terça-feira, março 03, 2020

Rio Bonito do Iguaçu:Governo Municipal vai promover ação integrada entre secretarias para Dia “D” de combate à Dengue


A data para a mobilização local será no próximo dia 14 de Março

Representantes das Secretarias de Saúde (Setor Epidemiologia), Educação, Assistência Social, Agricultura e Administração de Rio Bonito do Iguaçu se reuniram na tarde desta segunda-feira, 2, no gabinete do Prefeito Municipal para tratar sobre o Dia “D” de Combate à Dengue.

Durante o encontro foi confirmado a data de 14 de Março como o Dia “D”, onde com apoio das máquinas da Viação e da Agricultura, será recolhido lixo, entulhos e todos tipos de recipientes (plásticos, pneus, garrafas) que podem acumular água e serem criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypt.

A ação será concentrada no quando urbano do município e na comunidade de Campo do Bugre. Uma dezena de funcionários de cada secretaria irá participar da colega em casas e lotes, além de orientar a população sobre os cuidados e como eliminar os focos de criadouro do mosquito.
Atualmente de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná é o terceiro estado no Brasil com maior número de casos de dengue.

Epidemia

Tendência é que casos aumentem consideravelmente nos próximos dias. Historicamente, o número de doentes cresce a partir de março. O mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde com dados sobre a dengue aponta que o número de casos prováveis da doença — aqueles que são notificados à pasta pelos Estados — cresceram 19% nas cinco primeiras semanas do ano em comparação com o mesmo período de 2019.

Foram notificados 94.149 casos prováveis até a quinta semana do ano (mais precisamente de 29/12/2019 a 01/02/2020), ante 79.131 no mesmo período no ano passado.

Neste início de 2020, há a confirmação de que pelo menos 14 pessoas morreram por dengue no país. A comparação de óbitos com 2019 ainda é incerta, já que os números ainda podem mudar bastante conforme chegam os resultados de análises laboratoriais e à medida que os Estados e municípios enviam seus informes ao ministério. Os dados do boletim atual, por exemplo, ainda não computam os casos e as mortes registrados a nível local em fevereiro.

Mas o ministério já trabalha com um cenário de aumento de casos de dengue para este ano, e alguns municípios e Estados pelo país decretaram alerta para uma epidemia de dengue — que é definida quando há uma taxa de 300 casos confirmados de doença para cada 100 mil habitantes.

Hoje, o país tem em média uma incidência de 44,8 casos prováveis para cada 100 mil habitantes, valor que também é maior do que o registrado no boletim de mesmo período do ano passado (26,3 casos por 100 mil; a comparação entre boletins de diferentes anos deve ser feita com cautela, já que há muitas alterações e atualizações de números depois que eles são publicados).

A situação varia drasticamente dentro do país, e três Estados já dispararam com mais de 200 casos por 100 mil habitantes: Acre (taxa de 281,65/100 mil); Mato Grosso do Sul (249,98/100 mil) e Paraná (220,75/100 mil).

Toda a população riobonitense está convocada a engajar nessa luta contra a doença nas suas casas para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypt.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE