segunda-feira, setembro 30, 2019

Uberlândia é referência em políticas públicas voltadas à população idosa


Dia do Idoso é comemorado nesta terça-feira (1º). Prefeitura falou ao G1 sobre os projetos desenvolvidos para as pessoas acima de 60 anos. UFU também tem iniciativa.

Apesar de registrar problemas sociais como toda cidade grande brasileira, não é comum ver nas ruas de Uberlândia idosos em situação de desamparo. A explicação está na execução de uma série de projetos do poder público nas áreas de esporte, cultura, entretenimento e saúde para quem já passou dos 60 anos.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado nesta terça-feira (1º). E em Uberlândia, a "melhor idade" pode ser aproveitada com uma série de ações realizadas pela Prefeitura e também pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A Casa Dia, o Lar do Idoso e os quatro Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) são alguns exemplos de acolhimento pelo poder municipal. No esporte, a Olimpíada do Idoso já está na 9ª edição.

O "Trem do Idoso" é outro projeto realizado pelo Município com o objetivo de identificar e cadastrar a população com mais de 60 anos para a formulação de planos de cuidado específicos e individualizados.

Segundo secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, a cidade pode ser considerada referência nacional no cuidado à população idosa.

“Nossos projetos envolvem o acolhimento a 11 mil idosos. São várias ações em diversos segmentos, que variam da saúde ao lazer para que possam viver esta etapa da vida com ocupações positivas.

A secretária reconhece que o poder público precisa, cada vez mais, estar atento a esta demanda crescente, pois a população está envelhecendo. “A tendência é de que o número de idosos aumente e, por isso, precisamos ter políticas focadas para esta faixa etária que precisa tanto de suporte”, explicou.

Ela destacou, também, que o Município prioriza aqueles idosos carentes ou que não podem ser cuidados pela família por questão financeira ou até mesmo de disponibilidade. “Sabemos que, naturalmente, as pessoas com melhores condições econômicas têm mais opções e estrutura.”

Mesmo assim, Iracema Marques esclarece que não só os projetos sociais que devem fazer parte da atuação diante desta população específica.

“Precisamos adequar a cidade em relação à mobilidade e segurança, pensando nestas pessoas. Por isso, trabalhamos em harmonia com o Ministério Público para garantir estes direitos”.

Ela diz, ainda, que a violência contra o idoso não escolhe classes sociais e os registros são frequentes na cidade. “Atendemos 1 mil idosos por mês que se queixam de maus-tratos, infelizmente. Geralmente são vítimas da própria família, que aproveita da vulnerabilidade física e até financeira deles”, explicou.

Cidade Amiga do Idoso

A Prefeitura de Uberlândia lançou em 2018 o programa “Cidade Amiga do Idoso” para a criação de um diagnóstico da população idosa.

O objetivo da iniciativa é ampliar as políticas públicas voltadas para a população da terceira idade do município, por meio de uma nova perspectiva para o envelhecimento, "com ações que serão desenvolvidas, em fases, para proporcionar uma vida mais ativa, saudável e sustentável ao cidadão".


Alfabetização e informática básica são algumas das atividades oferecidas pela Prefeitura à população idosa nos Ceais de Uberlândia — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação


G1 https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/09/29/uberlandia-e-referencia-em-politicas-publicas-voltadas-a-populacao-idosa.ghtml

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul