sexta-feira, outubro 25, 2019

Laranjeiras do Sul:Encontro vai orientar produtores sobre novas normas do leite

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento), realiza no dia 30 de outubro, Encontro Técnico dos Produtores de Leite de Laranjeiras do Sul. O evento acontece das 9h30 às 12h30, no cine Teatro Iguassu. O objetivo é fornecer orientações aos produtores, entidades representativas e profissionais relacionados ao leite sobre as normas previstas nas Instruções Normativas (INs) 76 e 77, em vigor desde o dia 30 de maio. A iniciativa conta com apoio dos Laticínios que coletam leite no município. 

As INs promoveram mudanças em práticas de todo o setor produtivo. A Instrução Normativa 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose. 

De acordo com o Secretário de Agricultura de Laranjeiras do Sul, Celso de Azevedo, o principal objetivo do evento é promover um esclarecimento, principalmente aos produtores e indústrias, do papel de cada um na melhoria da qualidade do leite. A expectativa é reunir em torno de 400 produtores. As inscrições poderão ser feitas junto com as empresas que recolhem o leite. Além do esclarecimento sobre as Instruções Normativas, duas palestras serão ministradas por profissionais da Adapar e Seab, com os seguintes temas: Qualidade do Leite e Restrições na captação do leite.  

Após as palestras, no recinto de leilões da Sociedade Rural, será servido almoço aos participantes.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul