quarta-feira, agosto 02, 2023

Projeto Piloto no Brasil: Fórum no Parana usa cães para ajudar crianças vitimas de violência, iniciativa inédita no Brasil

Fórum 'contrata' cães como assistentes judiciários para ajudar crianças e adolescentes a revelarem agressões; entenda

Iniciativa, inédita no Brasil, é realizada em Londrina. Cães são treinados para ajudar menores vítimas de violência.

Cães são assistentes judiciários no Fórum de Londrina

O Fórum de Londrina, no norte do Paraná, ganhou três novos funcionários de quatro patas: Bello, Snow e Teela. O reforço é para auxiliar no suporte terapêutico de crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de violência.

O projeto é idealizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (Ibetaa). Conforme o TJ, os animais são os primeiros a prestarem este tipo de assistência judiciária do Brasil.

Segundo a psicóloga judiciária Aline Pedrosa Fioravante, a troca mútua entre o animal e a criança permite um contato de acolhimento e liberdade.

O objetivo é facilitar o depoimento de vítimas emocionalmente abaladas nos tribunais, por meio do carinho proporcionado pelos cães.

"É um acolhimento muito puro, de uma troca que só pode existir entre um cão treinado para isso e uma menina que se abre para essa possibilidade."



Cães auxiliam crianças em assistência judiciária — Foto: Divulgação/ TJPR

Funcionamento


A terapia assistida com o animal ocorre em uma sala com a vítima e a psicóloga do fórum. De acordo com a instituição, cerca de 30 crianças passaram pela consulta até hoje.

Os animais passam por treinamento para poderem executar o trabalho.

Snow está com 7 anos, é da raça Samoeida e é o mais experiente dos cães que estão atuando no fórum, segundo o adestrador Carlos Pires. A dálmata Teela tem 2 anos e o caçula é Bello, de 7 meses.



Cães auxiliam crianças em assistência judiciária — Foto: Reprodução/RPC

“Não é qualquer cão que pode atuar dessa forma. O animal passa por testes de comportamento para saber se tem o perfil. Depois, outros testes para saber se ele vai dar conta. Não é só porque o cachorro é bonzinho que ele vai virar um cão de assistência judiciária”, salienta Carlos Pires.

Para definir um plano de treinamento específico, os especialistas monitoram o comportamento do animal. O trabalho do adestrador envolve, por exemplo, acostumar o animal com o fórum, para que entendam o que tem que fazer e não se distraiam facilmente.

A juíza da 1° Vara da Infância de Londrina, Camila Gutzlaff Cardoso, falou que a assistência contribui para a criança relatar a história vivida de forma espontânea.

"Teve uma criança acolhida que tinha passado por diversas situações de vulnerabilidade e ela conseguiu relatar toda a vida para o cachorro. Contou a história dela, o que ela passou. Justamente para formar um vínculo com ele", disse.


Cães auxiliam crianças em assistência judiciária — Foto: Reprodução/ RPC

Nos Estados Unidos, cães treinados são usados para atender crianças em situação de vulnerabilidade de 2004.


Fonte: G1 https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2023/08/01/forum-contrata-caes-como-assistentes-judiciarios-para-ajudar-criancas-e-adolescentes-a-revelarem-agressoes-entenda.ghtml

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE