaria de Industria trabalhando na geração de empregos

O Secretário de Industria e Comércio, Geisson Padilha, frisou que em apenas cinco meses, 127 novos empregos foram gerados e mais 47 novas MEI's foram abertas. Geisson ainda contou que nesse período em que ele está a frente da pasta, já recebeu a visita de outras quatro empresas que têm a intenção de se instalarem em Saudade do Iguaçu. 

O secretário se comprometeu a continuar trabalhando firme e forte para gerar ainda mais empregos para a população e mais instalações de empresas no municío fazendo assim com que a cidade continue se desenvolvendo.

FPM credita quase R$ 250 milhoes nos cofres das prefeituras do Paraná nesta quinta-feira (10)

O advogado Gilmar Cardoso traz uma boa notícia para os gestores públicos paranaenses: nesta quinta-feira, dia 10, o Tesouro Nacional irá creditar R$ 246.619.235,11 direto nas contas das prefeituras dos 399 municípios do Estado.

O recurso é referente à primeira parcela do mês de junho do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, valor repassado pela União aos Estados, Distrito Federal e Municípios brasileiros. O dinheiro transferido é arrecadado a partir do Imposto de Renda (22,5%) e do Imposto sobre Produtos  Industrializados – IPI.

Gilmar Cardoso descreve que para os 5.570 municípios do país o repasse será equivalente à R$ 5.679.860.664,10. O advogado frisa que essa primeira das três parcelas mensais que são depositadas constitucionalmente todos os dias 10, 20 e 30 de cada mês, representa quase a metade do valor total e é calculada com base na arrecadação entre os dias 20 e 30 do mês anterior. 

Segundo o advogado do total de recursos, 10% são destinados às capitais, 86,4% para os outros municípios e 3,6% vão para um fundo de reserva que beneficia as cidades com população superior a 142.633 habitantes, excluídas as capitais, explica.

Gilmar Cardoso exemplifica que no Estado do Paraná os 199 municípios que se enquadram no coeficiente 0,6 irão receber cada um R$ 328.142,33; enquanto que os 49 do índice 0,6 terão creditados na conta R$ 437.523,11. As 39 prefeituras do percentual 1,0 receberão R$ 546.903,88 enquanto que 34 do índice 1,2 terão crédito de R$ 656.284,66. O advogado destaca que o FPM para cada uma das oito maiores cidades do Paraná em população será de R$ 2.678.681,31 para cada; e a capital Curitiba fica com a maior parcela do bolo no valor líquido de R$ 11.189.738,32.

O advogado afirma que de acordo com os dados oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o repasse está 123,66% maior que os R$ 2,5 bilhões transferidos aos cofres municipais no mesmo período de 2020. Deflacionado o valor ainda tem um resultado positivo de 109%, concluiu Gilmar Cardoso.

JRS alarmes e monitoramento atende Laranjeiras do Sul e toda a região da Cantuquiriguaçu

                       


JRS alarmes e monitoramento atende Laranjeiras do Sul e toda a região da Cantuquiriguaçu

- Alarmes

- CFTV

- Internet rural

- cerca elétrica

e muito mais

A JRS atende Rio Bonito do Iguaçu , Laranjeiras do sul e toda a região da Cantuquiriguaçu (21 municípios)

Peça seu orçamento sem compromisso

Whatsapp 42-99935-0949 Jr.Safraider

Cresol Cantagalo fez a doação de alimentos para a Assistência Social do município

No dia de ontem (08/06/2021), a Cresol Cantagalo fez a doação de alimentos para a Assistência Social do município, por meio da Secretária Claudia Konjunski .A cooperação é uma das bases da Cressol enquanto cooperativa, unindo forças busca contribuir com famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

A Assistência Social, fará a entrega das cestas para as pessoas que mais precisam nesse momento.

A Administracao Municipal agradece a cooperativa Cressol pela iniciativa e ressalta a grande valia para as famílias que serão beneficiadas.

DELIVERY:Zé Carçudo distribuidora de bebidas realiza a sua entrega sem cobrar nada

              


Laranjeiras do Sul:Zé Carçudo distribuidora de bebidas a maior variedade e os menores preços com serviço de DELIVERY (entregas a domicílio)

Variedade e preços imbatíveis


A Maior variedade e os melhores preços de Cervejas, Vodka, Whisky, carvão, essências para Narguille e muito mais, você encontra na Distribuidora do Carçudo.

Delivery sem taxa de entrega

Está atendendo em DELIVERY (entregas a domicílio), faça seu pedido nos WhatsApp 42- 99870-6933 ou no 42-99900-5490 e não cobra taxa de entrega no centro e bairros de Laranjeiras do Sul.

Guaraniaçu:Convocação aos aposentados por invalidez para realizarem comprovação da invalidez.



Convocamos todos os aposentados por invalidez a realizarem comprovação da invalidez até 30 de setembro de 2021. Deverá realizar exames com laudos médicos para o FUPREMGUAÇU agendar pericia com perito do município.

Telefone para contato (45) 3232-1164, lembrando que essas determinações estão expressas na Lei Municipal Nº225/2004 em seus artigos 30 e 66.

ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA:A Clínica implantes Cascavel atende em Cascavel, Rio Bonito do Iguaçu e Saudade do Iguaçu

                

A clínica implantes Cascavel tem por objetivo proporcionar a comodidade, segurança e confiança aos seus pacientes.

Com mais de 20 anos de experiência na área da prótese odontológica, O Dr Vicente Martins trás os melhores tratamentos vindo dos grandes centros para nossa região, deixando assim muito mais cômodo a sua ida ao dentista.

Venha fazer a sua avaliação sem custos

É ter seu melhor sorriso pra sempre!!!

Estamos localizados em:

Cascavel (45) 99835-5244

Rio bonito do Iguaçu (42) 99830-6379

Saudade do Iguaçu (46) 99937-0637

Rio Bonito do Iguaçu:Estrada rural do Centro Novo será pavimentada com pedras irregulares

Depois de processo licitatório, cuja empresa vencedora foi a DE PIERI CONSTRUÇÕES EIRELI, está começando a obra de calçamento de estrada rural na localidade de Centro Novo, com pedras irregulares. A área total de pavimentação será de 24.795,00 metros quadrados, conforme contrato firmado entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representado pela Caixa Econômica Federal e o município de Rio Bonito do Iguaçu, objetivando a execução de ações relativas ao setor Agropecuário Sustentável. A Empresa tem prazo de 10 meses para concluir a obra a partir da assinatura da ordem de serviço, pelo Prefeito Sezar Augusto Bovino (foto), ato realizado no dia 07 de junho, permitindo o início dos trabalhos de calçamento. O valor total da obra é de R$ 1.056.658.61(Hum Milhão Cinquenta e Seis Mil Seiscentos e Cinquenta e Oito Reais e Sessenta e Um centavos).