quarta-feira, junho 09, 2021

Prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória, destaca Gilmar Cardoso

O advogado Gilmar Cardoso destaca em webinar que a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social voltou a ser obrigatória desde a data de 1º de junho para os aposentados e pensionistas do INSS. A medida estava suspensa desde março de 2020.

Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito anualmente pelos beneficiários do INSS, todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão;   pois, através da comprovação do beneficiário é possível evitar fraudes e pagamentos indevidos, afirma. Segundo o advogado a retomada dos bloqueios seguirá as datas do calendário estabelecido pela Portaria 1.299.

Outra informação importante aos interessados é que aqueles que ainda não fizeram a comprovação por estar com receio de ir até uma agência bancária devido à pandemia, ou se possuem dificuldade de locomoção, é que a prova de vida pode ser feita sem sair de casa, avisa. A prova de vida presencial pode ser realizada em caixas eletrônicos ou em caixas físicos da agencia bancária.

Gilmar Cardoso alerta que o primeiro prazo de vida a vencer será daqueles que deixaram de realizar a renovação nos meses de março de abril de 2020. O prazo para estes será até o final do mês de junho. Já quem deixou de realizar a prova de vida em maio e junho de 2020 tem até o final de julho para renovar.

Os interessados poderão baixar o aplicativo – Meu INSS – ou ir ao caixa eletrônico do respectivo banco e acessar a conta e nesses casos, será emitido um aviso da data em que a pessoa terá que fazer a prova de vida, explica.

Os beneficiários com mais de 80 anos ou aqueles com idade a partir de 60, mas que tenha alguma dificuldade de locomoção, desde que comprovada por atestado médico, podem solicitar pelo telefone 135 do INSS uma visita em sua residência ou local informado para a realização da comprovação de vida ou outra alternativa será nomear um procurador no INSS.

Nenhum comentário: