sexta-feira, junho 28, 2019

Laranjeiras do Sul:Prefeitura doa terreno ao Estado para construção da Casa de Custódia

Esforço de gestão. Assim pode ser resumido o trabalho feito pela Prefeitura e Câmara de Vereadores, que aprovou em regime de urgência, o projeto de lei que visa a doação de imóvel ao Governo do Estado, destinado à construção da Casa de Custódia em Laranjeiras do Sul. Na quinta-feira, 27, em duas sessões extraordinárias, a matéria foi aprovada por unanimidade dos vereadores. A Lei nº 027/2019, foi entregue ao prefeito pelos vereadores que fazem parte da mesa diretora da Câmara. Na segunda-feira, 1º, Berto Silva vai entregar toda a documentação, inclusive a escritura, ao Governo do Estado, que enviará para a Brasília, e no dia 8 de julho, o convênio definitivamente vai ser assinado. O investimento para construção da obra é de R$ 17 milhões. 

O imóvel que a prefeitura está doando, tem uma área total de 43.878,80m², sem benfeitorias, localizada no Loteamento Prefeito Amandio Ziguer Babinski, no Bairro Presidente Vargas. A validade da doação fica condicionada ao início das obras no prazo de dois anos, a partir de efetivação da doação. Não atendida esta condição, a doação perderá seu efeito e o imóvel retornará ao patrimônio público do município. 

De acordo com o prefeito Berto Silva, a unidade prisional é um regime diferenciado e também estão previstas a construção de pavilhões industriais que possibilita aos apenados a execução de trabalhos de diversas naturezas, com a possível diminuição de sua pena em razão do tempo de trabalho. Ao mesmo tempo vai desafogar a 2ª Subdivisão da Polícia Civil, que está localizada no centro e conta com mais de 180 detentos, quando a capacidade máxima é estimada em apenas 40 presos. “Já a atual Delegacia servirá para serviços administrativos e de inteligência, com detenção provisória”, afirmou o prefeito.     

A obra também impactará profundamente no desenvolvimento daquela área de expansão urbana, trazendo serviços de infraestrutura que beneficiará toda a região, tais como rede de esgoto, reforço da rede de energia, instalação de fibra ótica, pavimentação asfáltica, rede de drenagem, construção de edificações comerciais e de serviços, residências e, contrariamente ao que se pensa, constituirá num oferecimento de maior segurança a toda população, transformando nossa cidade num polo de segurança pública, incentivando criação de mais uma Vara específica de Justiça, ampliação das atividades do DEPEN (Departamento Penitenciário do Estado) e incremento das ações relacionados ao serviços da justiça comum. 

“Também se pretende obter a geração de quase duas centenas de empregos diretos de funcionários estaduais e federais, cujos salários impulsionarão o comércio local, pois haverá a necessidade de construção de casas, locação, compras, serviços de profissionais liberais, sem mencionar os serviços indiretos na confecção de mais de duas mil refeições diárias”, disse o prefeito. 

Estão previstas, nessa primeira etapa a construção de apenas 6 (seis) unidades em todo o estado do Paraná e Laranjeiras do Sul foi uma das escolhidas. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul