
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD), manifestou-se na sexta-feira (21) sobre a briga envolvendo o deputado estadual Renato Freitas (PT) e um jovem no centro de Curitiba, na última quarta-feira (19).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Curi afirmou que a Assembleia irá agir com “rigor e celeridade”, aplicando o novo Código de Ética aprovado este ano.
Até o momento, já foram recebidas cinco representações formais contra o deputado, encaminhadas por outros parlamentares, vereadores e o Movimento Brasil Livre (MBL).
Curi informou que todas serão enviadas ao Conselho de Ética da casa já na segunda-feira (24) para análise imediata, sem tomar partido na discussão, mas enfatizando: “Os paranaenses terão uma resposta rápida, que não reflete a imagem do poder legislativo, através dessa presidência que defende respeito, responsabilidade e, acima de tudo, a paz”.
O novo Código de Ética da Assembleia, considerado inédito, garante segurança jurídica e autonomia ao Conselho na avaliação de casos de possível quebra de decoro parlamentar.
Curi reforçou ainda que toda a tramitação será transparente e amplamente divulgada pelas redes sociais e veículos oficiais da Assembleia.
Representações
As representações contra Renato Freitas foram feitas pelos deputados Tito Barichello (União) e Ricardo Arruda (PL), além dos vereadores Guilherme Kilter (Novo), Brunno Secco (PMB) e o MBL.
No desenrolar do caso, surgiram novos vídeos apresentados pelo advogado Jeffrey Chiquini, representante de Weslley de Souza Santos, jovem envolvido na briga, mostrando imagens de câmeras de segurança que indicam agressões e o início do desentendimento no local de trabalho do rapaz.
Curi encerra a manifestação garantindo “transparência total” no processo disciplinar e reforçando que o episódio “não condiz com a imagem que o Legislativo paranaense deseja transmitir”, defendendo valores como respeito, responsabilidade e paz.
Via Diario do Sudoeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário