Pular para o conteúdo principal

SEM DIREITOS POLÍTICOS NÃO PODE FILIAR-SE À PARTIDO, REITERA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO

 


SEM DIREITOS POLÍTICOS NÃO PODE FILIAR-SE À PARTIDO, REITERA O ADVOGADO GILMAR CARDOSO 

O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso reitera a afirmação e o entendimento pacificado de que o eleitor com os direitos políticos suspensos, além de poderem votar e nem ser votados, também não podem filiar-se à partidos políticos. 

Gilmar Cardoso explica que segundo os dados oficiais, a condenação criminal é a maior causa para suspensão dos direitos  políticos, seguida da incapacidade civil absoluta, instituto jurídico aplicado a pessoas consideradas absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil.

O advogado esclarece que a previsão impeditiva consta da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995) e no próprio Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965).

Apesar da Lei dos Partidos Políticos prever no seu artigo 3º que é assegurada, ao partido político, autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento; e ainda garantir que autonomia para definir o prazo de duração dos mandatos dos membros dos seus órgãos partidários permanentes ou provisórios.

Gilmar Cardoso adverte que no caso da FILIAÇÃO PARTIDÁRIA, não existe liberalidade ou autorização para interpretação diferente da prevista na norma legal.

Nesse caso, o capítulo que trata sobre o tema, através do artigo 16 é claro ao prever expressamente que “ só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos”.

A mesma lei ainda dispõe no seu artigo 22 que o cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se nos casos de morte e de perda dos direitos políticos.

Por sua vez, reitera o advogado Gilmar Cardoso, o Código Eleitoral de 1965, determina no seu artigo 5º que “Não podem alistar-se eleitores: III – os que estejam privados, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos”; e ainda que conforme o artigo 71 “ São causas de cancelamento da filiação partidária:II – a suspensão ou perda dos direitos políticos”.


Por fim, Gilmar Cardoso adverte que no Capítulo II, do Código Eleitoral, destinado à descrição dos CRIMES ELEITORAIS e respectivas PENAS, conforme o artigo 337 que “Participar, o estrangeiro ou brasileiro que não estiver no gozo dos seus direitos políticos, de atividades partidárias, inclusive comícios e atos de propaganda em recintos fechados ou abertos:

Pena – detenção até seis meses e pagamento de 90 a 120 dias-multa”; e no Parágrafo único. Na mesma pena incorrerá o responsável pelas emissoras de rádio ou televisão que autorizar transmissões de que participem os mencionados neste artigo, bem como o diretor de jornal que lhes divulgar os pronunciamentos.

Fica a dica!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook