quinta-feira, fevereiro 18, 2021

COVID-19:Cantagalo registra primeiro caso de reinfecção na região


A variante do COVID-19 chegou na região da Cantuquiriguaçu, no centro-oeste do Paraná, mais precisamente, na cidade de Cantagalo.

Uma paciente de 50 anos que já havia contraído o vírus em novembro de 2020 e se curado, no mês de fevereiro de 2021 foi novamente diagnosticada com COVID-19. No momento, a paciente encontra-se internada no Hospital São José em Laranjeiras do Sul.

5ª Regional de Saúde

A 5ª regional de saúde não divulgou o caso da variante para a imprensa e a população, tentando tratar o fato somente como mais um caso de COVID-19 na região, sendo que é o primeiro caso de reinfecção, algo que deve sim ser avisado a toda a população para aumentar ainda mais os cuidados e prevenção ao vírus.

População relaxou

A equipe do Olho Aberto Paraná esteve nesta quinta-feira (18) no município de Cantagalo e flagrou diversas pessoas descumprindo as medidas de prevenção e combate ao COVID-19. Várias pessoas sem máscaras, além de comércios que não disponibilizam o álcool em gel e também não cobram o uso de máscara no estabelecimento. Vale ressaltar o alto número de casos confirmado nos últimos dias em Cantagalo, há poucos dias o município tinha apenas 07 casos ativos, e no boletim desta quinta-feira (18) foram registrados 33 casos ativos.

Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:

Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
Fique em casa se você se sentir indisposto.
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.
Máscaras
Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.

Nenhum comentário: